Migalhas
De dois homens iguais na força, é sempre mais forte aquele que tem razão – Phitágoras
Religamento de energia
Leitor escreve para reclamar que à Copel só está faltando contratar pistoleiros, com moto preta e pistola 9mm, para eliminar consumidores com pagamento em atraso, como faz o narcotráfico. A bronca é com os horários em que são efetuados os cortes, “que mesmo o consumidor pagando as contas em atraso imediatamente após o corte, só religam após 24 horas, sem se preocupar se na residência tem crianças, idosos ou algum ser humano, ficando a noite toda sem energia estragando alimentos, medicamentos e causando grande constrangimento e humilhação. Só o senhor Ricardo Barros está imune a estas medidas. É necessário que a Copel adote medidas mais humanas e igualitárias. Não medidas assim que vão resolver os problemas da nação”.
Aguardando a nomeação
É aguardada para as próximas horas a nomeação de José Otávio Vinholi e Wildson Froemming em cargos de confiança na superintendência da Sanepar em Maringá. Os dois são filiados ao PMDB. Suas nomeações estão sendo negociadas pelo presidente do partido, Umberto Crispim, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Grillo, que, coincidentemente, está multando a Sanepar em R$ 13,8 milhões por poluir córregos da cidade.
Pelo sim, pelo não, é bom a sociedade maringaense ficar de olho: teme-se que as multas não sejam efetivamente aplicadas.
Proposta para o meio ambiente
Esta no registro de sua candidatura: “Meio ambiente e sustentabilidade – Praças e parques para o povo – Mais áreas verdes a para o uso público – Implantação dos corredores urbanos de biodiversidade – Programa de redução, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos em toda a cidade – Novos prédios públicos certificados para a sustentabilidade”.
Meu comentário: Quer dizer que hoje as praças e parques não são para o povo? O que seriam corredores urbanos de biodiversidade? Dá para acreditar que vão fazer agora o programa de redução, reciclagem e reutilização de resíduos solídos? Será que não preferir fazer o maior volume, para ‘vender’ o lixo para a Constroeste (quanto mais peso, mas faturamento)? Resumindo, acho que é só enchimento de linguiça. Quem não fez em oito anos, não fará agora.
Akino Maringá, colaborador
Ferdinandi na cabeça de chapa
Como um Titanic adernando com duas farras do boi em cima, a campanha da coligação “A mudança continua” continua perdida com as grandes chances de ter que trocar os candidatos a prefeito e a vice. Tentam uniformizar o discurso, mas está difícil. Ricardo Barros queria colocar Marco Rocha Loures no lugar de Claudio Ferdinandi, para, quando saísse a cassação de Pupin, passar o vice para o lugar do cabeça de chapa. Mas Umberto Crispim não concordava, não abria a mão do vice.
Agora, até abre mão da vice. Mas em troca da cabeça de chapa. O trio que manda no PMDB – Crispim, João Alves e Miguel Grillo – discute agora bater o pé para ficar com o candidato a prefeito. Pode ser Ferdinandi, mas, se ele realmente for cassado, pode ser qualquer outro nome, pois o partido acredita que, com 11 minutos, elege até poste. Houve quem tenha proposto Silvio Barros II numa eventual vice de Ferdinandi, esquecendo-se que o prefeito mais condenado por improbidade da história de Maringá, além do impedimento legal por causa da Ficha Limpa, não cumpriu prazo de desincompatibilização.
Mobilidade em ação? O que é isso?
Continuando minha disposição de ‘estudar o onze’, tenho visto nas inserções de televisão, aqueles recadinhos, como diria o Pinga Fogo, o candidato Pupin falar de um tal programa mobilidade em ação, que não encontrei no seu registro de candidatura. Lá consta o seguinte: “Infraestrutura pública – Humanização do Trânsito – Estacionamento democrático nas áreas centrais da cidade- Implantação do Programa Ecomobilidade: prioridade para pedestres e ciclistas com rede de ciclovias e ciclofaixas – Priorização do transporte coletivo”.
Confesso que não entendi e desconfio que seja retórica (uso de mecanismos contundentes e ostentosos para ludibriar ou vangloriar-se, discurso enfadonho, vazio). Gostaria que alguém explicasse o que significa e em que consiste. E mais: O que seria estacionamento democrático? Como humanizar o trânsito? Hoje o trânsito é desumano? De onde surgiu a ideia da ecomobilidade? Enfim, acho que é embromação, engana eleitor trouxa. Mas posso estar enganado. Pediria ao candidato Pupin, que está respondendo perguntas dos eleitores, que nossos respondesse.
Akino Maringá, colaborador
Handebol: fase classificatória em Maringá

