Cidades

Licitações em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi – onde o prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT) está com grande expectativa quanto à viabilização do viaduto na avenida Londrina – realiza no próximo dia 24 licitação para aquisição de um mini-ônibus e uma ambulância. Para o dia seguinte está programada a tomada de preços para contratação de empresa para reformar o ginásio de esportes do Jardim Ana Eliza. No dia 10 de julho acontecerá a concorrência 10/2014, para contratar empreiteira para a construção de duas unidades básicas de saúde localizadas nos bairros Parque Residencial Nova Aliança e Jardim Oriental.

O bom exemplo do prefeito de Japurá

Japurá
Na contramão de seus colegas gastadores de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), que licitou por R$ 171 mil do IPTU do contribuinte um carrão com bancos de couro, e de Cianorte, Claudemir Bongiorno (PMDB), que pediu R$ 175 mil aos vereadores para compra semelhante, o prefeito de Japurá, Orlando Perez Frazatto (PMDB), leiloou o Fusion oficial. Ontem o comprador foi buscar o carro, ano 2009, adquirido por cerca de R$ 26 mil. O dinheiro será usado para a compra de uma van com 16 lugares para o transporte de pacientes em tratamento de saúde, e que diariamente são levados a Umuarama e Maringá, principalmente. “Quem necessita e deve ter conforto é o povo e não o prefeito que é funcionário de toda a população. Eu jamais ousaria em adquirir um veículo luxuoso para meu uso exclusivo e deixar inúmeras prioridades e reivindicações da população em segundo plano. O dinheiro do povo é um dinheiro sagrado e deve ser bem empregado”, disse ele à Tribuna de Cianorte dias atrás. Ele disse que não pretende comprar mais carro para o gabinete, pois tem os seus para usar. Não é preciso dizer que a atitude de Frazatto, que é empresário, tem sido elogiada por todos e virou tema de reportagem da RPC TV.

Comemoração com uma árvore a menos

Dia do Meio Ambiente
Tudo bem que Cianorte tem a segunda reserva florestal urbana do país, mas é no mínimo esquisito comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente apresentando uma árvore cortad, no caso uma peroba centenária. Silvio Barros II (PHS), o da canafístula, deve ter ficado com uma pontinha de inveja.

Bongiorno arremeda Pupin e também quer um carrão

Claudemir Bongiorno
Nem só de bons exemplos vive o mundo: o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno (PMDB), copiou o maringaense Pupin (PP) e quer gastar até R$ 175 mil para a compra de um veículo de luxo. Como o prefeito tem a maioria, o pedido de crédito suplementar passou sem sequer ser apreciado pelas comissões permanentes. Enquanto isso, lembra a Tribuna de Cianorte, o município enfrenta problemas graves, como a falta de médicos especialistas. Leia mais. Em Maringá, o prefeito não consultou os vereadores, que até se manifestaram contra, disse que a licitação foi feita sem seu conhecimento mas a manteve; o resultado está para ser homologado; o carrão custará R$ 171 mil aos cofres públicos. Foto Tribuna de Cianorte.

Distrito Vale Azul e Parque Industrial serão asfaltados

asfalto vale azul distrito
O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), assinou na última sexta-feira a documentação junto à Caixa Econômica Federal para o recebimento de recursos do governo federal para a pavimentação de mais dois bairros. Os R$ 10 milhões serão usados para o asfalto da rua principal do distrito Vale Azul e do Parque Industrial; a licitação será aberta no próximo dia 16.

