A volta da fiscalização
O repórter Índio Maringá aguarda, com outros da imprensa, a retomada da fiscalização do cumprimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus, por parte da prefeitura municipal.
O repórter Índio Maringá aguarda, com outros da imprensa, a retomada da fiscalização do cumprimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus, por parte da prefeitura municipal.
A Prefeitura de Sarandi, através da Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal, realizou uma blitz de fiscalização, para verificar se as lotéricas e bancos estão cumprindo os protocolos sanitários de controle ao covid-19 estabelecidos no decreto n° 1389/2020.
Continue lendo ›De acordo com a Prefeitura de Maringá, somente ontem foram 440 denúncias na Ouvidoria e registrados 26 termos de orientação. Equipes seguem nas ruas verificando casos de estabelecimentos descumprindo decreto municipal em prevenção ao coronavírus.
A Operação Integrada da Prefeitura de Maringá e forças de segurança sobre cumprimento do decreto municipal 445/2020 de prevenção ao coronavírus já receberam 12.934 denúncias desde o dia 20; dessas 1/4 geraram vistorias. Das mais de 3 mil vistorias, foram apenas 99 autuações. E ainda assim para muitos casos reincidentes. Por isso, a Secretaria da Fazenda passará a encaminhar um Termo de Orientação para estabelecimentos com dados sobre o decreto. Assim, conseguirá cobrir uma parte maior das denúncias evitando irregularidades. Leia os decretos municipais .
Continue lendo ›O Departamento de Tributação e Fiscalização realizou na segnda e terça-feiras várias orientações e notificações aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços considerados não essenciais, mas que estão atendendo em meio expediente. Durante este período, a equipe constatou que a maioria dos estabelecimentos comerciais não está seguindo as normas de saúde estabelecidas no decreto 169/2020 em combate ao coronavírus.
Continue lendo ›
A Operação Integrada da Prefeitura de Maringá tem flagrado situações inusitadas em descumpimento ao decreto municipal 445/2020 em prevenção ao coronavírus.
Continue lendo ›No início da tarde de hoje, a Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda de Maringá embargou as atividades das Lojas Americanas da avenida Brasil, e ainda autuou em quase R$ 70 mil.
Continue lendo ›Uma megaoperação de fiscalização vai acontecer nesta tarde, em Maringá, para verificar o cumprimento das medidas em vigor, estabelecidas por decreto.
Continue lendo ›As multas aplicadas pela prefeitura de Maringá em fiscalização ao decreto municipal 445/2020 em prevenção ao coronavirus ou por não cumprir serviços anunciados já soma R$ 779.293,04.
Continue lendo ›A Fiscalização Integrada que confere o cumprimento do estado de emergência fechou ontem à noite, na avenida Riachuelo, Vila Operária, um bar que estava aberto.
Continue lendo ›A Fiscalização Integrada que faz cumprir o estado de emergência por causa do coronavírus em Maringá divulgou o mais novo balanço. Em seis dias, foram 8.204 denúncias; 1.319 vistorias; 150 notificações e 40 autuações. Somente ontem foram 546 denúncias, 266 vistorias e 7 autuações.
Em seis dias de fiscalização nem todas as denúncias foram averiguadas, mas veja o volume do que foi feito pela Fiscalização Integrada em Maringá nesse período:
A Fiscalização Integrada teve apoio da Polícia Militar, agora à noite, ao averiguar denúncia de expediente noturno numa empresa localizada na PR-317.
Continue lendo ›A Fiscalização Integrada contra o coronavírus fechou nesta noite um carrinho de lanches localizado na avenida Tuiuti.
Continue lendo ›Os municípios da região têm procurado cumprir o estado de emergência contra o coronavírus, principalmente com a fiscalização.
Continue lendo ›A Fiscalização Integrada, que está nas ruas em Maringá, orienta também quem trabalha com delivery. Portas e janelas devem estar fechadas e não pode ter mesas e cadeiras na calçada.
O conhecido Jura Lanches, que fica na esquina das avenidas Paraná e Colombo, foi multado e teve a atividade embargada agora à noite.
Continue lendo ›As Lojas Americanas da avenida Brasil com avenida São Paulo também corre o risco de ser autuada e fechada, pois está descumprindo o isolamento social por conta do novo coronavírus.
Continue lendo ›
A Fiscalização Integrada da Prefeitura de Maringá começou a conferir denúncias de empresas que não estão cumprindo o decreto de estado de emergência na cidade.
Continue lendo ›

