fiscalização

Maringá

Denúncias e fiscalização

De acordo com a Prefeitura de Maringá, somente ontem foram 440 denúncias na Ouvidoria e registrados 26 termos de orientação. Equipes seguem nas ruas verificando casos de estabelecimentos descumprindo decreto municipal em prevenção ao coronavírus.

Blog

Prefeitura recebe 12,9 mil denúncias em três semanas

A Operação Integrada da Prefeitura de Maringá e forças de segurança sobre cumprimento do decreto municipal 445/2020 de prevenção ao coronavírus já receberam 12.934 denúncias desde o dia 20; dessas 1/4 geraram vistorias. Das mais de 3 mil vistorias, foram apenas 99 autuações. E ainda assim para muitos casos reincidentes. Por isso, a Secretaria da Fazenda passará a encaminhar um Termo de Orientação para estabelecimentos com dados sobre o decreto. Assim, conseguirá cobrir uma parte maior das denúncias evitando irregularidades. Leia os decretos municipais . 

Continue lendo ›

Blog

Coronavírus: Prefeitura fiscaliza lojas e orienta comerciantes

O Departamento de Tributação e Fiscalização realizou na segnda e terça-feiras várias orientações e notificações aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços considerados não essenciais, mas que estão atendendo em meio expediente. Durante este período, a equipe constatou que a maioria dos estabelecimentos comerciais não está seguindo as normas de saúde estabelecidas no decreto 169/2020 em combate ao coronavírus.

Continue lendo ›

Maringá

O balanço da fiscalização

A Fiscalização Integrada que faz cumprir o estado de emergência por causa do coronavírus em Maringá divulgou o mais novo balanço. Em seis dias, foram 8.204 denúncias; 1.319 vistorias; 150 notificações e 40 autuações. Somente ontem foram 546 denúncias, 266 vistorias e 7 autuações.

Maringá

O volume da fiscalização

Em seis dias de fiscalização nem todas as denúncias foram averiguadas, mas veja o volume do que foi feito pela Fiscalização Integrada em Maringá nesse período:

  • 7.659 denúncias
  • 1.053 vistorias
  • 150 notificações
  • 33 autuações

Akino

Do túnel do tempo

Relembrando um pouco do nosso trabalho de fiscalização, encontramos essa postagem feita em 16 de janeiro de 2009, há 11 anos, portanto,  denunciando, no início do segundo mandado de Silvio II, a criação da Secretaria de Relações Interinstitucionais, um verdadeiro cabide que só Maringá, teve. Revejam:

Secretário dá entrevista

Assisti o trecho final da entrevista do secretário Sorvos de “Relações Interinstitucionais’, e pude perceber o esforço do apresentador Oliveira Junior, como já acontecerá na CBN com Gilson Aguiar, em levantar a bola para que ele justificasse a existência da tal secretaria, mas está difícil. Cada vez mais me convenço da sua total inutilidade e a impropriedade do nome: Inter significa entre, então seria uma secretaria de relacionamento entre instituições. Mas a Prefeitura não é uma instituição. Elaborar projetos e apresentá-los aos ministérios, mas ministérios também não são instituições. Não dá, não consigo entender. Repito. Denunciei ao Ministério Público para ver o que se pode fazer. Acredito que deva ter um limite. Não se pode ir criando secretarias a bel- prazer, afinal é o dinheiro dos nossos impostos que está sendo usado.

Akino Maringá, colunista

E para complementar digo, agora: Foram mais de sete anos batendo na tecla e demonstrando o absurdo que era a tal secretaria e só no último ano da gestão Pupin/ Barros, se acabou com esse sumidouro de dinheiro público, como era também a Secretaria de assuntos comunitários, criada na gestão 2012/2016, para acomodar o pessoal do PMDB, que a na eleição de Pupin aderiu ao ‘barrismo’. Imagine uma secretaria de assuntos comunitários. Saúde, educação, segurança e todos os assuntos de uma administração, não são comunitários?  Fica a dica

Akino Maringá, colaborador

Maringá

Comissão detalha carnaval

Nesta quarta, às 9 horas, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a comissão organizadora vai detalhar a organização do carnaval, refinando todas as informações sobre segurança, mobilidade e fiscalização, entre outros aspectos importantes do evento, informa a Prefeitura de Maringá.Continue lendo ›

Boa notícia

Bem-Estar Animal amplia fiscalização, adoções e resgate em Maringá

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, encerrará 2018 com ampliação da fiscalização, feira de adoções e resgate de animais. Além da intensificação dos serviços, estão previstos para 2019 o início de operação de sistema informatizado de emergência animal e aulas sobre o cuidado e a posse responsável para alunos da educação infantil.Continue lendo ›

Akino

Conhecemo-nos…

…há mais de 10 anos. Lendo esta postagem, sobre o lançamento de livro do Dr. Cruz, reafirmo, a quem interessar possa, que me apresentei para ele, salvo engano em 2008, e mantivemos estreito contato durante no o período em que atuou como titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público em Maringá. Continue lendo ›

Meio Ambiente

Sema intensifica fiscalização de descarte irregular em córregos

A Secretaria de Meio Ambiente de Maringá intensificou a fiscalização em empresas que lançam efluentes no ribeirão Floriano, com a coleta de amostra em pontos específicos do córrego para determinar suspeitas de contaminação. Análise apontou irregularidades no despejo de resíduos decorrentes de processos industriais e foi identificada a origem. A empresa responsável foi penalizada com embargo do descarte até que realize as adequações necessárias no sistema de tratamento.Continue lendo ›

Geral

Muito óleo na pista

oleo

Ontem à noite foi preciso uma força-tarefa para limpeza de mais um derramamento de óleo no asfalto em Maringá, o maior do ano até agora. Um caminhão derramou óleo desde a avenida Prudente de Morais até a Colombo, passando pela Duque de Caxias, e oito motociclistas caíram.Continue lendo ›

Geral

Vitrines serão fiscalizadas

O Procon de Maringá iniciou hoje a fiscalização de vitrines de estabelecimentos comerciais da avenida Brasil e de shoppings. A ação prossegue até sexta-feira e integra a “Operação Dia dos Pais”, que contará com orientações aos lojistas, tira dúvidas dos consumidores entre outras atividades até a data festiva comemorada no dia 13 de agosto.Continue lendo ›

Maringá

Procon fiscalizará preços de combustíveis em Maringá

Gasolina

O Procon de Maringá solicitou à câmara municipal que realize o levantamento de toda a legislação relacionada aos postos de combustíveis para apurar se há exigências municipais que onerem os estabelecimentos e justifiquem o preço dos produtos. De acordo com o diretor do Procon, Rogério Calazans, o preço praticado em Maringá é bem mais elevado do que em outros municípios do estado, o que motivou o trabalho.Continue lendo ›

Akino

Boas falas…

CPI do terminal

… fizeram os vereadores Sidnei Telles e Jean Marques, na sessão de hoje. Telles cobrando a necessidade de fiscalização, por parte do Executivo das atividades (receita, quilometragem percorrida, número de passageiros efetivos, gratuidade, enfim a planilha) da TCCC. Jean defendeu a prestação de contas ontem, dizendo que a comparação honesta a ser feita é entre o primeiro quadrimestre 2016 e o mesmo período de 2017, e que os resultados estão dentro do esperado. Continue lendo ›

Akino

Do Carmo fiscaliza

EAB

Mais dois bons requerimentos do vereador Do Carmo foram aprovados hoje. O primeiro pede que o Executivo informe sobre a lei 9.642/2013, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A. e Expoair Exposições e Eventos Ltda., visando repasse de recursos financeirosContinue lendo ›