Ícone do site Angelo Rigon

Sábado tem oficina Trilha do Xondaro

Allan Vinnie e Josieli da Silva Alves convidam para uma vivência lúdica inspirada na dança guarani Nhandewa Xondaro.

Neste sábado, das 9h às 11h, na sede da Associação Indigenista de Maringá (BR-376, km 130, saída para Paranavaí) acontece a oficina Trilha do Xondaro, da qual podem participar crianças, adolescentes e educadores, que poderão mergulhar em uma “experiência gamificada nos saberes, nas culturas e nas realidade indígenas”.

Trata-se de uma vivência lúdica inspirada na dança guarani Nhandewa Xondaro, com Allan Vinnie e Josieli da Silva Alves. “O jogo apresenta uma trilha com perguntas, desafios e movimentos que conectam brincadeira e aprendizado. A atividade nasce das práticas de educomunicação da Assindi e foi inspirada por uma aula vivenciada por Allan no currículo da lei 11.645/08, tornando-se um instrumento pedagógico potente para escolas e projetos educativos”, informam.

A oficina será conduzida por mãe e filho: Josieli da Silva Alves é uma mulher Guarani Nhandewa, liderança do Território Indígena Pinhalzinho–Tomazina, representante do Movimento de Mulheres Indígenas e integrante do GDI. Allan Vinnie é um jovem Guarani Nhandewa da Aldeia Pinhalzinho, aprovado em 1º lugar no Vestibular dos Povos Indígenas em Educação Física e cocriador do jogo, trazendo o olhar e os saberes da juventude indígena.

Venha brincar, aprender e “caminhar até a Casa de Rezo” para se tornar um grande “Xondaro”, convidam. As inscrições, que podem ser feitas aqui, são gratuitas e as vagas, limitadas. Menores de 14 anos poderão participar acompanhados de responsáveis. Recomenda-se levar um lanche para compartilhar; a entidade oferecerá bebidas (chá, café e/ou suco).

Sair da versão mobile