seduc

Educação

Ano letivo começa dia 6 com mudanças

A  Educação de Maringá inicia o ano letivo alinhada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigida em todo país pelo Ministério da Educação. Medidas definem aprendizagens essenciais para alunos da rede pública e privada da Educação Básica (infantil ao ensino médio). As principais mudanças estão na antecipação da alfabetização e ensino de matemática para o 2º ano do fundamental.

“Ao final do ano, alunos deverão estar com leitura fluente e escrevendo com autonomia. Focaremos na alfabetização, antes realizada no 3º ano”, explica Gisele Colombari, secretária da Educação. Entre as mudanças estão a inclusão do ensino religioso obrigatório, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e inclusão de tecnologias (como o uso dos 1.855 notebooks adquiridos em 2019, para alunos dos 4º e 5º anos).

Outro avanço no ensino, proposto pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, está na mudança do sistema de avaliação, passando de bimestral para trimestral, possibilitando mais tempo ao professor para ensinar e, aos alunos, melhora na assimilação do conteúdo. As aulas para os 44 mil alunos da rede municipal iniciam no dia 6 de fevereiro. (PMM)

(Foto: Marly Silva)

Akino

Informações da Seduc e opinião

A Seduc está licitando para pintura dos próprios públicos. Provavelmente, já no início de 2019, as unidades começam a ser contempladas. Além de pintura serão realizadas obras de acessibilidade, atendendo termos de ajuste de conduta, informa a secretária Valkíria Trindade de Almeida Santos. Continue lendo ›

Akino

Boa notícia da Seduc

Visitei hoje a Seduc, onde fui recebido pela secretária Valkíria Santos e a diretora de Gestão Educacional Maria Inez Benites Bria, e assessoria. Foi uma conversa muito proveitosa, de mais de uma hora, ocasião em que inteirei-me dos projetos em andamento nesta importante área da administração municipal.Continue lendo ›

Educação

Mostra musical

Com temática da Jovem Guarda, os alunos da rede municipal de educação se apresentam na 3ª Mostra Musical, hoje e amanhã, no Teatro Calil Haddad. Cerca de 300 estudantes de 15 escolas municipais da rede municipal de ensino estão envolvidos no projeto, criado para promover e divulgar as práticas artísticas da linguagem musical. Continue lendo ›

Maringá

Quadras esportivas de escolas são abertas à comunidade

A Secretaria de Educação de Maringá disponibiliza o uso de 34 quadras esportivas das escolas à comunidade, que pode ser utilizado durante a semana entre as 18h e 22h e também aos finais de semana das 7h às 22h.
Não há exigência de pagamento de taxa: a responsabilidade dos usuários está relacionada aos cuidados essenciais ao patrimônio público, sendo prevista sanção em caso de registro de danos.Continue lendo ›

Blog

Interesse

seduc

O prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), que chega ao final de seu governo mostrando-se alheio e desinteressado de quase tudo, brilha os olhos quando se fala na compra do prédio onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Educação, alugado por R$ 38.672,21 mensais.
Ele demonstra tanto interesse que tem chamado os vereadores para pedir que aprovem a compra.Continue lendo ›

Akino

Quem é o dono do prédio?

A se confirmar que a admistração Pupin/Barros pretende comprar um prédio no valor de quase R$ 5 milhões, do apagar das luzes, a primeira pergunta que precisa ser respondida é ‘quem é dono?’.
Seria parente de alguém da cúpula que se considera dona da cidade? Laranja? Quem, quem?Continue lendo ›

Blog

Fim de feira

O blog soube que a Secretaria de Educação disponibilizou pelo menos uma servidora para ajudar na decoração do Baile do Hawaí, que acontece hoje na Associação dos Funcionários Municipais de Maringá.
Não se sabe se a servidora, que tem muita influência na administração, terá o dia descontado.

