seduc

Leitura

Prefeitura compra livros

livro

(Corrigido) “1001 Carros Para Dirigir Antes De Morrer”, que traz centenas de fotografias coloridas e informações técnicas de 1001 automóveis de marcas famosas, é um dos livros recentemente adquiridos ela Secretaria de Cultura de Maringá junto à Página Distribuidora, por R$ 89.036,00, para as bibliotecas municipais.
Além de livro com as fábulas de Esopo, entre outros, fazem parte do lote “Assédio Moral no Emprego”, de Sergio Pinto Martins, e “Dicionário Maçônico”, de Rizzardo da Camino.Continue lendo ›

Educação

Estágio

estagio

Uma postagem feita pela coordenadora pedagógica do Unicesumar numa rede social volta a levantar a discussão em torno dos supostos benefícios da instituição junto à Secretaria Municipal de Educação de Maringá.

Educação

Secretária divulga nota sobre projeto do cuidador infantil

Solange Lopes
A secretária de Educação de Maringá, Solange Lopes, a propósito do projeto sobre a criação do cargo de cuidador infantil (rejeitado pelos vereadores), e alegando distorções, enviou o seguinte esclarecimento:

1) A criação do cargo de “cuidador infantil” tinha como objetivo a função de realizar tarefas básicas relativas às crianças, sem desenvolver qualquer atividade pedagógica ou de ensino, inclusive, em qualquer unidade municipal, não apenas em Escolas ou CMEIs. Também desenvolveria atividades de acompanhamento no transporte de crianças, conforme descrito na proposta legislativa que disciplinava a função;Continue lendo ›

Educação

Armação frustrada

Bem que a secretária municipal de Educação e sua equipe tentaram escapar do debate sobre o retrocesso que significa a criação do cargo de cuidador infantil, sem formação para trabalhar com crianças. Mas a armação não funcionou.
A primeira tentativa foi a ausência na reunião marcada em dia e horário solicitado pela secretária na segunda-feira. A outra aconteceu minutos antes da sessão de ontem.
O blog soube que orientaram os professores da UEM para aguardarem no plenarinho do Legislativo. Enquanto isso, a secretária e sua equipe entraram na sala da presidência da Câmara e iniciaram a argumentação na tentativa de convencimento dos vereadores. Ao perceberem o que estava acontecendo, as professoras se dirigiram ao gabinete da presidência, quando foram barradas e orientadas novamente a aguardar no plenarinho.
A manobra não teve sucesso e as professoras entraram na reunião, como havia sido combinado, e confrontaram os números apresentados pela secretária e sua equipe, resultando na decisão unânime dos vereadores contra a proposta de Solange Lopes.

Educação

Administração inconformada

Solange Lopes, secretária municipal de Educação, está inconformada com a decisão dos vereadores que, ontem, rejeitaram o retrocesso que ela e sua equipe estão propondo para a educação infantil de Maringá.
Segundo informações, hoje Solange Lopes reuniu as diretoras do centros de educação infantil e teria falado mal dos vereadores e do sindicato. Secretaria e Paço Municipal estariam tramando para levar as diretoras na Câmara, nesta quinta-feira, com o objetivo de pressionar os vereadores a voltar atrás da decisão. A administração insiste na contratação de pessoas com apenas o ensino m para atuar dentro das salas de aula do ensino infantil.

Geral

Seduc explica fatos envolvendo morte de criança em CMEI

ArthurA Secretaria de Educação de Maringá divulgou nota lamenta profundamente o falecimento de Arthur Oliveira de Melo (foto), aluno do CMEI Afonso Vidal César, na Vila Morangueira. A criança tinha 5 anos e era aluno da rede desde o infantil I. Em função de uma doença, Arthur tomava medicamento de uso frequente, mediante receituário médico.
Explica a nota que durante o período do almoço a criança não quis a refeição. Arthur passou mal por volta das 12h, convulsionando em sala de aula e a professora Carmem Pavesi, ao perceber que a criança estava convulsionando, tomou todas as providências cabíveis para o momento. Foi acionado o Samu, informado aos pais e a Secretaria de Educação, conforme protocolo pré-estabelecido. Continue lendo ›