STJ suspende obras do shopping Catuaí

O Superior Tribunal de Justiça determinou, no último dia 26, a paralisação imediata das obras de construção do Shopping Catuaí em Cascavel. Em caso de desobediência à ordem judicial, a BR Malls Participações S.A. e a Proeste Empresas Reunidas do Oeste do Paraná S.A., responsáveis pelo empreendimento, terão que pagar multa diária de R$ 50 mil. Em julho de 2012 o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para paralisar as obras do Shopping Catuaí em Cascavel, pelo fato de o empreendimento estar sendo construído em uma área de extrema vulnerabilidade hidrogeológica e por diversas irregularidades que não foram analisadas pelo Estudo de Impacto de Vizinhança, nem pelos órgãos ambientais fiscalizadores, o que comprometeu o licenciamento ambiental.Continue lendo ›

Ex-prefeito fala sobre multa do TCE

moacyrA propósito da notícia de que o Tribunal de Contas do Paraná multou dois ex-prefeitos de Paiçandu, por causa das obras do Hospital São José, o professor Moacyr José de Oliveira, ex-prefeito daquela cidade, de maio de 2003 a janeiro de 2008, disse que está pronto a se defender tão logo seja intimado. Ele explicou que não pôde terminar a obra pois não existia no orçamento inicial o ar-condicionado, o que levou a prefeitura a solicitar autorização do Ministério da Saúde para colocar com seus próprios recursos. “Solicitamos a intercessão do secretário de Planejamento à época, Reinhold Stephanes, e a Secretaria de Saúde do Estado forneceu o equipamento, só que isso demorou algum tempo. O dinheiro para conclusão da obra ficou sem poder ser usado e, assim, realizamos a aplicação do mesmo, conforme exige a lei”, diz o ex-prefeito, responsabilizando o Ministério da Saúde pela não conclusão da obra, por ter extinto unilateralmente o convênio; uma vez extinto o convênio, o poder público municipal não pôde aplicar nenhum recurso a mais na obra, pois, se aplicasse, não teria como realizar a prestação de contas, o que incorreria em improbidade administrativa.  Moacyr José de Oliveira lembra que à época o município entrou na justiça contra a União e contra o Ministério da Saúde, ganhou a causa mas houve recurso, e depois que deixou de ser prefeito não acompanhou a ação. “Tudo isso está acontecendo por conta da maldita burocracia das coisas públicas, pois, se assim não fosse, a obra já estaria pronta”, resumiu.

Vereadores de Sarandi votam gratificação para trabalhadores da saúde

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), encaminhou ao Legislativo projeto que reajusta os vencimentos servidores municipais da área da saúde. Funcionários que trabalham no pronto-atendimento reivindicavam o reajuste há mais de dez anos. De acordo com o projeto que será votado hoje à tarde na câmara municipal, haverá gratificação de 30% sobre o salário base por serviços ininterruptos.

Marialva vai ganhar Pronto Atendimento

VISITA GOVERNADOR BETO RICHA
O secretário de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto (PSDB), confirmou na manhã de hoje ao deputado estadual Dr. Batista (PMN) a disponibilização de recursos estaduais para a construção de um Pronto Atendimento em Marialva. O PA terá 17 leitos. Uma ambulância também reforçará a saúde pública na cidade, atendendo pleito encaminhado pelo parlamentar, que ontem acompanhou o prefeito Edgar Silvestre, o Deca (PSB), em audiência com o governador Beto Richa (PSDB). Os secretários de Administração, Edgard Zucolli, e de Saúde, Luiz Carlos Stéfano, também participaram da audiência, quando reivindicações foram apresentadas e o governador presenteado com uvas produzidas em Marialva.Continue lendo ›

TCE multa dois ex-prefeitos de Paiçandu

O abandono da obra de ampliação do Hospital Municipal de Paiçandu levou o Tribunal de Contas do Paraná a aplicar multa a dois ex-prefeitos do município: Jonas Eraldo de Lima (gestão 2001-2003) e Moacyr José de Oliveira (de 2003 a 2008). A decisão, da qual cabe recurso, é da Segunda Câmara do TCE. A paralisação da obra – construção de unidade de terapia intensiva no hospital – foi comprovada em auditoria realizada em 2005 por técnicos do Tribunal. Com 293,8 metros quadrados, a construção foi iniciada no final de 2002, na gestão de Jonas Lima, e abandonada em janeiro de 2004, já na administração de Moacyr Oliveira (que assumiu a prefeitura em 30 de maio de 2003, após a cassação do mandato de Lima). A obra foi abandonada quando faltava a instalação de sistema de ar-condicionado e do forro de gesso. Continue lendo ›