Maringá vai sediar a quarta e última etapa da fase classificatória do Campeonato Paranaense de Handebol da Divisão Especial nos dias 1º e 2 de setembro, nos ginásios de esportes Chico Neto e Valdir Pinheiro, no feminino e masculino. A etapa maringaense terá nove partidas no sábado (1º/9) e oito no domingo (2). A primeira rodada terá início às 13h30, com o jogo masculino entre Arapongas e Marialva, no Chico Neto. Continue lendo ›
Separados na maternidade
Gianne Albertoni em Maringá

A modelo e apresentadora de televisão Gianne Albertoni estará em Maringá no próximo sábado, participando da primeira etapa da semifinal do Faces Pernambucanas. Após o concurso, que escolherá um casal de modelos, a top vai receber os fãs e a imprensa para um bate-papo e sessão de autógrafos.
A passagem de Gianne Albertoni por Maringá deverá se estender até o cemitério municipal, onde está sepultada sua mãe, Maria Tereza Albertoni Vicente, falecida em fevereiro de 2007, vítima de problemas cardíacos, aos 50 anos.
Falecimento
Chileno de nascimento, ele se tornou maringaense de coração. Julio Juan Sena Gonzales, que foi o mais famoso massagista da cidade, tendo inclusive atendido o Grêmio Esportivo Maringá, faleceu no último sábado, aos 76 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Municipal.Continue lendo ›
Vapt-vupt
Pingos em Maringá
Buzega há alguns minutos em Maringá. Pouco, ainda, mas já dá um ânimo.
Pergunta ao Supremo
De Claudio Humberto:
O ministro Dias Toffoli atuou como magistrado ou como advogado do PT, ao votar pela absolvição, ontem, do mensaleiro João Paulo Cunha?
Na TV, Dr. Batista usa legendas e Libras

Uma semana depois do início do horário eleitoral gratuito, apenas o programa do médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN) utiliza a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), voltada aos surdos. O fato se repete em outras cidades: a maioria dos candidatos não disponibiliza uma Libras em seus programas, por considerar as dificuldades ténica e financeira. De acordo com especialistas em fonoaudiologia, usar somente as legendas dificulta a compreensão pelos deficientes, porque nem todos são alfabetizados e, mesmo os que são, têm uma compreensão diferente da linguagem escrita. Dr. Batista considera importante usar a linguagem para surdos, e tem recebido cumprimentos pela iniciativa.Continue lendo ›
Suspensa mais uma pesquisa em Maringá
A Justiça Eleitoral deferiu hoje liminar solicitada pelo PSB, determinando a suspensão da pesquisa da DataVox, empresa ligada aos fratelli Barros. A pesquisa foi contratada pelo jornal Hoje Notícias e seria publicada na próxima quarta-feira. O PSB, que também conseguiu liminar suspendendo a pesquisa que o Ibope realiza em Maringá para a RPC TV, alegou inconsistências na metodologia adotada pelo instituto de pesquisas.
De carona

