Veja o que pode funcionar no feriado de Tiradentes

Decreto assinado hoje pelo prefeito Ulisses Maia lista as atividades essenciais que poderão funcionar no feriado de Tiradentes, na quarta-feira, em Maringá, a partir das medidas de enfrentamento do novo coronavírus. São elas: I – assistência médica, hospitalar, odontológica, fonoaudiológica, fisioterápica, veterinária e psicológica somente de urgência ou emergência; II – farmácias (foto); III – segurança privada; IV – postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniência; V – distribuidoras de gás; VI – e prestação de serviço de natureza emergencial.

De acordo com o o artigo 2, açougues, casa de massas e similares poderão funcionar até as 12 horas; restaurantes, padarias, lanchonetes, bares, sorveterias, pizzarias e similares, inclusive praça de alimentação dos shoppings, poderão funcionar até as 21 horas com atendimento presencial e até as 23 horas com delivery. Todos os demais serviços e atividades estarão suspensos.

NA REGIÃO DA AMUSEP – Os prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) estão mobilizados para manter comércio e atividades não essenciais fechados, durante o feriado do Dia de Tiradentes. A proposta é estimular ao máximo a permanência das pessoas dentro de casa, como forma de reforçar as medidas de contenção ao avanço da pandemia do novo coronavírus, na região.

O presidente da entidade, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, destaca ser importante observar o distanciamento social, evitar o transitar desnecessário da população e ressaltar os cuidados pessoais, com o uso de máscara, a higienização das mãos e a aplicação de álcool em gel. “O registro de novos casos, ainda, está em um patamar alto. Qualquer descuido, é perigoso e coloca a vida do cidadão em risco”, alerta.

Bernardo afirma que a recomendação é permanecer tudo fechado. Acrescenta, no entanto, que as particularidades locais vão ser respeitadas e levadas em consideração no momento de os gestores municipais tomarem as decisões. “O combate à covid-19 é missão comum a todos os prefeitos. Se continuarmos a buscar medidas conjuntas, nossas chances de vitória são maiores”, frisa.