Mentiras ditas na casa de leis

Vereadora maringaense processada por enriquecimento ilícito replica fake news durante sessão do Legislativo, no que seria falta de decoro parlamentar

A vereadora Cris Lauer (Novo) voltou a espalhar fake news da tribuna da Câmara de Maringá, durante sessão ordinária. Ela pode incorrer em falta de decoro. Lauer é a única dos 15 vereadores maringaenses que responde a processo por improbidade administrativa, denunciada pelo Ministério Público Estadual por enriquecimento ilícito, processo que tramita há 663 dias na 1ª Vara da Fazenda Pública.

De acordo com O Diário do Paraná, ela voltou a “disseminar informações falsas e descontextualizadas, contribuindo para o aumento da desinformação e do ódio. Entre as alegações feitas pela vereadora, destaca-se a afirmação de que a polícia e o Exército estariam proibindo barcos de pessoas não habilitadas para resgate. No entanto, conforme esclarecido pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, não há qualquer fiscalização desse tipo durante as operações de salvamento das vítimas da enchente no estado.

Outra declaração feita pela vereadora foi sobre caminhões sendo obrigados a retornar carregados de comida por falta de nota fiscal. No entanto, o secretário-chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Artur Lemos, desmentiu essa informação, afirmando que as doações estão sendo isentas de impostos e não há cobrança de taxas sobre elas. As duas fake news foram amplamente desmentidas pelas autoridades, mas ela não se retratou e manteve as mentiras ditas. Cris Lauer ainda fez ataque pessoal à primeira-dama do país. Leia mais.

Foto: Reprodução