A verdade sobre a educação de Maringá

Campanha quer inocular uma imagem de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que não se verifica na realidade

A educação é, sem dúvidas, uma das pautas mais importantes da administração pública. Garantir uma educação de qualidade é um ativo que todo político quer, para um discurso afinado entre investimentos e resultados. É de se esperar que um candidato que ficou 8 anos no poder Executivo como vice e professor tente usar ao máximo esse discurso. Mas estão subestimando a capacidade de leitura da população de Maringá.

A campanha do candidato à prefeitura de Maringá, Edson Scabora (PSD), quer inocular uma imagem de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que não se verifica na realidade. Talvez, o fato de ser professor, cause constrangimento em apresentar os números como os que estão postos, tentando maquiar o que de fato aconteceu com a educação em Maringá. Mas vamos mostrar com números:

O primeiro tópico que vale a pena destacar é que a administração Ulisses/Scabora entregou um Ideb 10% menor do que o prometido na campanha de 2016. No plano de governo da coligação “Inovação e Transparência”, na página 2, é possível ver a proposta de Ideb nota 8 para a educação de Maringá – o que não ocorreu.

Traçando um rápido retrospecto das notas do Iderb, verificamos que na história de Maringá só houve recuo da nota duas vezes: ambas, na administração Ulisses/Scabora. No primeiro ano da administração, em 2017, regrediu-se a nota de 7,1 para 7. Depois – reconhecemos o impacto da pandemia -, em 2021, a nota caiu de 7,2 para 6,5 – índice similar ao de 2013.

Fatos e números a parte, a campanha de Edson Scabora se vale de duas afirmações que não são verdadeiras. A primeira é de que Maringá tem o maior Ideb do Estado. Falso. A nota 7,2 de Maringá a coloca em 13º colocado, empatada com outros treze municípios. Há pelo menos 49 municípios com notas superiores a de Maringá.

Em um malabarismo, eles dizem que é a maior entre os grandes municípios de Maringá. Ter a maior nota, entre cinco grandes cidades, não credencia a administração, entretanto, a dizer que tem o maior Ideb do Paraná, como anda fazendo. É, inclusive, muito perturbador ver a campanha de um professor fazer isso. Nossos parabéns aos 8,9 de Sertanópolis do Iguaçu.

Outra mentira, que anda circulando pelas redes, é de que a nota do último Ideb foi recorde. Trago, aqui, a definição de recorde: “desempenho excepcional comprovado que supera os anteriores”. A nota alcançada dessa vez é igual a de 2019. Não havendo superação dos números, portanto, dizer que houve um recorde é, no mínimo, uma imprecisão – para dizer o mínimo – que está sendo amplamente divulgada de forma dolosa.

Para finalizar – em um balanço total – essa história de Ideb. Apesar de ter aumento significativamente o orçamento da educação, todo dinheiro investido na área, no decorrer de oito anos, gerou um aumento de apenas 0,1 (um décimo) na nota da educação de Maringá. Eu, observador externo, encaro que houve, portanto, um recuo na educação. Investiu-se muito mais, para alavancar muito pouco.

Podem criar a narrativa que quiserem. Mas, para quem analisa os números de forma objetiva, não há cenário positivo em vista. A pergunta que fica é: por que Edson Scabora insiste em vender uma narrativa dessa. O professor consegue explicar os números acima ou isso geraria algum tipo de constrangimento, ou ruído? Esperamos o melhor para a educação de Maringá. E esperamos um pouco mais de honestidade no discurso. Está ficando feio. Bora conversar direito sobre educação?

Foto; Katerina Holmes/Pexels