MP em Movimento

MPPR e Prefeitura de Maringá firmam acordo para ações conjuntas e compartilhamento de informações estratégicas

O Ministério Público do Paraná e a Prefeitura de Maringá firmaram hoje um termo de cooperação técnica para estabelecer ações conjuntas e promover o compartilhamento de informações e tecnologias nas áreas de saúde, educação, fazenda e segurança pública. O objetivo do acordo é fortalecer a tomada de decisões e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. A assinatura do documento marcou o início da segunda etapa do projeto MP em Movimento, uma iniciativa que transfere temporariamente a Procuradoria-Geral de Justiça para o interior do estado, com foco no diálogo com autoridades locais e na busca por soluções para os principais desafios da região.

“Novos tempos exigem novas soluções. Vivemos um momento de transformação, com novas formas de pensar e agir. Um tempo em que as instituições se comunicam e atuam de forma integrada. Não somos servos da lei — somos servidores da população. Números em planilhas não nos interessam, se não se traduzem em benefícios reais para a sociedade, para a criança em situação de risco, para a pessoa com deficiência ou para as vítimas de violência. Precisamos agir agora, de forma consensual, em busca de soluções concretas e justas para todos”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.


Panorama – A agenda do MP em Movimento em Maringá teve início com uma reunião na sede da Prefeitura, conduzida pelo prefeito Silvio Barros. No encontro, realizado antes da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica, os secretários municipais apresentaram aos integrantes do MPPR um panorama das principais demandas, desafios e projetos em andamento em suas áreas de atuação.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça expôs alguns pontos da atuação do MP nas áreas apresentadas, compartilhando a visão da instituição sobre os temas e apontando possibilidades de resolução.
 

Presenças – Além do procurador-geral de Justiça e do prefeito, participaram da reunião a vice-prefeita, Sandra Jacóvos; a primeira-dama, Bernardete Barros; o procurador-geral do município, Douglas Galvão Vilardo; o superintendente da Secretaria Municipal de Governo, Jean Marques; e os secretários municipais da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, da Educação, Fernando Brambilla; da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira; da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Luiz Cláudio da Silva Alves; de Obras Públicas, Arthur Tunes; de Juventude e Cidadania, Sandra de Cássia Franchin; de Logística e Compras, Luis Guilherme Vanin Turchiari; de Compliance e Controle, José Luiz Bovo; de Governo, Marcelo Américo Vieira Pessoa; da Criança e do Adolescente, Carmem Abilene Soriano Inocente; e de Assistência Social, Idosos e Políticas sobre Drogas, Leandro Henrique de Oliveira Bravin, além do comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Viana, e do diretor do Instituto Ambiental, José Roberto Francisco Béhrend.

Pelo MPPR, estiveram presentes o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o promotor de Justiça Cláudio Franco Felix, adjunto da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; o coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves; e os promotores de Justiça Alessandra Sandri Klock do Passo, Alexandre Misael Souza, Antonio Euris Boton Junior, Arisangela Vargas da Silva, Carla Cristina Castner Martins Serra, Cristiane Rossi, Daniel Caram Farah, José Lafaieti Barbosa Tourinho, Julio Cesar da Silva, Marcelo Alessandro da Silva Gobbato, Michele Nader, Nivaldo Bazoti, Rafael Januario Rocha, Raphael Fleury Rocha, Ricardo Malek Fredegoto, Sandro Alex Hannickel e Valéria Seyr.


Programação – Nos próximos dois dias, Maringá será a sede administrativa do MPPR, e a Procuradoria-Geral de Justiça participará de encontros com promotores de Justiça, prefeitos, secretários, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Entre os temas priorizados nas discussões estão educação, saúde e assistência social, áreas definidas como centrais a partir de conversas realizadas com promotores da comarca e autoridades locais.

Maringá é a segunda cidade a receber o MP em Movimento. A primeira etapa do projeto aconteceu em Londrina, em abril. O projeto seguirá por outras regiões do estado, consolidando a proposta de uma atuação mais próxima, responsiva e colaborativa do Ministério Público do Paraná. (Assessoria)