O candidato a prefeito da coligaão “A mudança continua”, Carlos Roberto Pupin (PP), voltou a aparecer pela segunda semana consecutiva no semanário Impacto Paraná. E, de novo, por causa do coordenador-geral de sua campanha, Ricardo Barros. Clique para ampliar.
Boa proposta
Li no blog do Lauro Barbosa e reproduzo: “Encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado a PEC de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) prevendo o fim de pagamento de subsídio de vereador em municípios com até 50 mil habitantes, além de limitar o total da despesa das câmaras dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal. Com a medida, os vereadores passariam a assumir o cargo eletivo em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional, sendo selecionados aqueles comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local, que aliás, é, sempre foi e será, o grande sonho de todo cidadão brasileiro (infelizmente Maringá não é uma ilha). Se aprovada, a proposição atingiria cerca de 90% das câmaras municipais do país.”
Meu comentário: Acho boa proposta e a CNBB , OAB e outras entidades deveriam aderir, forçar como foi feito no projeto da Lei da Ficha Limpa. Acho que poderia atingir até municípios com 1 milhão de habitantes.
Akino Maringá, colaborador
Representação eleitoral
A coligação “A mudança continua” ingressou com três representações na Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira, todas na 137ª Zona Eleitoral, contra a coligação “Maringá de toda a nossa gente”. A reclamação é na veiculação da propaganda no horário eleitoral e nas inserções ao longo da programação de rádio e televisão.
Planejamento de trânsito
Do professor Wesley Romão, a respeito de evento esportivo realizado ontem em Maringá (sua opinião é compartilhada por muita gente que reclamou ao blog sobre o transtorno ocorrido ontem):
– Penso que poderia haver melhor planejamento do trânsito no centro de Maringá nos dias das maratonas. Pequenas medidas poderiam evitar o transtorno para atravessar o centro na direção norte-sul nos dias destes eventos. Algumas ideias: dividir a pista da perimetral, orientar os motoristas antes de entrarem na área impedida, etc.
Já conhece a equipe
Dias desses perguntei, em postagem, ao candidato Pupin, se eleito, se manteria Leopoldo Fiewsik em seu secretariado, e se teria autonomia para escolher os demais. Claro que ele não respondeu, mas assistindo o ‘ estude o onze’, atento às falas de Silvio II, captei a seguinte frase: Pupin se preparou 08 anos e já conhece a equipe (…). Nem preciso da resposta, para concluir que Leopoldo, que é o braço direito de Ricardo, continuaria, como os demais, talvez voltando Bovo, Mussio, se não for eleito, Ruiz, , enfim a equipe será a mesma. Aliás, vou insistir que o nome da coligação deveria mudar para, por exemplo, ‘não teremos mudanças’, obviamente, em caso de eleição de Pupin, Rocha Loures, Ulisses, ou qualquer outro da equipe de Ricardo Barros.
Akino Maringá, colaborador
Antes e depois

O material de propaganda política do ex-vereador Geremias Vicente da Silva (PSC) – que usa Jeremias, com “j”, como nome para a urna eletrônica – não traz o nome do candidato a prefeito pela coligação “Maringá de toda a nossa gente”, Enio Verri (PT), nem o do vice, Sidnei Telles, também do PSC. Por causa da “rebeldia”, dizem que a foto entregue por ele à Justiça Eleitoral o trazia de cara fechada por causa da coligação com o PT; depois, sem o nome de Verri em seu santinho, ele ficou mais à vontade.
“Seu Vicente”, um grande atleta

