Na reta final

Será realizado amanhã em Maringá o Encontro Empresarial da Construção Civil, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Noroeste do Paraná. O evento marca a premiação dos vencedores do Prêmio Sinduscon, Prêmio Fornecedores e Prêmio Academias.
Desde 2010, quando foi criado, o Prêmio Sinduscon foi se modernizando ano a ano, de acordo com as tendências do mercado, da economia e do meio ambiente. Em 2017, a maior mudança foi a introdução do quesito compliance no regulamento. Mantém assim o aspecto contemporâneo da premiação, segundo a diretoria da entidade.
Para o Sinduscon, a questão ética tem que ser cada vez mais divulgada e difundida nas empresas, seja pelo valor intrínseco do significado da palavra, seja pela sobrevivência das corporações no mercado. Assim, o próprio sindicato vem implantando o compliance como um sistema de gestão, com regras de conduta de diretores e funcionários e com canais de denúncia sobre possíveis irregularidades.
No caso do Prêmio Sinduscon, as construtoras concorrentes receberam uma consultoria da Fabrilo Rosa & Trovão Advogados referente à análise de contratos como forma de prevenção a questões jurídicas na relação com os clientes. Posteriormente, as empresas foram auditadas neste quesito.
A avaliação do Prêmio Sinduscon é baseada no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR 18 e NR 35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.
Oito técnicos do Sinduscon, Seconci, Sebrae e Sesi/Senai realizaram três avaliações nos canteiros de obras e escritórios das 17 empresas concorrentes nas categorias Incorporações, Obras de Terceiros e Obras Públicas. Em cada categoria são premiados os primeiros e segundos lugares.
A realização do prêmio é do Sinduscon, Seconci, Sebrae/PR e Senai-PR, com apoio do CREA-PR e Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Selo Boas Práticas
Outra novidade na premiação deste ano é a criação do Selo Boas Práticas na Construção Civil. A chancela será concedida para as construtoras concorrentes que atingirem uma nota final das auditorias pré-estabelecida no regulamento. As empresas poderão utilizar o selo no ano seguinte, mostrando que se destacaram nas premissas do regulamento das obras inscritas no Prêmio Sinduscon.
“Sempre dissemos que todas as empresas participantes do prêmio são vencedoras, já que investem na melhoria constante dos processos. Com o selo, estamos chancelando esta vitória que é de todos, empresários, engenheiros, trabalhadores, mercado e consumidores. Todos ganham”, frisa Marcos Mauro Pena Filho, presidente do sindicato.
A questão social também ganha maior relevância no Prêmio Sinduscon em 2017. O regulamento valoriza mais as ações praticadas pelas empresas em prol da comunidade. O objetivo é reconhecer aquelas corporações que se envolvem na resolução dos problemas por meio do apoio a instituições assistenciais.
RECONHECIMENTO
Hoje, o Prêmio Sinduscon é considerado a principal iniciativa do gênero no país, tendo sido adotado na íntegra ou em parte por diversos sindicatos da construção em vários estados. A seriedade do prêmio é atestada por um regulamento claro e objetivo, pelos critérios avaliados e pelas auditorias imparciais.
O Prêmio Sinduscon é, pela primeira vez, um dos finalistas no Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que tem o objetivo de fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor. O Prêmio CBIC foi criado em 2005 e tem a participação de dezenas de entidades e empresas construtoras ou do mercado imobiliário de todo o Brasil que desenvolvem ações, projetos ou programas de responsabilidade social.
Entre os ganhadores do prêmio estão instituições como o Alphaville, Votorantim Cimentos, Construtora Camargo Correia, Cofix e Secovi São Paulo.
FORNECEDORES E ACADEMIAS
Amanhã também serão conhecidos os vencedores dos prêmios Fornecedores e Academias. Neste ano, todos os associados puderam indicar empresas fornecedoras de produtos e serviços.
As duas empresas mais votadas através de um formulário eletrônico em cada categoria participaram do Prêmio Fornecedores. Todas passaram por avaliações referentes às práticas, registros, documentações e controles dos temas propostos, conforme normas e legislações pertinentes à segurança do trabalho, qualidade, meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.
O Prêmio Sinduscon Academias envolve seis avaliadores do Sinduscon, Seconci, Crea-PR e Centro de Inovação de Maringá. A iniciativa, em sua terceira edição, visa aproximar o meio científico-acadêmico do setor empresarial da construção civil de Maringá. Como novidade para este ano, os dois trabalhos (e não apenas um, como nas edições anteriores) que obtiverem as maiores notas pela comissão avaliadora receberão os prêmios de primeiro (R$ 2.000,00) e segundo lugares (R$1.000,00).
Entre as dezenas de trabalhos recebidos de alunos e professores de diversas instituições de ensino de Maringá, nove foram selecionados e concorrem aos prêmios. Todos os finalistas pertencem à UEM e Uningá e os trabalhos englobam tanto graduação, pós-graduação e mestrado.
O foco principal do Prêmio Sinduscon Academias são os cursos das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, sendo que outros cursos podem se inscrever para a premiação, desde que o setor econômico dos trabalhos sejam as empresas da cadeia produtiva da construção civil.
Construtoras inscritas no Prêmio Sinduscon:
Categoria Obras Civis Incorporadas
A Yoshii Maringá Engenharia
Catamarã Engenharia e Empreendimentos
Construtora CIM
Construtora Lotus
Design Empreendimentos
Engedelp Construções Civis e Incorporações
Just Construções e Empreendimentos
M.I. Assis e Mazaron
WEGG-CCII Construtora e Incorporadora de Imóveis
Categoria Obras Civis executadas para terceiros
BEA Construções Ltda
Concretiza Projetos e Construções
Edificação Projetos e Construções Civi
Sisa Construções Civis
Categoria Obras Civis Públicas
Construtora Planespaço
Construtora Planingá
Engedelp Construções Civis e Incorporações
Metro Engenharia e Empreendimentos