Obras do viaduto da avenida Londrina devem começar este ano

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), anunciou hoje que conseguiu um acordo com a concessionária Viapar, com a aprovação do Departamento de Estradas e Rodagem, para que o viaduto da avenida Londrina seja construído, resolvendo um dos maiores problemas de congestionamento na região central da cidade, a segunda maior da micro-região de Maringá. De Paula explica que o projeto já está sendo feito, e que o levantamento topográfico já começou. “A avenida Londrina vai passar por baixo do viaduto em uma trincheira, e vai ser implantado o sistema binário na avenida Londrina e na Borsari Neto”. Continue lendo ›

Móveis planejados

A Câmara Municipal de Sarandi realiza tomada de preços no próximo dia 28, para contratar empresa para confecção de móveis planejados sob medida para atender a ala administrativa, gabinetes da presidência e 1ª secretaria. A licitação tem valor máximo de R$ 208.070,39.

Dr. Batista participa de homenagem às mães

Batista em Sarandi
Na última sexta-feira, o médico e deputado estadual Dr. Batista participou de uma homenagem às mães do Grupo da Terceira Idade em Sarandi, realizada no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, a convite do prefeito Carlos Alberto de Paula. No destaque, Dr. Batista ao lado do prefeito de Sarandi e dos professores de Educação Física que atendem o grupo.Continue lendo ›

Feliz Idade comemora Dias das Mães

Terceira Idade em Sarandi
Cerca de 500 participantes do programa Feliz Idade de Sarandi participaram das comemorações do Dia das Mães, promovido pela Secretaria de Assistência Social. Eles fizeram uma caminhada saindo da praça dos Três Poderes até o Ginásio Tancredo Neves e foram recepcionados pelo prefeito Carlos de Paula (PDT, foto), pelo deputado estadual Dr. Batista (PMN) e outras autoridades do município. Foi servido um café da manhã, foram proferidas palestras e apresentações artísticas e cada mãe recebeu uma rosa.

Edmar Arruda visita Jaguapitã e Centenário do Sul

O deputado Edmar Arruda (PSC) estará em Jaguapitã e Centenário do Sul para entrega de emendas destinadas por ele.
Jaguapitã recebe R$ 905 mil. Serão entregues uma ordem bancária no valor de R$ 255 mil para obras de infraestrutura, mais R$ 250 mil para compra de equipamentos para a área da saúde. O deputado também visita as obras do Fórum Eleitoral, para o qual destinou R$ 400 mil. Em Centenário do Sul serão entregues uma pá-carregadeira no valor de R$ 200 mil, uma nota de empenho de R$ 300 mil para obras de infraestrutura e o comprovante de emenda no valor de R$ 250 mil destinado para a Saúde.

Sarandi contratará 30 garis

A Prefeitura de Sarandi vai contratar garis para trabalhar na limpeza pública da cidade. A contratação será através de concurso público, que vai ser aberto no início de junho. O prefeito Carlos Alberto de Paula Junior pediu a criação deste cargo, que não existia no quadro funcional da prefeitura. Foram criadas 30 vagas para gari, e cada um vai receber um salário de R$ 750,00 mensais.

Mais de R$ 2,6 mi para a ampliação hospital e maternidade de Colorado

O Hospital e Maternidade Santa Clara, de Colorado, vai ampliar sua capacidade de atendimento com investimentos de R$ 2,6 milhões no redesenho de sua planta original com o acréscimo de novas alas. Os recursos, viabilizados pelo deputado estadual Evandro Junior (PSDB), serão liberados em parcelas, de acordo com o andamento das obras. A primeira parcela, no valor de R$ 150 mil, já foi liberada. “O reforço da infraestrutura das instituições que referendam o atendimento regional cumpre duas funções específicas: garante aos pacientes serviços mais eficientes e de qualidade e contribuem para aliviar a demanda nos hospitais universitários, que estão sobrecarregados”, afirma o parlamentar, lembrando que já está garantido mais R$ 10 milhões ao HU de Maringá no orçamento estadual deste ano. Continue lendo ›