Relembrando um pouco do nosso trabalho de fiscalização, encontramos essa postagem feita em 16 de janeiro de 2009, há 11 anos, portanto, denunciando, no início do segundo mandado de Silvio II, a criação da Secretaria de Relações Interinstitucionais, um verdadeiro cabide que só Maringá, teve. Revejam:
Secretário dá entrevista
Assisti o trecho final da entrevista do secretário Sorvos de “Relações Interinstitucionais’, e pude perceber o esforço do apresentador Oliveira Junior, como já acontecerá na CBN com Gilson Aguiar, em levantar a bola para que ele justificasse a existência da tal secretaria, mas está difícil. Cada vez mais me convenço da sua total inutilidade e a impropriedade do nome: Inter significa entre, então seria uma secretaria de relacionamento entre instituições. Mas a Prefeitura não é uma instituição. Elaborar projetos e apresentá-los aos ministérios, mas ministérios também não são instituições. Não dá, não consigo entender. Repito. Denunciei ao Ministério Público para ver o que se pode fazer. Acredito que deva ter um limite. Não se pode ir criando secretarias a bel- prazer, afinal é o dinheiro dos nossos impostos que está sendo usado.
Akino Maringá, colunista
E para complementar digo, agora: Foram mais de sete anos batendo na tecla e demonstrando o absurdo que era a tal secretaria e só no último ano da gestão Pupin/ Barros, se acabou com esse sumidouro de dinheiro público, como era também a Secretaria de assuntos comunitários, criada na gestão 2012/2016, para acomodar o pessoal do PMDB, que a na eleição de Pupin aderiu ao ‘barrismo’. Imagine uma secretaria de assuntos comunitários. Saúde, educação, segurança e todos os assuntos de uma administração, não são comunitários? Fica a dica
Akino Maringá, colaborador
Leitores cobram puxão de orelhas na fiscalização de ambulantes irregulares, em especial aos domingos, no Parque do Ingá. Continue lendo ›
(Repostagem) A propósito da fiscalização realizada ontem pelo Procon e Ipem no Posto Rocha Pombo, foi constatada uma irregularidade na bomba abastecedora; a diferença apontada na vazão/medida foi de 180 mililitros, num total de 20 litros, e não 90 mililitros por litro, conforme noticiado.Continue lendo ›
A Receita Estadual do Paraná vai intensificar a partir da próxima semana a fiscalização de veículos com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores em atraso. Uma série de operações começou ontem por Londrina e região, no Norte do Estado. Foram inspecionados 591 veículos e 68 apresentavam irregularidades.Continue lendo ›
A Delegacia de Polícia Federal em Maringá rejeitou recurso e se manifestou pelo cancelamento da atividade de segurança privada prestada pela Associação dos Lojistas do Avenida Center. Em setembro do ano passado o shopping foi autuado pela PF por atividades de segurança privada não autorizadas.Continue lendo ›
Nesta quarta, às 9 horas, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a comissão organizadora vai detalhar a organização do carnaval, refinando todas as informações sobre segurança, mobilidade e fiscalização, entre outros aspectos importantes do evento, informa a Prefeitura de Maringá.Continue lendo ›

A Prefeitura de Maringá está intensificando a fiscalização da publicidade irregular, como a espalhada através de panfletos e cartazes colados em bens públicos pela cidade, como registrou o blog.Continue lendo ›

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, encerrará 2018 com ampliação da fiscalização, feira de adoções e resgate de animais. Além da intensificação dos serviços, estão previstos para 2019 o início de operação de sistema informatizado de emergência animal e aulas sobre o cuidado e a posse responsável para alunos da educação infantil.Continue lendo ›

