Primeira página
Capa do jornal Extra, do Rio de Janeiro (RJ).
Capa do jornal Extra, do Rio de Janeiro (RJ).
O Greg News, apresentado por Gregório Duvivier na HBO, que sairá por dar para férias, fala esta semana sobre jornalismo.

1 – Orlando Gonzalez (foto), que mantinha coluna de esportes em O Diário do Norte do Paraná, deve passar a escrever também para o portal Maringá Post. Gonzalez é conhecido por cobrir várias modalidades esportivas.Continue lendo ›
Às 7h30, depois do Jornal da Manhã, o maior noticioso do rádio brasileiro, entra no ar, ao vivo, a primeira edição do Pan News na Jovem Pan Maringá (101,3 FM), com notícias locais e regionais. Acompanhe aqui.

Daqui a pouco, depois do Jornal da Manhã, que está no ar desde as 6h, a Jovem Pan Maringá exibe ao vivo a primeira edição do Pan News na Jovem Pan FM Maringá, com notícias locais e regionais. Acompanhe aqui.

Alguns veículos de comunicação de Maringá, entre eles rádios e jornais, ignoram solenemente até agora que o Ministério Público Federal pediu a impugnação de 52 políticos paranaenses, entre eles o ex-governador Beto Richa e o deputado federal Ricardo Barros, inelegível desde janeiro de 2016.Continue lendo ›

