Alep homenageia personalidades e recebe demandas de Arapongas

Primeira edição da ação de interiorização da Casa em 2026 ocorreu durante a Movelpar Home Show
A primeira edição da Assembleia Itinerante de 2026 foi realizada ontem em Arapongas, no norte do Paraná. Parlamentares foram até a região para ouvir demandas, homenagear personalidades, empresas e associações, além de se aproximar da comunidade. A sessão solene ocorreu às 18h, na Movelpar Home Show, no Centro de Eventos Expoara, e contou com grande público.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), é obrigação dos parlamentares participarem dos grandes eventos do Estado e estarem próximos da população. “Estamos aqui para prestar contas e ouvir. Inauguramos uma nova unidade hoje, no Hospital Nossa Senhora de Fátima, de 51 leitos, com recursos do governo do Estado e da Assembleia. Foi uma das demandas levantadas nas outras vezes que viemos para cá. Vamos continuar trabalhando muito por todos os municípios do Paraná”, comentou.
A 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), elogiou o evento. “Somos municipalistas e estamos sempre próximos da população. Estamos aqui para atender às demandas e também escutar críticas e reclamações, para que a gente sempre busque melhorar.”
Nativo de Arapongas, o deputado Bazana (PSD) disse estar muito feliz por receber mais uma vez a Assembleia Itinerante em sua cidade. “Estamos aqui para ouvir, juntamente com os demais deputados, sempre tentando melhorar a região norte do nosso Estado como um todo. Estamos trabalhando bastante e vamos continuar trabalhando.”
Para o deputado Professor Lemos (PT), além de ouvir a população, é importante valorizar o polo moveleiro de Arapongas, referência na América do Sul pela grandiosidade e qualidade.
“Estamos saindo de nossas casas para buscar melhorias em todos os cantos do Paraná, além de também poder homenageá-los. O contato, essa afinidade, é fundamental para os avanços no Paraná”, disse o deputado Alisson Wandscheer (SD).
O parlamentar Cobra Repórter (PSD) destacou a participação da Assembleia nos grandes eventos do Paraná. “Importante o trabalho de estarmos perto da população e buscar soluções.”
Participaram também os deputados Adão Litro (PSD), Mauro Moraes (União), Jairo Tamura (PL), a deputada Cloara Pinheiro (PSD), Cantora Mara Lima (Republicanos), Luis Corti (PSB) e Tercílio Turini (MDB). Eles celebraram os homenageados, a união política do Paraná e a organização da feira.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Arapongas, Márcio Nickenig; o deputado federal Pedro Lupion; e o coordenador da Casa Civil, Sergio Onofre, que elogiou a Assembleia. “É fundamental que todos os paranaenses conheçam e interajam de perto com seus representantes.”
O anfitrião da noite, prefeito de Arapongas, Rafael Cita, destacou a honra de receber mais uma vez os parlamentares no município. “Trabalho não falta em todo esse time que está aqui. Contem com todos nós para continuarmos avançando.”
Homenageados – Durante a 37ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná, realizada em Arapongas, deputados estaduais prestaram homenagens a personalidades, profissionais e entidades que se destacam no município e na região.
O deputado Bazana concentrou suas homenagens em lideranças comunitárias, empresariais, religiosas e entidades filantrópicas. Entre os reconhecidos estão Luiz Antônio Sartori, presidente da Apae de Arapongas; Mauro Sanches, venerável mestre da Loja Maçônica Pássaro da Paz; Deivid Enderson Coelho, vice-presidente da Loja Maçônica Estrela de Arapongas; Hiroshi Yokomizo, venerável mestre da Loja Maçônica Túllio França; o sacerdote Aroldo Gonçalves dos Santos, conhecido como Bàbá Aroldo D’Yansã; Vlademir Casturino Vieira, presidente da Casa do Aguardo Professor Hideo Okuyama; Giselle Jenani Osadchuk, presidente da Casa Abrigo APPA; Maria Cleide Zanin Pennacchi, coordenadora estratégica do Projeto Crescer; além dos empresários e profissionais Célio Aparecido Molinari, Denise Letícia Herrero de Azevedo, Fabiano Gustavo Herrero de Azevedo, Fabrício da Silva, Fernando Fontana e Osvaldo Damião. Também foram homenageados Frei Francisco Maria, fundador do Lar Santo Antônio Pão dos Pobres; Saulo Furtado, presidente da Guarda Mirim; Israel Dário, empresário do setor moveleiro; Henrique Pendloski, da Adonai Estofados; José Lopes de Azevedo, voluntário comunitário; Levy Alves Dias, contador e músico; Sérgio Carlos Figueiredo, presidente do Lions Clube; Fábio Luis Naime, venerável mestre da Loja Maçônica Arapongas 4318; Luiz Felipe Sartori Lemos, liderança comunitária; os professores aposentados Maria Aparecida Craveiro Vian e Maximino Vian; Jonas Laurentino, diretor de operações da Maxinutri; José Vitor Al Majida de Almeida Júnior, presidente da OAB Subseção Arapongas; Olavo Vaz de Souza, vendedor; Paulo Augusto Costa, jornalista e proprietário do jornal Gazeta da Cidade; Sergio Oeda, empresário do comércio local; e Antônio Soneira, presidente da União das Associações de Moradores de Arapongas. Em conjunto com o deputado Cobra Repórter, Bazana também homenageou Neusa Ruiz Cairrão, presidente da Associação das Damas de Caridade Maria Edna Grassano.
