Estoque sem reposição

Sem prazo para início dos trabalhos da empresa que fez PPP da iluminação pública, insumos não estão sendo repostos ou atualizados; Seinfra diz que informação não procede

Em função da PPP da iluminação, o departamento de elétrica da Prefeitura de Maringá teria sido desmontado e o estoque de insumos não está sendo reposto ou atualizado, ou seja, estaria faltando tudo: de disjuntores e reatores a lâmpadas e acessórios.

A denúncia vem acompanhada da informação de que servidores do setor estão acionando colegas de prefeituras da região em busca de cessão ou empréstimos de materiais para dar conta da demanda.

Como ainda não há prazo especificado para início da operação da empresa que venceu a PPP (Enel é uma as que integram o consórcio), o departamento foi informado que neste período não se fará licitação ou compra emergencial de insumos, e com isso a precarização da iluminação pública deve se agravar sem a devida manutenção, ou seja, a simples troca de uma lâmpada queimada. Muitos vereadores já estão na bronca com solicitações que não são atendidas.

Não procede – A secretária de Iinfraestrutura, Maria Lígia Guedes, disse que as informações não procede. O responsável pelo setor, Edziderio Bernardo, também disse que não é correta em especial a informação de que a Seinfra estaria recorrendo a prefeituras da região para empréstimo de material elétrico.

Ele cita em especial o acesso a reatadores, cuja produção está sendo descontinuada, mas apesar disso o atendimento tem sido diário. O engenheiro eletricista e fiscal de contrato disse ainda que o estoque está normal, mas há demora na entrega dos reatores de lâmpada de sódio, que estão saindo de produção e são produzidos por encomenda. “Isso nunca ocorreu e nunca vai ocorrer”, disse, a respeito de empréstimo de material junto a outras prefeituras.

Foto: Arquivo/PMM