Ao colocar seu nome como pré-candidato a presidente da República pelo PP, considerado o partido mais corrupto do país, Ricardo Barros volta a praticar seu esporte predileto: protagonizar polêmica. Em ano eleitoral, ajuda a manter o nome da mídia, ao menos.Continue lendo ›
O clima raivoso entre alguns ex-cargos comissionados da Prefeitura de Maringá chega a ser perturbador e já merece a interferência do Ministério Público Estadual, uma vez que agora a instituição está sendo publicamente acusada de ter sido ‘comprada’ pela administração municipal.Continue lendo ›
1 – A Folha de S. Paulo anuncia que, a partir de hoje, deixa de publicar conteúdo no Facebook.Continue lendo ›
A notícia de que a Maringá Previdência contratou, sem licitação, uma corretora envolvida em uma série de problemas, segundo o Conjur, não despertou o interesse da chamada mídia convencional. Antes, já havia o caso Plena.
Nem mesmo houve interesse em saber quem estava à frente da autarquia quando os contrato foram assinados. Continue lendo ›
Depois de muitos anos, Claudio Galetti deixou O Diário do Norte do Paraná, onde era editor.
Já a jornalista Larissa Ayumi Sato saiu do site diario.com
A Rádio Massa FM, de Maringá, efetuou mudanças esta semana, que incluíram cortes. Edson Valério confirmou que segunda-feira foi seu último dia na emissora, onde estava desde fevereiro do ano passado, e que vai “abraçar um novo projeto com a sensação de missão cumprida”.
Ainda da mídia tradicional: jornalistas de um grande jornal diário da região, no final da tarde, paralisaram o trabalho para avaliar o que farão diante dos constantes atrasos de salário.
De Marco Antonio Villa, na Jovem Pan News: “Ele fala muita bobagem. Deveria calar a boca”.
De Milton Jung, âncora do Jornal da CBN: “O ministro da Saúde, Ricardo Barros, voltou a derrapar nas ideias”.
De Chico Pinheiro, no Bom Dia Brasil: “Não sei se é ato falho de machismo ou desinformação mesmo, mas é com certeza uma gafe”.
O jornalista Domingos Trevizan (dir.), na foto com Ederlei Alkamim, do PV, assumiu a coordenação de mídia da campanha do vereador Ulisses Maia (PDT) a prefeito de Maringá. Trevizan, que já coordenou a mídia em campanhas do Dr. Batista (PMN), seria o marqueteiro da campanha de Ana Lúcia Rodrigues, do PCdoB, que desistiu da candidatura para ser vice na chapa de Humberto Henrique (PT).
A mais recente edição do Impacto Paraná dá duas colheres de chá para Ricardo Barros. Primeiro, acima, que cobra a origem de tanto gasto da família de políticos com a mídia. Continue lendo ›
Em ano eleitoral, como se sabe, prefeituras municipais não podem gastar com propaganda.
Para contornar a lei, um conhecido político regional viabilizará propaganda do governo federal (mais especificamente, da Caixa Econômica Federal, aquela que financia derrubada de árvores) para continuar dando mensalinho a seus parceiros da mídia para que estes possam apoiar o candidato a prefeito de seu grupo político.
O Plugcitários do Ar, evento de comunicação que já rodou pelo Brasil e reuniu mais de 10 mil participantes, chega a Maringá no próximo sábado, 30, no Teatro Luzamor. O evento receberá até 400 participantes da cidade e também do Paraná, como Curitiba, Londrina, Guarapuava e Astorga.
Da programação fazem parte palestras e debates interativos conduzidos por profissionais reconhecidos no mercado e de diferentes áreas.Continue lendo ›
A capa de O Diário do Norte do Paraná desta terça-feira destaca, uma semana depois, o descontentamento da população com a falta de água na cidade. Antes tarde do que nunca, diria o leitor.
Desde a quarta-feira da semana passada e ao longo das últimas cinco edições a manchete do jornal trazia um tom otimista (abaixo), mas tem uma hora que não dá.Continue lendo ›
Duas grandes empresas de Maringá, conhecidas por sua relação com a mídia, pois anunciam fielmente em algumas datas especiais, resolveram dar um tempo e não investir em propaganda neste final de semana.
É uma estratégia de precaução diante da incerteza do que vem pela frente.
1) A BandNews pode ser a novidade do rádio maringaense, no início de 2016. Assumiria o dial no lugar da Nativa FM. 2) Por falar em rádio, este deve ser o último mês de uma emissora que tem concessão em cidade da região mas transmite de Maringá, onde tem estúdio. Uma pena. 3) Voltaram a falar numa edição do jornal Metro em Maringá, também a partir do ano que vem.
O milionário maringaense Juarez Arantes surpreendentemente passou a habitué da mídia, mas, se fica fácil jornalista achá-lo, ainda há dificuldade para os oficiais de justiça. Seria uma mudança estratégica.
Recentemente o blog noticiou que ele teve a prisão decretada pela justiça de Goiás, por causa de pensão alimentícia. Ele estava foragido em razão do mandado, que conseguiu revogar, mas ainda deve cerca de R$ 400 mil à sua ex-mulher. Continue lendo ›
Tem muito dono de jornal chiando: o governo do Paraná resolveu reduzir o volume de gastos com propagandas em alguns veículos de comunicação, a partir deste mês. A redução, válida para a maioria dos veículos, será de até 25%.
Frase de Marcelo Tass no CQC:
– Onde tem um prefeito pilantra, tem uma parte da mídia que ele controla (veja aqui).
Felizmente estes casos não acontecem no Paraná. Aqui não há prefeitos pilantras e a mídia não se deixa ser controlada. Não é mesmo…
Akino Maringá, colaborador

Uma lógica perversa – A revista Veja que começa a circular hoje teve acesso a documentos de Paulo Roberto Pires apreendidos pela PF na operação Lava-Jato. Eles revelam a lógica perversa por trás das indicações políticas para cargos públicos. O ex-diretor da Petrobras foi indicado a esse cargo com uma missão: recolher dinheiro para seus patronos junto às empreiteiras que ele contratava na petrolífera. Simples assim.

Fabrique você mesmo – Tecnologias como as impressoras 3D deverão trazer para cada um de nós uma fábrica particular. A revista Época mostra quem são os pioneiros dessa onda que promete uma nova Revolução Industrial.

