Diferença entre as palavras
Vir e vier, duas que causam uma certa confusão
Ouvi, num importante jornal local, duas palavras que causam uma certa confusão: vir e vier. Por exemplo, quando você vier a Curitiba é a forma correta, e não quando vir. Uma dica para não ter erro, é só lembrar que, no futuro do subjuntivo o radical do verbo ver passa a ser vir, e o radical do verbo vir torna-se vier.Outra diferença é entre Planetas e Galáxias: Galáxia é é um aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos (planetas, nebulosas, meteoritos etc), unidos por uma força gravitacional e girando em torno de um centro de massa comum. Existem 4 tipos de galáxias: Elípticas, Lenticulares, Espirais e Irregulares.
Planeta é um corpo celeste que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela, com massa suficiente para se tornar esférico pela sua própria gravidade. A Terra, como sabemos, é um Planeta. Sendo assim, caro Paulo Caetano, considerando que internet interplanetária ainda não é confiável, o correto é dizer que o alcance da emissora é para 8 bilhões de pessoas, que é a população calculada de encarnados no Planeta Terra (e mais ou menos 16 bilhões de Espíritos aguardando a vez para reencarnarem).
Mas, sem sombra de dúvidas, a cidade Goiatuba, que fica em Goiás, divisa como o Mato Grosso, pode acessar e ouvir tão bem como população de União da Vitória, que é quase SC, mas fica no Paraná. Agradecimentos à internet, que é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro, nossa fonte de pesquisas.
PS: Goiatuba-GO, não tinha dúvidas, mas poderia haver uma no MT, e eu duvidava. Mas se você ‘vir’ (não ver) no mapa acerta.
Foto: Pixabay