Ex-prefeita é condenada a pagar R$ 63,7 mil
A ex-prefeita de Paranacity Sueli Terezinha Wanderbrook (gestão 2017-2020), do PP, foi condenada pela justiça ao pagamento de multa equivalente a quatro vezes sua remuneração quando gestora municipal. A decisão decorre de ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca. A ex-prefeita foi alvo de sete ações civis públicas no primeiro mandato; em 2020, foi a segunda mais votada, perdendo para Junior Cocco (PSD).
Conforme a ação, a então chefe do Executivo promoveu em 2018, em comemoração ao Dia do Trabalhador, um show musical de um conhecido padre-cantor, ao custo de R$ 63,7 mil. A contratação se deu com dispensa de licitação e sem que os respectivos procedimentos tenham sido lançados no Portal da Transparência do município.
AVISO – Antes da realização do evento, a Promotoria de Justiça havia expedido recomendação administrativa à prefeita para que o show não ocorresse, uma vez que a despesa para tanto era perfeitamente dispensável, ante diversas outras necessidades prioritárias na cidade, como a criação de vagas em creches e a conclusão de obras públicas inacabadas na área de saúde.
Em vista do não atendimento da recomendação do MPPR e a consequente realização do show, foi ajuizada a ação cuja sentença resultou na condenação da ex-gestora municipal.