Serviço de sinalização foi para a Seinfra

Prefeitura diz que medida garante mais agilidade na realização do serviço em ruas e avenidas; Semob também perderá agentes de trânsito para a Segurança
Os serviços de sinalização de ruas e avenidas, que antes estavam na Secretaria de Mobilidade Urbana, foram transferidos para a Secretaria de Infraestrutura. A partir dessa medida, o trabalho passa a acompanhar o recapeamento asfáltico da cidade, com a pintura da sinalização de forma mais ágil após a conclusão do serviço. As alterações estão previstas na lei municipal nº 1.496/2025 proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores em julho deste ano.
Na Seinfra, a pintura de sinalização já foi realizada, por exemplo, em locais que receberam recapeamento recentemente. O serviço na região Central é realizado, principalmente, aos fins de semana para reduzir os impactos no tráfego de veículos. “Com a mudança, o objetivo é agilizar a realização da pintura após a via ser recapeada. Além dos locais em que realizamos o recapeamento recentemente, as equipes também atuam em outras vias que receberam o serviço em anos anteriores e não foram pintadas e nos locais em que há necessidade de reforço da sinalização”, explicou o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.
A comunidade pode solicitar pintura de sinalização viária na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, do aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. Na solicitação, é importante que sejam encaminhadas fotos e informado o endereço em que há necessidade da pintura.
Esta é a segunda alteração que reduz a importância da Semob. No mês passado projeto enviado à Câmara previa a integração dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana à estrutura da Secretaria de Segurança Pública. A medida visa, segundo a prefeitura, ampliar a integração entre as operações de trânsito e as políticas de segurança, promovendo a melhoria dos serviços prestados à população e a otimização de recursos. A Semob, atualmente ocupada cumulativamente pelo vereador licenciado Delegado Luiz Alves (PL), secretário de Segurança, deverá ter novo ocupante em breve. O ex-vereador Luciano Brito é o mais cotado para assumir o cargo.
Foto: Rafael Macri/PMM