Londrina vai contratar 280 professores

Há vagas para os cargos de professor de Educação Básica e de Educação Física; as inscrições devem ser feitas até o dia 1º de abril e a contratação é por prazo determinado

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, publicou o edital de abertura das inscrições para o teste seletivo destinado à contratação, por prazo determinado, de profissionais nos cargos de professor de Educação Básica e professor de Educação Física.

Foram abertas 280 vagas, sendo 267 vagas para professor de Educação Física – das quais 227 para ampla concorrência, 27 para afro-brasileiros, e 13 para pessoas com deficiência – e 13 para professor de Educação Básica, das quais 11 para ampla concorrência, 1 para afro-brasileiro, e 1 para pessoa com deficiência.

As inscrições podem ser feitas até às 17h de 1º de abril, observado o horário oficial de Brasília, somente via internet, mediante acesso ao Portal do Candidato. A taxa de inscrição, para ambos os cargos, é de R$ 83. Para mais informações sobre o teste seletivo e acesso ao edital nº 038/2024, que contém todos os detalhes, clique aqui.

A carga horária e a remuneração, para as duas funções disponíveis, é de 30 horas semanais e R$ 5.493,46. O teste seletivo disciplinado tem validade de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

A contratação dos profissionais visa atender necessidade temporária e de excepcional interesse público no município de Londrina, especialmente no suprimento imediato de docentes em sala de aula em virtude de licença para tratamento de saúde, licença maternidade, readaptação, prisão e convocação para serviço eleitoral ou militar.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, informou que é comum receber questionamentos que relacionam teste seletivo com concurso. “Explico que, nos concursos, a contratação é para a reposição de vagas, já nos testes seletivos, a contratação é para suprir ausências. É natural que para uma secretaria que concentra cerca de 5.000 pessoas trabalhando, existam ausências, licenças maternidade e outras, por isso precisamos manter concurso e teste seletivo vigentes ao mesmo tempo, para que a população seja atendida com a qualidade e prontidão que necessita”, observou.

Segundo a secretária, o formato dos testes seletivos que vêm sendo executados pelo município, com a aplicação de provas objetivas, observa o entendimento dos tribunais. “Antes da publicação dos editais, são estudadas todas as circunstâncias que a lei impõe. Assim, esperamos que o teste seletivo seja frutífero, não só para contratação na quantidade suficiente, mas também com a qualidade dos profissionais selecionados”, apontou Bellusci.

O Teste Seletivo consistirá na avaliação de conhecimentos específicos, por meio da aplicação de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, e na avaliação de títulos profissionais e acadêmicos, relativos à experiência profissional e ao grau de conhecimento no respectivo cargo, de caráter unicamente classificatório.

A prova objetiva (que abrange os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos), está prevista para ocorrer no dia 21 de abril, nos locais indicados no Comprovante de Inscrição dos candidatos. Os portões de acesso serão abertos às 13h20 e fechados, impreterivelmente, às 13h50. A duração da prova objetiva será de 3 horas.

O protocolo dos títulos profissionais e acadêmicos, relativos à experiência profissional e ao grau de conhecimento no respectivo cargo, deverá ser feito mediante upload dos documentos comprobatórios no Portal do Candidato, neste site, unicamente no período de 11 de abril até 17h do dia 18 de abril.

Encerradas as fases de prova objetiva de prova e de títulos profissionais e acadêmicos, e também após a convalidação das reservas de vagas (afro-brasileiros e pessoa com deficiência), a comissão organizadora tornará público o edital de classificação final com a relação das notas obtidas em todas as provas. A publicação do edital de homologação do resultado final do teste seletivo está prevista para 23 de maio. (Dayane Albuquerque/N.Com)

Foto: Emerson Dias/N.Com

Advertisement
Advertisement