Espectadores do horário eleitoral gratuito ficaram com a impressão de que o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) não conhece um dos maiores nomes do atletismo maringaense, Vicente Pimentel Dias. Foi ele quem fez uma das perguntas levada ao ar nos dois últimos programas. Pupin referiu-se a ele como “Seu Vicente”, o que provocou a estranheza. Vicente é irmão da secretária de Educação de Pupin, a ex-vereadora Edith Dias de Carvalho, foi campeão nos 800 e 1.500 metros rasos em quatro Jogos Abertos do Paraná, vencedor por três vezes da extinta (uma pena) Prova Sussumu Itami e vencedor das duas primeiras edições da Prova Rústica Tiradentes.
Um outro nome
Na semana passada, o empresário Francisco Feio Ribeiro Filho, ex-presidente da Urbamar, recebeu as visitas do prefeito Silvio Barros II e Ricardo Barros. Foi o bastante para o pessoal achar que Chiquinho Ribeiro foi sondado para assumir a condição de candidato a prefeito da coligação “A mudança continua”, em Maringá, caso o registro da candidatura de Pupin permaneça indeferida. Os amigos dele, porém, não acreditam que ele deixe os bastidores para subir à ribalta.
Doze anos depois
A última campanha eleitoral disputada por Hércules Ananias de Souza, candidato a prefeito de Maringá pelo PSDB, foi há 12 anos. Em 2000 ele foi candidato a vereador pelo PSD e fez 1.028 votos.
Transplante será no dia 10
João Bombeirinho não viajará mais nesta terça-feira para realizar o transplante de medula óssea no Hospital das Clínicas, em Curitiba. O procedimento agora foi marcado para o próximo dia 10. A mudança de data acontece porque ele não está em condições de viajar, já que sua imunidade está baixa. Até lá ele realiza tratamento em Maringá para recuperar a imunidade. De qualquer forma, a realização do transplante está garantida. A informação foi dada durante coletiva da mãe de Bombeirinho à imprensa, nesta tarde, no quartel do Corpo de Bombeiros, em Maringá.
Nóis vai, nóis vem
O programa eleitoral da coligação “A mudança continua” continua espancando o Aurélio. Ouvi hoje pela manhã, achei que tinha entendido errado, mas leitor também notou na televisão. No programa Estúdio 11 o garoto-propaganda diz: “Educação e saúde, dois setores que será prioridade…”.
Da série “Estude o Onze”
No o papel de cidadão, visando esclarecer o eleitor, que não tem tanto conhecimento dos meadros da política, a interpretar corretamente o horário eleitoral, pergunto: Marco Antonio Rocha Loures foi secretário de Saúde, antes ou depois de Heine Macieira, na primeira gestão Barros/Pupin. Lembro bem que ficou dois ou três meses e não aguentou a pressão, preferindo sair para se dedicar às atividades profissionais como médico. Heine, por seu turno, foi exonerado por incompetência para resolver os problemas, segundo amplamente divulgado pela imprensa, na época, e um dos maiores críticos foi Pupin.Continue lendo ›
Cena da saúde pública maringaensse
Desde as 11h55 de hoje um senhor, que tem problemas de saúde e passou mal quando andava na avenida Brasil, proximidades do Edifício Transamérica, aguarda atendimento do Samu. Populares e comerciantes ajudaram o senhor, que está sentado numa cadeira há mais e duas horas aguardando o atendimento. Justo hoje, quando saúde foi o tema abordado pelo candidato da situação. O Samu, como registrou o blog dias atrás, vive uma situação de penúria: há pouca gente interessada em resolver os seus (muitos) problemas.
Propaganda eleitoral

O blog registra reclamações contra propaganda dos candidatos a vereador Sandrinha da Habitação (PHS)/Pupin (PP) e Flávio Vicente (PSDB)/Pupin (PP). Ambos utilizam placas, deixadas encostadas em muros e postes.

PS – O vereador Flávio Vicente, nos comentários, informa que está providenciado a retirada da placa, garante que está cumprindo a lei, mas que algumas placas estão sendo destruídas. Também a assessoria de Sandrinha da Habitação informou que a placa estava numa residência e teria sido arrancada.
João Bombeirinho

