Acesso liberado

Acesso ao transporte coletivo será gratuito no domingo, das 9h às 14h; prefeitura erra decreto e troca motivo da gratuidade: Dia das Crianças e não Dia de Nossa Senhora Aparecida
Decreto publicado hoje torna gratuito o acesso ao transporte coletivo urbano de Maringá no Estabelece no domingo, 12, “em comemoração ao Dia das Crianças”. Domingo é feriado nacional desde 1980, por lei assinada pelo então presidente João Figueiredo, por ser Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mas o decreto só faz menção ao Dia das Crianças, considerada somente data comemorativa.
Houve um erro na confecção do decreto 1895/2025, já que, de acordo com o calendário de feriados assinado pelo prefeito Silvio Barros II em fevereiro, dia 12 de outubro é feriado por causa do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Assinam o decreto o prefeito, o secretário de Governo e o secretário de Mobilidade Urbana.
O transporte coletivo será gratuito das 9h às 14h, no domingo. “A concessionária responsável pelo transporte coletivo deverá manter a frota compatível com as operações normais de domingos, observando as tabelas horárias”, estabelece o decreto, frisando que, caso haja necessidade, a concessionária poderá reforçar a frota nas linhas com maior demanda.
5