A título de ilustração

Rebaixamento da linha férrea teve custos muito diferentes

Para se ter uma ideia do superfaturamento constatado na construção do rebaixamento da linha férrea em Maringá basta olhar no Google Earth.

A parte em vermelho custou R$ 45 milhões, e foi realizada de 2006 a 2011, nas gestões do PP. À época o valor ganhou nota na coluna de Claudio Humberto, como o trecho subterrâneo mais caro do país. Já a parte amarela, entre a avenida 19 de Dezembro e a avenida São Paulo, teve início na gestão Said Ferreira, com Jorge Tranjan presidindo o Saop e a Urbamar – e custou R$ 21,7 milhões.

Na campanha eleitoral de 2024 o atual prefeito Silvio Barros II (PP) chegou a gravar propaganda eleitoral dizendo ter sido o responsável pelo rebaixamento, só que as imagens mostravam justamente o que outros prefeitos tinham feito. Em sua gestão, o rebaixamento (aberto) foi feito da avenida Pedro Taques até a Tuiuti, além do trecho entre a 19 de Dezembro e a Arlindo Planas, que resultou em penalização à empreiteira C. R. Almeida pelo Tribunal de Contas da União.