No horário eleitoral, a deputada Maria Victoria diz que, além de legislar, fiscaliza o Executivo atual. Continue lendo ›

O passeio público da avenida Brasil, entre as avenidas Paraná e São Paulo, parecia outro hoje à tarde, depois que a Prefeitura de Maringá fez um pente-fino e retirou todos os ambulantes que atuavam ilegalmente.Continue lendo ›

Teve início hoje uma fiscalização, solicitada pelo Ministério Público Federal, a respeito do número de ambulantes na região central da Maringá.Continue lendo ›

…há mais de 10 anos. Lendo esta postagem, sobre o lançamento de livro do Dr. Cruz, reafirmo, a quem interessar possa, que me apresentei para ele, salvo engano em 2008, e mantivemos estreito contato durante no o período em que atuou como titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público em Maringá. Continue lendo ›
… usar Facebook para exercer, especialmente na fiscalização, mandatos. Em Maringá, os edis dispõem de 5 minutos em todas as sessões, no chamado pequeno expediente, e mais 10 minutos no grande expediente das sessões das quintas-feiras. Continue lendo ›

… na função de fiscalização do Executivo? Fomos buscar e encontramos aqui, em resumo: Continue lendo ›

A Secretaria de Meio Ambiente de Maringá intensificou a fiscalização em empresas que lançam efluentes no ribeirão Floriano, com a coleta de amostra em pontos específicos do córrego para determinar suspeitas de contaminação. Análise apontou irregularidades no despejo de resíduos decorrentes de processos industriais e foi identificada a origem. A empresa responsável foi penalizada com embargo do descarte até que realize as adequações necessárias no sistema de tratamento.Continue lendo ›
Ontem à noite foi preciso uma força-tarefa para limpeza de mais um derramamento de óleo no asfalto em Maringá, o maior do ano até agora. Um caminhão derramou óleo desde a avenida Prudente de Morais até a Colombo, passando pela Duque de Caxias, e oito motociclistas caíram.Continue lendo ›
O Procon de Maringá realizou em parceria com a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda a segunda etapa da Operação Dia dos Pais (a primeira foi a fiscalização de vitrines), sendo fiscalizados restaurantes e churrascarias do município. Todos os estabelecimentos apresentavam algum tipo de irregularidade.Continue lendo ›
O Procon de Maringá iniciou hoje a fiscalização de vitrines de estabelecimentos comerciais da avenida Brasil e de shoppings. A ação prossegue até sexta-feira e integra a “Operação Dia dos Pais”, que contará com orientações aos lojistas, tira dúvidas dos consumidores entre outras atividades até a data festiva comemorada no dia 13 de agosto.Continue lendo ›
O Procon de Maringá solicitou à câmara municipal que realize o levantamento de toda a legislação relacionada aos postos de combustíveis para apurar se há exigências municipais que onerem os estabelecimentos e justifiquem o preço dos produtos. De acordo com o diretor do Procon, Rogério Calazans, o preço praticado em Maringá é bem mais elevado do que em outros municípios do estado, o que motivou o trabalho.Continue lendo ›
… fizeram os vereadores Sidnei Telles e Jean Marques, na sessão de hoje. Telles cobrando a necessidade de fiscalização, por parte do Executivo das atividades (receita, quilometragem percorrida, número de passageiros efetivos, gratuidade, enfim a planilha) da TCCC. Jean defendeu a prestação de contas ontem, dizendo que a comparação honesta a ser feita é entre o primeiro quadrimestre 2016 e o mesmo período de 2017, e que os resultados estão dentro do esperado. Continue lendo ›
Mais dois bons requerimentos do vereador Do Carmo foram aprovados hoje. O primeiro pede que o Executivo informe sobre a lei 9.642/2013, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A. e Expoair Exposições e Eventos Ltda., visando repasse de recursos financeirosContinue lendo ›