Lavanderia André Vargas – Obtido com exclusividade pela revista IstoÉ, inquérito no STF pode levar André Vargas à cadeia por falsidade ideológica. Para o MP e a PF, o deputado petista montou uma “lavanderia” para justificar recursos de origem duvidosa que irrigaram suas campanhas eleitorais.
Do site do Grêmio Maringá:
Inquestionavelmente o interior do Paraná vive um momento ímpar no futebol com a final entre as duas principais cidades do interior. Muito se fala a respeito dessa final caipira, onde os principais clubes da capital ficaram de fora e a verão apenas pela tela de televisão. Mas o que nos questiona no frigir dos ovos é a insistência da mídia especializada de Maringá, e também da entidade Sociedade Esportiva Alvorada Clube, em querer de forma oportunista utilizar as cores preto e branca (mas tudo deve ser uma coincidência, né?) e a denominação de “Clássico do Café” no que tange as partidas finais do campeonato paranaense de 2014 envolvendo Maringá F. C. x Londrina E. C. Desde a criação da Sociedade Esportiva Alvorada Clube, essa “guerra” vem sendo travada nos bastidores da mídia oficial e também em redes sociais.Continue lendo ›
Nas redes sociais há muitos comentários sobre a cobertura da imprensa às manifestações no país. Em Maringá, há críticas contra a mídia que poupou o prefeito, como fez Luiz Modesto, que comparou O Diário à Globo. “O Diário omite insatisfação contra Pupin e cita apenas Dilma como alvo dos manifestantes”, destacou, apontando link e citando que o jornal fez ouvidos surdos às palavras de ordem contra o fantoche de plantão.
Há quase duas semanas o maringaense Jorge Mariano Marcondes Ferraz, 54, foi morto em Curitiba, quando visitava a família. Seu filho, que foi fotógrafo da Câmara de Maringá, escreveu no Facebook sobre a atuação da imprensa policial na cobertura do fato: “O Siate foi realmente rápido. Mas sabe quem foi mais rápido ainda? As equipes de jornalistas que chegaram ao local. Chegaram antes das viaturas, já com filmadoras ligadas, câmeras disparando e perguntas sendo feitas. Sem qualquer tipo de respeito pela dor, pela tragédia e pela situação em que nos encontrávamos. Apenas um, um cinegrafista, que não sei de qual emissora, saiu de perto e não fez imagens após o meu pedido. E antes que venham aqui me falar que eles estavam apenas fazendo o trabalho deles e que eu não sei como é isso, eu sou jornalista e eu já fiz cobertura policial. Mas foi após a minha primeira cena de crime que nunca mais cheguei perto desse tipo de cobertura. O motivo é muito simples: eu tenho um mínimo de respeito e decência.Continue lendo ›
Funcionário da Prefeitura de Maringá está intrigado com o fato desta notícia publicada no blog (e que resultou em outras três postagens sequentes) não ter ganhado, quatro dias depois, repercussão na mídia tradicional da cidade e da região. O motivo, caro servidor, talvez seja esta outra nota publicada no mesmo domingo. Lembrando que estamos no século 21.
Um grande veículo de comunicação está concluindo uma série de reportagens que irá abalar Maringá. O tamanho da bomba justificativa o nervosismo, quase desespero, de um certo político local nos últimos dias.
Manchete da Folha de S. Paulo deste domingo, o novo projeto do governo federal na área de mídia promete polêmica: ele propõe o fim do espaço pago na televisão brasileira, do mercado paralelo de concessões. Informa Julio Wiziack, a última versão da minuta do decreto, que foi batizado pelo setor de “novo marco regulatório da radiodifusão”, traz a proibição expressa do aluguel de canais e de horários da programação de rádio e TV. A lei atual não proíbe a prática de forma explícita, o que permitiu o aumento de programas religiosos e exclusivamente comerciais, principais clientes desses horários. Leia mais (para assinantes).
Infelizmente muitos veículos de comunicação de Maringá não fazem jornalismo de qualidade. A repercussão “controlada” da nota divulgada hoje pela Arquidiocese de Maringá mostra como muitos dos veículos locais que dizem fazer jornalismo sério, na prática, não o fazem. Entretanto, graças às novas tecnologias e graças aos veículos sérios, a população já está sabendo qual é a posição da Igreja com relação à discussão sobre a problemática do lixo. Se vivemos em uma democracia, o debate é fundamental para a consolidação da mesma. Veículo de comunicação democrático é aquele que dá espaço ao debate. Você mesmo pode fazer a leitura dos veículos de comunicação da cidade. Veja como cada um aborda o assunto – ou não aborda.
A opinião acima, do jornalista Everton Barbosa, assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá, está no Facebook.