Estrada de Pulinópolis será restaurada

Governador Beto Richa,  da posse ao novos Secretario
Hoje, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, será assinada a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da estrada de Pulinópolis, distrito de Mandaguaçu. O investimento é de mais de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e Logística. “É um pedido antigo da população. Agradeço ao apoio de todos que de alguma forma colaboraram com esta conquista que é de toda a população. Obrigado, governador Beto Richa por nos atender e realizar esta importante obra”, destacou Guto Silva (na foto, à esq.), ex-subchefe da Casa Civil do governo do estado, ao fazer o anúncio.

Pista de skate de Sarandi vai ser a maior do Paraná

Sarandi vai ter a maior pista de skate do Paraná, de acordo com projeto elaborado junto com a Federação Paranaense de Skate. A pista vai ser street com elementos verticais, vai ser construída na Praça da Juventude, zona sul de Sarandi. Segundo o secretário da Juventude Esportes e Lazer, Fábio de Oliveira Bernado, antes de decidir pela construção da pista, a administração fez uma pesquisa de opinião, dirigida aos estudantes para saber o que eles queriam; a maioria optou pela construção de uma pista de skate. O secretário acredita que o município tenha mais de 4 mil participantes do esporte. Segundo o secretario a pista vai ser construída com recursos próprios do município, e vai custar R$ 480 mil. O inicio da construção está previsto para o próximo dia 16 e deve ficar pronta em até seis meses.

Inquéritos no MP

O promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho, da Promotoria do Meio Ambiente, instaurou inquérito no último dia 23 para investigar o forte odor emitido pelo Frigorífico Palmali, localizado nas proximidades do Bosque Dois, em Maringá. Ali as queixas são antigas.
Já o promotor Leonardo da Silva Vilhena, da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, atendendo reclamação de Claudionor do Amaral (proprietário de um jornal em Paiçandu), instaurou inquérito civil no último dia 14 para apurar denúncia de eventual omissão, por parte do prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT), em relação à apuração das responsabilidades de atos de improbidade administrativa praticados por seus subalternos.

Mandaguari: tráfego liberado parcialmente sobre viaduto do contorno

Viaduto Mandaguari
Foi liberado na última sexta-feira o tráfego parcial de veículos sobre o viaduto da BR-376, localizado na altura do quilômetro 212, em Mandaguari. Esta obra faz parte do contorno da cidade, que já está bem adiantado e tem previsão para ser inaugurado ainda em dezembro deste ano. Segundo o departamento de engenharia da concessionária Viapar, empresa responsável pela construção do segmento, as obras seguem dentro do cronograma com 75% concluídas. O contorno terá extensão total de 9,9 quilômetros de pista dupla, com canteiro central de 6 metros. Ele começa no quilômetro 210 da BR-376 e termina no quilômetro 203 da mesma rodovia. “Faltando apenas 2%, a terraplanagem está quase pronta. Agora as equipes estão empenhadas na pavimentação e construção dos viadutos uma vez que novas obras entraram no projeto”, informou o gerente de engenharia da empresa, Jackson Seleme.Continue lendo ›

Prefeitura regulamenta retirada de árvores

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), regulamentou os serviços de retirada de troncos de árvores, para evitar que o município continue tendo prejuízos com o abastecimento de água e danos com a rede coletora de esgoto. De Paula assinou um decreto proibindo a remoção de troncos e árvores por quaisquer pessoas físicas ou jurídicas, sem a autorização formal e acompanhamento técnico do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental, sob pena de multa. Qualquer interessado poderá solicitar a remoção de troncos de árvores por meio de um requerimento enviado ao serviço municipal de saneamento ambiental, contendo a identificação do requerente a justificativa e a localização precisa. A multa para quem descumprir a determinação da administração passa a ser de R$ 3,5 mil.

