“Cmei não é rede de apoio”

Mudança no horário de atendimento nos cmeis pode mexer com muita coisa

Há certas queixas que é preciso registrar. Agora, a gestão está fazendo um estudo pra ampliar o atendimento nos centros municipais de educação infantil até as 19h. Atualmente, aponta uma servidora da área, já se atende 4 horas a mais do que a Lei de Diretrizes de Base da Educação e outros documentos falam sobre o período integral que é o atendimento de 7 horas diárias.

“Cmei não é rede de apoio. É o lugar que as crianças vão pra se desenvolver e aprender. Já foi o tempo em que a educação era assistencialista. A escola não pode dar conta de ser assistência social. Onde estão as outras secretarias, Esporte, Cultura e Assistência Social que não têm programas para absorver essa demanda? Por que tem que ser sempre a educação?”, pondera.

A mudança provocará alteração em toda a estrutura funcional dos cmeis, talvez até acrescentando mais uma refeição no final do dia. “E o papel social da família fica onde? Se tira a criança da cama pra ir pro cmei, pega do cmei e devolve pra cama?”, diz, com toda a razão. Aguarda-se argumento em contrário.