O ritmo da máquina é diferente?

Leitores cobram divulgação do plano de metas do ano passado e uma posição oficial sobre concorrência milionária que trocou “Prefeitura de Maringá” por “Prefeitura de Ponta Grossa”

Leitor cobra a divulgação do Plano de Metas 2023. Em janeiro, ainda não havia previsão para a realização da reunião; os dados referentes a 2022 foram divulgados em fevereiro de 2023, mostrou cumprimento de 88% dos objetivos (457 ações).

O Plano de Metas 2023 deveria ser apresentado até o final do primeiro semestre do ano, mas não se ouve mais falar. O ritmo da prefeitura não é o cidadão, nem da cidadania, observa um leitor, que, infelizmente, não é vereador nem integra o Observatório Social e não pode fiscalizar o Executivo como se deve.

Veja o caso da licitação para contratação de duas agências de publicidade, no valor de até R$ 12 milhões. Em cinco anexos do edital os documentos oficiais do certamente citam “Prefeitura de Ponta Grossa” ao invés de “Prefeitura de Maringá”. No caso da minuta do contrato, o erro aparece duas vezes durante o texto. A Secretaria de Comunicação informou que haveria uma correção da Selog, e não que não seria necessário o cancelamento da concorrência, possivelmente mudança de datas.

Até hoje, passados 10 dias de o assunto tornar-se público – e isso porque os erros, cinco no total, passaram por várias secretarias e pessoas – o edital está lá, intocado, com os erros grosseiros ainda à mostra. Ainda mais quando se fala, há meses, que as agências com mais possibilidade de ganhar, digamos assim, seriam uma de Curitiba e outra de Ponta Grossa, as mesmas que venceram a licitação que serviu de “inspiração” para a concorrência marcada para maio. O edital foi publicado dia 26 de março e os erros divulgados aqui no dia 1º de abril.