Está marcada para as 15h de hoje, no quartel do Corpo de Bombeiros da avenida Guaíra, em Maringá, uma reunião-coletiva com a Ana, mãe do João Bombeirinho, que amanhã à noite vai de ambulância para Curitiba para se submeter ao transplante de medula óssea. Seu caso é muito raro e no final de semana surgiu o doador. Mais informações: (44) 9113-2799.
Abuso de poder econômico e político
Esta postagem do Rigon me deixou curioso: “Foi mantido hoje, em julgamento do TRE, o indeferimento à candidatura do ex-prefeito João Celso Martini (PP) à Prefeitura de Marialva. Sua candidatura havia sido indeferida por abuso do poder econômico e político.”
Gostaria de ver o acórdão e saber como se prova o abuso do poder econômico e político, pois entendo que isto foi confessado por Ricardo Barros, não só em gravações de conversas telefônicas, autorizadas pela justiça, como em entrevista à RPC. Resta saber se os adversários e o Ministério Público Eleitoral, pediram ou pedirão, a tempo, a impugnação do registro da candidatura de Pupin e qualquer outro sucessor, pois como diria um pastor, ‘o inimigo’ é poderoso e precisa ser ‘bem amarrado’. Não se pode confiar só na tese vitoriosa até aqui, pois o homem pode agir na TSE e no STF. Continue lendo ›
Obituário/Maringá
Aqui.
Convite recusado
No horário eleitoral, Maria Iraclézia de Araújo (DEM) confirma ter recebido vários convites para ser vice nestas eleições. O fato lembra que outro candidato a prefeito de maringá, Wilson Quinteiro (PSB), recebeu convite para ser vice de Silvio Barros II (PP) em 2008. Depois que recusou, Walter Guerlles (PR) foi convidado e também recusou. Não restou a SB II outra opção a não ser Carlos Roberto Pupin, a quem apresenta hoje como seu maior chegado.
Migalhas
Se fazemos tanto esforço para achar nossas razões, como aceitar facilmente as alheias? – Carlos Drummond de Andrade
Impugnada pesquisa do Ibope em Maringá
A primeira pesquisa Ibope em Maringá, contratada pela RPC TV, que seria encerrada amanhã e divulgada esta semana, foi impugnada pela Justiça Eleitoral. O PSB detectou imprecisão na metodologia a ser adotada em campo pela pesquisa e falta de clareza por parte da empresa em relação ao percentual de entrevistados em relação à faixa de renda e grau e instrução, o que daria margem para a manipulação do resultado. A liminar foi concedida nesta manhã ontem à tarde e o instituto está sendo notificado.
Campanha eleitoral disfarçada?
O blog recebeu várias reclamações sobre o verdadeiro propósito do projeto Território da Viola, da Secretaria de Cultura, e que no último sábado à noite esteve defronte o centro comunitário do bairro. O projeto reúne violeiros profissionais com músicos dos bairros e os dez violeiros de cada bairro são premiados, além de uma apresentação especial da dupla Paulo Santana e Vinícius. A questão é que o marido da secretária de Cultura, Flor Duarte, é o vereador Heine Macieira, candidato à reeleição pelo PP, cujos carros adesivados ficaram nas imediações do evento.
Protesto contra viaduto do Contorno Norte

Em seu blog, Rafael Gotardo toca no assunto que envolve a omissão da Prefeitura de Maringa: no viaduto do Contorno Norte no Jardim América, limite com Sarandi, acontecem de dois a três acidentes por semana. O viaduto, reclamam, foi mal feito, está mal localizado e os motoristas têm pouca visibilidade por causa do “bico” de uma chácara e uma casa. Se nenhuma providência for tomada, os moradores dos cinco bairros da região prometem um ato de protesto, fechando a entrada e a saída, impedindo a passagem de veículos.
O dia em Maringá
Aparência é tudo
Hércules Ananias de Souza faz uma campanha aparentemente humilde para prefeito. Mas, depois de contratar um dos mais advogados mais respeitados de Maringá para tascar impugnações em outros candidatos, usa agora no horário eleitoral uma versão “Assim você mata o papai”, do grupo Sorriso Maroto, cujos direitos autorais não devem ter saído barato.
*/ ?>



