Ícone do site Angelo Rigon

Data definida

PDP para instalação de fábrica de vacina contra varicela será assinada dia 24 em São Paulo, informou-se hoje em reunião do Codem

No dia 25, em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assina com a Sinovac e o Tecpar a Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP), para viabilizar a instalação de uma fábrica de vacinas contra varicela no Parque Tecnológica da Saúde do Instituto de Tecnologia do Paraná em Maringá. Durante a covid-19, a chinesa Sinovac forneceu 110 milhões de doses de vacina contra a doença.

O anúncio foi feito hoje durante plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, pelo deputado federal Ricardo Barros. Segundo ele, após a assinatura, “teremos o início dos investimentos aqui na nossa cidade. Em seis anos, com a transferência de tecnologia já concluída, Maringá estará produzindo a vacina integralmente, com capacidade de exportação para toda a América Latina”.

O Parque da Tecpar em Maringá está sendo construído, com 50% de execução. A doação do terreno foi realizada há alguns anos para a produção de trastuzumabe, princípio ativo referência contra tipos de câncer de mama. O Ministério da Saúde recusou a PDP do Tecpar após constatar que ele custaria 37% mais caro do que era adquirido na Roche. No ano passado anunciou-se que em Maringá seriam produzidas vacinas contra a raiva humana, varicela e poliomielite, além da vacina Pneumo 23, que protege contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.

O planejamento e definição do então chamado Centro de Inovação do Tecpar ocorreram em 2012, houve doação de terreno, em 2017 ele foi mudado de lugar e em 2019 ocorreu o lançamento oficial. Apesar do período de 13 anos, o presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, disse que a obra “avança dentro do cronograma previsto”. (C/ PMM)

Foto: Ricardo Lopes/PMM

Sair da versão mobile