Uma legislatura muito doida

Vereadora do PP apresenta três requerimentos sobre o mesmo assunto – e a Câmara aprovou todos

A atual legislatura presidida por Majorie Catherine Capdeboscq vai entrar para a história por muito mais do que aumentar a folha de pagamento e gastos com a criação de cargos comissionados. Exemplo recente: a vereadora Giselli Bianchini (PP), que liderou atos antidemocráticos defronte o Tiro de Guerra, protocolizou três requerimentos sobre o mesmo assunto. E a Câmara aprovou todos!

Desde priscas eras no Legislativo existia uma espécie de filtro que permitisse não apresentar o mesmo tema mais que uma vez. A proposta foi do então vereador Umberto Crispim de Araújo. O filtro deve ter sido enterrado, junto com a apresentação de projetos nitidamente inconstitucionais que ora e meia estão na pauta da ordem do dia.

Os três requerimentos (apertando a tecla SAP: nada além de um ofício) são sobre o mesmo tema. Confira o teor:

REQ 1515/2025 – Solicita ao prefeito que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de viabilizar a criação de uma Praça da Itália para homenagear a comunidade italiana em Maringá (italianos e descendentes). Esse é um clamor que vem da comunidade de italianos e descendentes residentes em Maringá. Atualmente cerca de 35% da população maringaense é composta por descendentes de italianos. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.
REQ 1514/2025 – Solicita ao prefeito que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de viabilizar em Maringá a criação de um Parque Italiano, nos mesmos moldes do Parque do Japão ou uma Praça da Itália a fim de ser utilizado para valorização da cultura italiana no município, trazendo benefícios culturais, econômicos e de turismo. Atualmente cerca de 35% da população de Maringá é composta por descendentes de italianos. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.
REQ 1491/2025 – Solicita ao prefeito que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de viabilizar a criação de um espaço específico para que a comunidade italiana em Maringá (italianos e descendentes) possa se reunir para cultivar, expressar e preservar a sua cultura, bem como divulgar e valorizar a importância da cultura e imigração italiana na região, devido à sua influência e participação no desenvolvimento histórico de Maringá – sendo que a criação deste espaço poderia ocorrer por meio de cessão ou doação com encargos de área pública e com a participação de entidade representativa desse segmento social. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.

PS – Para confeccionar essas maravilhas a vereadora tem quatro assessores em seu gabinete.