‘De Olho no Mercado’ em Paranavaí

A RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná, vai promover amanhã o ‘De Olho no Mercado’, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, a partir das 19h30. O evento vai reunir empresários da região para apresentação de uma pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan, que fez o mapeamento das vocações econômicas de Paranavaí. Além de entender o comportamento demográfico da população, a pesquisa mostra como os paranavaienses consomem, como tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir.Continue lendo ›

Associação consulta empresários

Na próxima quarta-feira a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão conclui uma pesquisa junto aos associados da entidade sobre a tradicional campanha promocional “Campo Mourão – Cidade Natal”. A consulta aos empresários está sendo feita mediante questionário com cinco questões e a intenção da recém eleita e empossada diretoria da entidade, agora presidida por Newton dos Santos Leal, é saber a opinião dos associados sobre a maior promoção do calendário anual e coletar sugestões para incrementar a ação para o final deste ano.Continue lendo ›

Evandro Junior entrega veículos em Atalaia

Atalaia, entrega de veículos
O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) esteve em Atalaia na última sexta-feira, onde fez a entrega de veículos adquiridos com recursos do Plano de Apoio aos Municípios (PAM). O prefeito Fábio Vilhena (PT) investiu os recursos na compra de dois utilitários Fiat Strada, uma van e uma mini pá-carregadeira. “Quero destacar aqui o empenho pessoal do deputado na liberação desses recursos, que, aplicados no reforço na frota, permitirão melhorias nos serviços oferecidos à comunidades”, disse o prefeito. Evandro Junior lembrou que o esforço do prefeito e de sua equipe tem sido decisivo para reescrever a história do município a partir da convicção de que é possível se desenvolver com justiça social. “Não tenho dúvida que Atalaia vive um momento diferente em sua história, com transparência administrativa e investimentos cada vez mais sólidos na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos”, disse o deputado.

Em Sarandi, Edmar Arruda visita obras

Edmar Arruda em Sarandi
A convite do prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT), o deputado federal Edmar Arruda (PSC) esteve nesta sexta-feira em Sarandi. Acompanhados dos vereadores Roberto Grava e Ailton Machado, eles visitaram as obras para as quais o deputado encaminhou recursos federais, entre elas as unidades básicas de saúde do Jardim das Flores/Verão e Jardim Social, o Hospital de Especialidades e o Parque Ecológico João Paulo II.

Políticas públicas para Arapongas

SecretarioDesenvolvimento_22-04-14 (1)
O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) reuniu-se na última terça-feira com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega, o secretário municipal de Esportes de Arapongas, Ricardo Gonçalves, e o secretário municipal de Finanças de Arapongas, Sandro José Andreassi Cícero. Na ocasião estiveram tratando de políticas públicas para aquele município, como a liberação de equipamentos para a prefeitura.

Operação prende envolvidos com latrocínio, homicídio e tráfico

apucarana
A Polícia Civil de Apucarana apresentou vários criminosos a imprensa, resultado de crimes solucionados com a prisão de seis pessoas. Segundo o delegado chefe José Aparecido Jacovós, a operação foi desencadeada depois que o setor de Inteligência fez todos os levantamentos, inclusive, com monitoramentos telefônicos, tendo solicitado as prisões preventivas dos acusados. Entre os crimes solucionados estão a morte do comerciante Ilson Fernando Castro, 48, a tijoladas, no último dia 8, em um barracão abandonado. Ele havia marcado encontro com uma adolescente de 16 anos, garota de programa, que combinou o latrocínio com outros dois adolescentes, uma de 17 e outro de 16 anos, irmãos; o crime ainda teve a participação de Tatiane Ribeiro de Morais,32, e de Felipe dos Santos Ferreira, 23. Continue lendo ›

Orples tem nova diretoria

Posse Orples Sarandi
Há pouco mais de uma semana os pastores José Lopes (Batista Plenitude) e Clementino Francelino da Silva (Iead Sarandi Centro) assumiram, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Orples, Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Sarandi. O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) e vereadores prestigiaram o evento, retratado pelo blog de Valdir Costa. Para Clementino, que vive momentos de disputa com a Ieadcemar, a posse é praticamente um desagravo.
A propósito da crise vivida pela Ieadcemar, envolvida com débitos milionários sob a presidência de Robson Brito, alguns blogueiros de Sarandi e Maringá estão sendo intimados para depor em inquérito policial sobre a encrenca.

