Pessoal da área da cultura em Maringá tem muito do que reclamar
Agentes do setor cultural estão no limite da paciência com a atual gestão. A crise, agora, envolve a Flim (Festa Literária Internacional de Maringá). O edital para a contratação de artistas locais, criado em 2021, quando Victor Simião era secretário de Cultura, não foi concluído e, por isso, a programação local será desfalcada. O problema, dizem os agentes, é que, quando procurada, a Secretaria de Cultura não assume a responsabilidade.
No edital constavam 7 apresentações de contação de histórias, 5 espetáculos de contação de histórias, 3 apresentações de música, 2 apresentações de teatro, 4 oficinas infantis, 4 oficinas para adolescentes e 2 atividades coletivas poético-literárias. O investimento é de R$ 53 mil.
A Flim ocorre entre os dias 8 e 12 de outubro na travessa Jorge Amado, e o processo não será concluído nesta semana.
A Secretaria de Cultura, atualmente, é ligada ao Podemos, de Wilson Matos Filho. Tiago Valenciano, o atual secretário, indicado por Matos Filho, está sendo queimada a cada dia que passa.
Outra crise envolve a festa. Reportagem do Maringá Post informou que a empresa responsável pela estrutura do evento desistiu do trabalho, alegando haver pouco tempo para o serviço. Entretanto, uma estrutura está montada. Muitas pessoas perguntam se o Observatório Social e o Ministério Público estão de olho nisso.
E as broncas não param por aí.
Em evento esvaziado no Teatro Calil Haddad em setembro, cujo objetivo era discutir o Direito e as políticas públicas de cultura, o prefeito Silvio Barros II disse, em discurso, que estava trabalhando para obter mais recursos para a Cultura – e isso estava ocorrendo por meio de conversa com empresários. Barros quer doações privadas para realizar ações por meio da Lei Rouanet.
“O correto seria ele dizer que colocaria mais dinheiro no orçamento”, relatou uma pessoa experiente na política cultural maringaense.
Há quem espere mudanças na Secretaria de Cultura após a Festa Literária Internacional de Maringá.
Foto: Divulgação/PMM
