Ícone do site Angelo Rigon

Semana Afro-Brasileira começa às 19h30

19ª Semana Afro-Brasileira começa hoje na UEM com palestra da professora Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física no Brasil

Começa hoje às 19h30 no Auditório E90 da Universidade Estadual de Maringá 19ª Semana Afro-Brasileira, com palestra de Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física no Brasil e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 2023 ela foi eleita uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina pela Bloomberg Línea.

A conversa, mediada pela professora Marivânia Araújo, dará início a uma semana repleta de debates, reflexões e celebrações do legado afro-brasileiro. A abertura também terá apresentação cultural da cantora Jocimara Barros.

O tema do evento neste ano, que vai até quinta-feira, é “Da Origem da Vida às Tecnologias do Amanhã: O Legado Negro na Construção do Mundo”. A programação acontece no Auditório do Bloco E90 e em outros espaços da universidade, com atividades presenciais e online.

Ao longo dos quatro dias, o público poderá participar de mesas-redondas, oficinas, minicursos, atividades culturais e um cine-debate, todos pensados para ampliar perspectivas sobre identidade, ancestralidade, inovação e resistência negra. As atividades incluem oficinas de escrita e de histórias em quadrinhos, discussões sobre educação antirracista, diálogos com estudantes africanos, além de mesas que conectam tradição Yorùbá e ciência contemporânea.

A programação completa reúne especialistas, artistas, pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica, reforçando o compromisso da UEM com ações de promoção da igualdade racial e valorização da diversidade.  A organização é do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro. 

Programação
24/11 – Segunda-feira
19h30 – Palestra de abertura com a professora doutora Sonia Guimarães (Auditório E90)
19h30 – Apresentação cultural com Jocimara Barros
25/11 – Terça-feira
14h30 – Oficina “Códigos Poéticos”, com Eduarda Beltramin (Bloco 04, Sala 07 – Neiab)
14h30 – Minicurso “Educação Antirracista”, com Marivânia Araújo (Online)
19h30 – Mesa “Ajustamento Intercultural dos Estudantes Africanos” (Auditório E90)
21h – Mesa “O Futuro é Ancestral: Tradição Yorùbá e Inovação Científica” (Auditório E90)
26/11 – Quarta-feira
14h30 – Minicurso “História em Quadrinhos e Resistência Negra”, com Paulo Silvestre (NEIAB)
14h30 – Oficina “Infâncias Encantadas”, com Roriê Gimenes (CAP/UEM)
14h30 – Tertúlias “Diálogos Extensionistas” (Online)
19h30 – Cine-debate do filme Não! Não Olhe! (Sala Cine UEM)
27/11 – Quinta-feira
19h30 – Mesa “Alteridade e Produção de Conhecimento Científico”, com Maylla Chaveiro, Tayná Wienne Adorno Tomás e Sara de Jesus Araújo (Auditório E90)

Dia da Consciência Negra – Além do festival realizado pela Prefeitura de Maringá, o Dia da Consciência Negra, transcorrido no dia 20, teve a celebração dos 29 anos de existência da praça Zumbi dos Palmares, localizada nos conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade. Foram realizadas, na concha acústica do local, atividades comemorativas, que incluiu hip hop e capoeira, abraço simbólico, pintura corporal, exposições de fotos, tambores afrobeat, roda de conversa e apresentação do livro O Bairro é Nosso.

Foto: Redes sociais

Sair da versão mobile