Em janeiro de 2021…

Atual presidente do Ipplam, quando vice no IAB, falou sobre carta aberta aos maringaenses, na qual o instituto se manifestava contrário ao centro de eventos Oscar Niemeyer, hoje em execução

Há 1.552 dias o Núcleo Regional do Instituto dos Arquitetos do Brasil divulgava uma carta aberta aos maringaense, manifestando-se contrário à retomada do chamado projeto Ágora, de Oscar Niemeyer, porque não era a proposta originalmente elaborada, “anacrônica”.

A então vice-presidente do IAB, Tânia Verri, comentou em entrevista os motivos que levaram a entidade a ser contrária ao projeto, que vem sendo executado desde a administração anterior, com recursos viabilizados em parte pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), irmão do atual prefeito, Silvio Barros II (PP). Atual presidente do Ipplam (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) nesta gestão municipal, a professora falou da “ação descolada da cidade” e “anacrônica” do que foi anunciado como retomada do projeto de Oscar Niemeyer, fato que não corresponde aos fatos. Antes de assumir o Ipplam Verri era presidente do Núcleo Regional do IAB.

Na carta aberta o IAB Maringá detalha todo o projeto, inicialmente contratado na gestão Said Ferreira, e o que está sendo hoje construído. Além de ter solicitado amplo debate na gestão anterior sobre o assunto (o que não aconteceu), o documento destacou como o anteprojeto de Niemeyer para o teatro (centro de eventos/cultural) teria sua implantação e seus usos alterados; e que não seria desenvolvido nem acompanhado, falecido em 2012.

“Esses pontos nos levam ao entendimento de que o projeto não será de autoria de Oscar Niemeyer. É outra coisa, outro projeto, outra proposta de ocupação daquele espaço público destinado a um uso público, mas não um projeto de Oscar Niemeyer. Assim, o Núcleo Maringá do IAB/PR é contrário à proposta de “resgate” do Projeto Ágora”, diz trecho da carta, que pode ser conferida, na íntegra, aqui.

Foto: Reprodução/CBN