A política como entretenimento


Confira uma sugestão de programação para a TV Majô TV Câmara de Maringá
A Câmara Municipal de Maringá, que começou a gastar mais de R$ 200 mil para locar espaço em antena de televisão, montar efetivamente uma emissora de televisão, haveria programas e filmes de horror, humor e, ao menos nesta legislatura, pouco suspense. O estúdio, o pessoal já desconfia, será no anexo alugado para acomodar os oito eleitos a mais em 2024.
A TV Câmara Maringá como canal aberto ainda está em fase de implantação, mas se dependesse da criatividade dos eleitores, a grade de programação já estaria pronta. Como cada vereador tem um estilo próprio (ou licenciado por um superior), isso inspirou uma brincadeira: como seria se alguns vereadores tivessem seu próprio programa na telinha do Legislativo? O resultado reflete a mistura da política maringaense. Confira uma das sugestões para a grade de programação:
Cristian Maninho – “Churrasco & Política”
O açougueiro comandaria um programa de culinária e conversa de bastidor. Enquanto ensina o ponto certo da carne, comenta o ponto errado das votações. Cuidado a tomar: não usar palavrão para chamar algum colega.
Slogan: “Aqui o fogo é alto e a conversa é bem passada.”
Sidnei Telles – “Construindo Ideias”
Engenheiro e vereador, Sidnei teria um espaço para falar sobre obras, planejamento urbano e soluções concretas para a cidade.
Slogan: “Porque política boa tem alicerce.”
Giselli Bianchini – “Pátria e Ordem”
A advogada patriota abriria o programa ao som do Hino Nacional, misturando direito, civismo e opiniões fortes sobre o país. Só não explicará como disputaria uma eleição num governo sob ditadura.
Slogan: “Deus, família e microfone!”
Mário Verri – “O Que É Isso, Companheiro?”
O veterano petista teria um talk show com militantes e lideranças sociais, resgatando memórias e debates da esquerda.
Slogan: “Porque lembrar é resistir.”
Luiz Neto – “Copia & Cola: A Inovação Municipal”
Jovem e criativo, o vereador mostraria como transformar leis que já existem em versões municipais “melhoradas”.
Slogan: “Nada se cria, tudo se reapresenta.”
Lemuel Rodrigues – “Encenando resgates”
Defensor da causa animal, Lemuel seria o protagonista de um programa emocionante, com encenações de resgates, adoções e idas e vindas ao Ministério Público e à base do prefeito.
Slogan: “Cuidar dos animais também é fazer política.”
Flávio Mantovani – “Supra Sumo”
Ex-apresentador de TV, Mantovani voltaria às origens com um talk show afiado, misturando entrevistas, humor e política. Teria ainda um quadro de ginástica.
Slogan: “A política sem filtro e com o sabor do Ajinomoto.”
Majorie Catherine Capdebosq – “Gastando & Economizando”
A presidente da Câmara vai tentar explicar durante o programa como se faz para economizar gastando cada vez mais.
Slogan: “A matemática inversa”
Guilherme Machado – “Fala Que Te Escuto… No Tráfico Aéreo”
Entre uma confusão e outra entre tráfico e tráfego, o vereador comandaria um programa aberto à participação popular. Pode surpreender fazendo a apresentação deitado no chão do estúdio.
Slogan: “Aqui o espaço é aéreo, mas o papo é de chão.”
Professora Ana Lúcia – “Entre Papos e Acordos”
A docente aposentada conduziria debates sobre educação, urbanismo e os desafios dos acordos políticos — especialmente os que não dão certo. Uma das disciplinas seria “Como montar e desmontar uma frente política”.
Slogan: “Ensinar, dialogar, mudar e tentar de novo.”
Geremias Vicente da Silva – “Hora da Revelação”
Inspirado por sua fé, Geremias traria mensagens bíblicas e reflexões espirituais, sem esquecer de como é bom não abrir mão um quinto assessor e trocar o “G” pelo “J” em ano eleitoral
Slogan: “A verdade será revelada — e, se Deus quiser, aprovada.”
Mário Hossokawa – “Na Linha Certa”
Veterano pescador da Câmara mostraria sua arte de paciência e precisão, com lições que servem tanto para fisgar peixes quanto votos. Mostrará como lidar com bagres e traíras.
Slogan: “Pescar é arte; se reeleger, também.”
Pastor Sandro – “Demora, mas a gente chega lá”
O religioso traria uma mensagem de fé e serviço público, misturando espiritualidade e persistência para se tornar vereador depois de várias tentativas.
Slogan: “Servir a Deus é servir.”
Odair Fogueteiro – “Estica e puxa”
Vai focar na arte de permanecer na cadeira de vereador mesmo com a diplomação cassada pela Justiça Eleitoral, com toque zen, explicando como ter paciência.
Slogan: “Sempre em busca de recursos”
Akemi Nishimori – “Japan Pop Show”
Com vários quadros remetendo ao país do sol nascente, lembraria o programa muito popular que ia ao ar nas manhãs de domingo na televisão brasileira.
Slogan: “Maringá e Kakogawa no coração”
Com uma grade dessas, a TV Câmara Maringá teria quase de tudo, mas confirmaria a máxima que vemos todas as semanas: a política local também é um espetáculo.
Imagem criada por IA
*/ ?>
