Vereador se diz descontente com Selurb

Paulo Gustavo entre Sidnei Telles e Mário Hossokawa

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, aproveitou a presença do secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo de Lima Ribas, que foi à sessão ordinária de hoje para falar de eventos na área ambiental que a prefeitura patrocinará nas próximas semanas, e fez um desabafo. Disse que cumpria o sétimo mandato e nunca teve um atendimento tão péssimo da pasta, que já teve os nomes de Viação e Obras Públicas, Saop e Semusp.

Hossokawa lembrou Annibal Bianchini da Rocha pela arborização da cidade, e que todos os prefeitos deram continuidade aos cuidados com as árvores, mas que estava chateado porque os pedidos feitos pelos vereadores, com laudo favorável para remoção de algumas delas, pelo risco de sair sobre casas e comércios, não são atendidos. “Que bagunça é essa?”, ao citar um caso em que a árvore de uma pessoa foi cortada e que a do vizinho, com laudo para erradicação, não foi, isentando porém os servidores municipais. Em alguns casos, acrescentou, a fila chega a 8, 10 anos.

Ele ainda criticou a falta de logística para os cortes em regiões vizinhas na cidade. Hossokawa disse ainda ter passado humilhação quando um empresário lhe reclamou da demora para o atendimento ao pedido de poda de árvores em sua indústria, onde havia colocado placas solares; as árvores reduziram a capacidade da energia em até 60%. Segundo ele ao cobrar o atendimento, na Selurb teriam sido que ele deveria mudar o local das placas.

Seis vereadores se inscreveram para fazer perguntas ao secretário, Hossokawa foi o primeiro e afirmou na acreditar na fala do secretário, que havia terminado havia pouco tempo, que os cortes de árvores com laudo técnico para retirada aconteceria em 48 horas. “Não vai fazer nunca, não está fazendo e não vai fazer agora”, manifestando o “profundo descontentamento” com o atendimento feito aos vereadores. Hossokawa disse que cerca de 70 pedidos encaminhados por ele à Selurb, entre podas e erradicação, aguardam atendimento. “O sr. fala bonito, fala que tá na relação [de corte] mas nada acontece”, finalizou. Confira o vídeo:

Foto: Reprodução