Em Maringá, pesquisa mostra que torcedores do Corinthians são maioria; o Grêmio, campeão paranaense de 1977, tem a segunda maior torcida
Sport Club Corinthians Paulista é o time de futebol profissional com maior número de torcedores em Maringá. É o que aponta levantamento da Ágili Pesquisas, de Londrina, realizado entre 26 de setembro e 1º de outubro. O Corinthians tem a segunda maior torcida em todo o país, perdendo somente para o Flamengo.
A surpresa é a segunda colocação: o Grêmio Maringá, que disputa a Terceira Divisão e recorre na Justiça Desportiva para não perder pontos. O clube foi o último do futebol profissional maringaense a conquistar o título de campeão da Primeira Divisão, em setembro de 1977.
A citação tem a ver com a memória afetiva do torcedor de futebol, uma vez que o clube foi reativado há pouco tempo, depois de períodos conturbados. É a marca mais forte do futebol local, desde que foi fundado, em 1961, como Grêmio Esportivo Maringá, tendo conquistado títulos paranaenses e um nacional (Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertinho, no Recife, contra o Sport).
Os outros dois times profissionais locais – Maringá Futebol Clube e Galo Maringá – não foram citados na pesquisa. Em terceiro lugar aparece o Palmeiras (9,20%), seguido do São Paulo (8%), Flamengo (5,70%) e Santos (5). Confira todos os citados na tabela abaixo. 43,90% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.
De acordo com os dados da sondagem, os torcedores do Corinthians são em sua maioria homens (15,7%), estão na faixa dos 16 aos 24 anos (22%), tem ensino médio (14,2%) e nível superior (14,7%) e, considerando a margem de erro, estão no na Zona Sul (17,2%), no Centro (15,8%) e Leste (13,4%).
Já os torcedores do Grêmio Maringá estão distribuídos entre homens (11,3%) e mulheres (11,6%), a maioria (15,2%) tem entre 45 e 59 anos, 13,2% têm ensino superior. e a distribuição por região é equânime, variando de de 7,1% nos distritos de Floriano e Iguatemi a 11,8% na Zona Sul (confira a estratificação completa abaixo). A Jovem Pan Maringá e o site Maringá News encomendaram o trabalho junto à Ágili Pesquisas, que realizou 822 entrevistas, por telefone, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Fotos: SC Corinthians/Valdir Carniel/Eu Amo Maringá