O deputado Cobra Repórter homenageou os empresários do setor moveleiro Geraldo Milani e Osmar Milani; Paulo Hermínio Pennacchi; e os policiais militares Diego Emanuel Duarte, Marcelo Henrique da Silva e Willians Fernandes, reconhecidos por atos de bravura e serviço à comunidade.
O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) homenageou Afonso Nunes Moura, liderança comunitária; Cleo Gaspar Nott de Oliveira, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus em Arapongas; Joana Gaiz Pelegrino Basqui, Marcos Antonio Dantas e Neucilene Antonia de Souza, reconhecidos pela atuação social e comunitária no município.
Já o deputado Alisson Wandscheer prestou homenagens a Heloisa Toledo Volpato, Maria Regina da Silva Pinto, Milton Alves e Paulo Cesar Gonçalves, além do pastor Luiz Carlos Pires, homenageado in memoriam, representado por Emília Leiroz. A deputada Cloara Pinheiro homenageou Denize Graça e o Esporte Clube Laranja Mecânica.
O deputado Arilson Chiorato (PT) destacou a atuação de Ana Júlia Gagliotti; José Roberto Bezerra, presidente da Associação Desportiva 1 Gol de Letra; José Benedito Luiz, presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana; Elizabeth Humai de Toledo; Ivar Benazzi; o pastor Márcio Borges Ribeiro; e a pastora Maria das Graças C. de Novais.
O deputado Delegado Jacovós (PL) prestou reconhecimento ao cirurgião-dentista Cláudio Alberto Franzin; ao ex-atleta e técnico de futsal Danilo Arruda, conhecido como Custelinha; às empresárias Fernanda Carolline Bulow e Josiane Vaz de Lima; ao apresentador de televisão José Luiz; e ao policial civil Kleber Ulisses, também envolvido em projetos sociais.
A deputada Cantora Mara Lima homenageou lideranças religiosas e projetos sociais, entre eles o pastor Josuel Crepaldi, do Congresso Explosão de Milagres; o pastor Lúcio Maia de Sá; o pastor Sebastião José Santana; Eunice de Abreu, coordenadora do Projeto Beleza Rosa Transformada; e Alexandre Cavazine, responsável pelo Projeto Pequeninos.
O deputado Professor Lemos reconheceu a trajetória do professor Carlos Alberto Nogueira Diniz, presidente da APP-Sindicato – Núcleo de Arapongas; representantes da COPRAN; Carlos Roberto da Cunha, presidente do Sindicato da Construção Civil; Rodrigo Strassacapa, do Sindmotos Norte do Paraná; Anderson Zanelato, do STIAAR; e Marcos Antônio de Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O deputado Tercílio Turini homenageou Alberto Oliveira Júnior, fundador do grupo Amigos do Bem; Ana Rosa de Souza, servidora pública aposentada; Antonio Martins dos Santos, líder comunitário; Deise Lima, representante do Canal Web TV; Diva Cataneo Fuganti, atleta e instrutora de natação; Eneias Prado, médico ginecologista e obstetra; Gilberto Carlos de Souza, presidente do Clube Campestre de Arapongas; Camila Ribeiro e Marcelo Emygdio dos Santos, representantes da ONG Arte e Vida; e Renato Rodrigues, educador físico e fisioterapeuta.
O deputado Jairo Tamura prestou homenagens à Amaaar – Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Arapongas, representada por Matheus Portela e Eloisa Hollandini; ao coronel José Renato Mildemberger Júnior, comandante regional da Polícia Militar; à pastora Tatiane Moura Rodrigues, da Igreja Assembleia de Deus Jardim do Sol; ao pastor Paulo Roberto da Silva; a Roberto Massanori Okamoto, engenheiro agrônomo e dirigente associativo; à professora Margarida Saeko Miyake Missi; e aos pastores Roberto Barbosa Reis e Eliseu Piperno.
O deputado Evandro Araújo (PSD) homenageou Dom Carlos José de Oliveira, bispo da Diocese de Apucarana, representado por monsenhor João Ozório de Oliveira; a Missão Ágape; Sérgio Luis Bolonhezi, diácono e empresário; e Vera Lúcia Membrive Casagrande, teóloga, escritora e fundadora de comunidade religiosa.
Luis Corti homenageou Andre Lazarini, Fernando Freitas, Ivan da Silva, Jaime Ramos, João Coloniezi, Leonardo Violin e a gerente regional da Sanepar, Vanusa Pavão.
O parlamentar Gilson de Souza (PL) homenageou Alexandro da Cruz Borges, Jenifer Mira, Lucas Renan Alves de Almeida, pastor Emerson Ricardo da Rosa Siqueira e Peterson Braz Mira.
Por fim, a deputada Flávia Francischini destacou a atuação das fundadoras da AMAA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas: Aline Lopes, Greice Ribeiro dos Santos e Maria Aparecida Barreto Honorato; dos policiais militares cabo Clóvis Pereira de Oliveira, cabo Renan Sabino de Oliveira e soldado Sandra Cristina de Morais Sagati; além das empresárias Débora Silva de Oliveira e Priscila de Souza Machado; do empresário Rodrigo Moreira Ducatti; e de Valmor Ignácio Giavarina, empresário e advogado. (Pedro Sarolli/Alep)
Foto: Valdir Amaral/Alep
*/ ?>