Parceria finalizará projeto de recape asfáltico

viaparA Prefeitura de Peabiru está finalizando o projeto para viabilizar a liberação de recursos que objetivam a recuperação da vias urbanas. Na última semana, como parte do projeto, foi realizada a medição dos trechos a serem atendidos com o recape asfáltico. Uma equipe da Viapar esteve no município fazendo a coleta das informações. Segundo o secretário de Administração, Adilson Basseto, a colaboração da concessionária é resultado de parceria firmada com a administração municipal. “Devido o bom relacionamento que temos mantido com a concessionária conseguimos que executassem o trabalho que é muito importante para termos acesso a verba”, comenta.Continue lendo ›

Marialva licita lixo e varrição

A Prefeitura de Marialva marcou para hoje a primeira grande concorrência pública do ano. É para o serviço de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, incluindo reciclável, varriação manual e mecânica nas ruas, roçagem mecânica e manual em parques, jardins, praças, canteiros centrais e laterais das vidas, em próprios públicos, e serviços de desobstrução de boca de lobo, galerias de águas pluviais e bueiros com sistema de hidro-jateamento. O valor é de R$ 2.815.662,36. Apesar da importância da licitação, no final de semana o Portal de Transparência não trazia o edital; hoje, não é possível acessá-lo.

Sem teto

Barraco Sarandi
Dois homens estão vivendo neste casebre improvisado em Sarandi, informa Vera Guedes. Ambos trabalham com reciclagem; um, de 31 anos, está ali há 1 ano, e o outro, de 45, vive no local há seis meses.

Em Paiçandu, vereadores rejeitam pedidos de urgência

O prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT), de Paiçandu, revela-se mal assessorado. Nas duas últimas reuniões da câmara municipal os vereadores rejeitaram pedidos de urgência para analisar projetos que chegaram incompletos ou apresentam-se ilegais. O fato de pedir urgência, como fez muito por aqui Silvio Barros II (PHS), já demonstra falta de transparência, pois não abre espaço para discussão. O prefeito tem levado puxão de orelha até de aliados.

Deputado anuncia recursos para Itambé

image
O deputado Evandro Junior (PSDB) esteve em Itambé e anunciou ao prefeito Antonio Carlos Zampar a liberação de investimentos, via Plano de Apoio ao Município (PAM), na construção de uma ciclovia. O município também terá um Telecentro e será contemplado com óleo diesel e calcário, insumos que atendem às necessidades dos agricultores. Além do prefeito Zampar e do seu vice, Dito Bó, participaram da solenidade os vereadores Nenzinho, presidente da Câmara, Capoci, Ricardo, Elias, Salete, Tião, as secretárias municipais Edna Feltrin (Assistência Social) e Maria Eliza (Educação) e o presidente da Apae, Francisco Nakamura.

Borrazópolis recebe mais de R$ 2,3 milhões em recursos estaduais

Evandro Junior - Borrazópolis
“A compreensão de que está no município o alicerce da construção social e econômica orienta nosso trabalho parlamentar como uma extensão do pensamento de um governo municipalista, que tem priorizado investimentos em obras e serviços que mais imediatamente atendam às expectativas da comunidade em todas as regiões do Paraná”, disse o deputado estadual Evandro Junior (PSDB) em Borrazópolis, na entrega de recursos que somam mais de R$ 2,3 milhões. O parlamentar destacou a importância de priorizar o atendimento de reivindicações nas áreas de saúde, agricultura, transporte e educação especial como expressão do compromisso do governo municipal com a comunidade.Continue lendo ›