Blog

Na Seduc

Ex-diretora do CMEI José de Anchieta, Juliana Rosa Bogo Braz, que passou de vencimentos mensais de R$ 4.860,00 (setembro) para R$ 7.140,83 (novembro), está na Seduc.
Dizem que até a ex-secretária Solange Lopes tem encontrado dificuldades para obter documentos na pasta que comandava.

Maringá

Secretária estaria de saída

Solange Lopes

O blog soube que a professora Solange Lopes, secretária de Educação de Maringá, teria encaminhado carta de exoneração ao prefeito Carlos Roberto Pupin (PP).
O pedido de demissão acontece um dia após uma grande reunião do ex-prefeito Silvio Barros II (PP) com servidores da área de educação, numa chácara da cidade. Continue lendo ›

Educação

Seduc de Maringá emite nota sobre a ‘creche virtual’

cmei

A propósito do vídeo postado pela professora Ana Lúcia Rodrigues nas redes sociais, mostrando a situação da creche do Jardim Monte Rei, em Maringá, a secretária municipal de Educação, Solange Lopes, emitiu uma nota de esclarecimento.
Diz a nota: “1º) A obra que seria construída no jardim Monte Rei, tratava-se de recursos do Governo Federal, proposta para o ano de 2013. O governo PT teve problemas com o envio dos recursos, teve problemas com a licitação das obras no Brasil inteiro, pois uma única empresa havia vencido o processo licitatório e sem maiores explicações o governo federal suspendeu a construção e o envio total do recurso. Porém, demorou dois anos para uma definição.Continue lendo ›

Maringá

A bomba da vez

Certificado

A secretária de Educação, Solange Lopes, e sua equipe de CCs cometeram uma falha gravíssima nos certificados, deixando professores da rede municipal sem progressão na carreira. Está no site do Sismmar – aqui.

Maringá

Educação: tarde movimentada

A reunião desta tarde do Conselho Municipal de Educação, na sede da Seduc da avenida João Paulino Vieira Filho, no Novo Centro, tem tudo para ser agitada.
Pelo menos duas cobranças serão feitas à Secretaria Municipal de Educação: a questão do programa de sexo que era para ser uma aula de cidadania (leia aqui) e a proibição, determinada pela Seduc, para que funcionários que cumprem 8 horas e têm de 1h30 a 2 horas de almoço não possam mais descansar nas escolas ou creches em que trabalham. Continue lendo ›

Gossip

Programa de sexo em aula que era para ser de cidadania

NF

A propósito da postagem “Pânico na Seduc”, feita no último domingo, circula que o verdadeiro motivo do pânico foi encontrado.
No planejamento do terceiro bimestre para alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Maringá foi solicitado demonstrar aos alunos qual a função de uma nota fiscal e de um cupom fiscal. Seria uma aula de cidadania, porém, como modelo de nota fiscal colocaram a de um comércio Lanchonete e Restaurante Pioneiro, de Palotina, emissão de 2003, e discriminado está nada mais nada menos do que um “programa” com prostituta.

Gossip

Pânico na Seduc

Verdadeiro pânico na Secretaria Municipal de Educação de Maringá.
Não se sabe ao certo o motivo, mas as coordenadoras estiveram nas escolas municipais para apagar de todos os computadores e pen drive os planejamentos de aulas de todas as turmas e recolheram todos os CDs com o programa além dos planejamentos que já tinham sido impressos e estavam com os professores.Continue lendo ›

Geral

Projeto nas escolas

projeto

A MC Produções, de Carpina (PE), foi novamente contratada pelas secretarias de Trânsito e Seguranças e de Educação de Maringá, para mais uma campanha educativa no trânsito local. Desta vez a campanha é voltada para as crianças que se encontram no ensino fundamental, visando uma melhor educação no trânsito.
Pelo que o blog soube, a turma irá às escolas, não permanecendo mais ao lado das faixas de pedestres como os motoristas e transeuntes estavam acostumados, em Maringá.