Aguardando os dados dos gastos com publicidade
A Prefeitura de Maringá tem 15 dias para enviar à câmara um relatório detalhado dos gastos com publicidade no ano de 2009, incluindo os órgãos veiculadores. A medida decorre de um requerimento dos vereadores Manoel Sobrinho e Marly Martin, aprovado na última terça-feira.
Na minha interpretação isso já está previsto na Lei Orgânica e vem sendo descumprido pelo Executivo, que manda um relatório resumido onde aparecem os valores pagos à Meta Propaganda, sem especificar os rádios, jornais, emissoras de televisão, onde foram veiculadas e a que campanhas se refere. Há quem acredite que isto pode gerar desvios, como os que teriam ocorrido no chamado ‘valerioduto’, onde a empresa de propaganda é o caixa dois de políticos corruptos, e paga por ‘entrevistas’, granjeia simpatia de setores da imprensa para falar bem e não denunciar os desvios, e usa parte do dinheiro para fazer campanhas políticas. Enfim, pode ser um foco gerador de malefícios tanto quanto o do mosquito da dengue. Isto aconteceria em Maringá? Repetimos: há quem acredite que pode acontecer. É preciso fiscalização da câmara.
Akino Maringá, colaborador