Akino

Assédio moral na Seduc

Tenho informações de que professores que não são afinados com o grupo político dominante sofrem assédio moral na Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Há casos de servidores afastados, com graves problemas de saúde, pela pressão que sofrem. É bom que os Sismmar fique atento e cobre providências, pois ações na justiças virão e o contribuinte não pode ser penalizado. É um absurdo. Fique esperta secretária, pode sobrar para a senhora.
Akino Maringá, colaborador

Maringá

De olho na preservação do prédio

Seduc Maringá
A partir da próxima quarta-feira a Secretaria de Educação vai passar a atender em novo endereço, um moderno prédio de três andares na avenida Itororó. O que preocupa muita gente é qual o destino que a Santa Alice Loteadora dará ao imóvel, que, segundo o site da prefeitura, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade (lei nº 6.252/2003). O prédio foi construído no final dos anos 40 e abrigou o escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. O prédio chegou a ser destombado, houve denúncia de que dois vereadores do PMDB teriam recebido propina, chegaram a ser condenados, mas ao final foram absolvidos por falta de provas.
PS – Também no site da Prefeitura de Maringá informa-se que o terreno está em nome da Nova Guadelupe Participações Ltda., do grupo Vidigal (CMNP).

Educação

“Não se vê um professor trabalhando feliz”

“Professores da rede municipal afirmam que a secretária da Educação de Maringá, Solange Lopes, está fazendo tudo para prejudicá-los. Não se vê um professor trabalhando feliz”, informa o site Manchete, que reproduz mensagem enviada por um professor. “Ela elaborou o calendário escolar sem ao menos consultar os professores e a comunidade. A “chefe” dos conselheiros da educação, que tem cargo comissionado trabalha dentro da Seduc (na qual não deveria), aprovou o calendário e o aumento de alunos por turmas para 35 uma sala com crianças especiais sem ouvir a opinião dos professores e comunidade, a prova disto é a agenda dos alunos que já foram impressas desde o ano passado com o horário de atendimento das escolas e creches. Ela simplesmente não pediu a opinião de ninguém nem mesmo quis saber a realidade e as condições de cada escola, dos alunos e dos pais”. Leia mais.

Maringá

Calor: uso do jaleco flexibilizado

Após a reclamação dos profissionais do magistério e a intervenção dos dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, o uso do jaleco está sendo flexibilizado, pelo menos, durante o intenso período de calor em nossa cidade. Ontem a Secretaria de Educação encaminhou um comunicado interno informando as unidades sobre a desobrigação do uso do jaleco até meados de março. A informação está no blog do Sismmar.

Maringá

Fazendo o certo

Depois que este modesto blog divulgou que a maioria dos veículos escolares da Secretaria Municipal de Educação de Maringá foi reprovada na vistoria feita pela Secretaria de Trânsito e Segurança, por causa dos tacógrafos, uma boa notícia: agora todos os tacógrafos estão sendo aferidos.

Maringá

Falta de diálogo ou guerra declarada?

A notícia está no blog do João Cidadão: as secretárias da Mulher, Flor Duarte, e da Educação, Solange Lopes, estão enfrentando problemas de comunicação – ou, de repente, estão numa queda de braço. A Semulher realizou uma passeata contra o câncer de mama em novembro (o resto do mundo fez a campanha em outubro) e enviou 50 camisetas para a Seduc, mas na hora da passeata houve a maior confusão, e cadê as camisetas? “Os funcionários (convidados) foram informados que as camisetas estavam com o pessoal da Secretaria de Educação. Quem não gostou nada disso foi a secretária de Educação que,sem dialogar com ninguém, enviou um CI (Comunicado Interno) para todos os órgãos da educação e do governo (menos para a da Mulher) dizendo que não era responsável pelo tal evento e pela distribuição das camisetas”, contou.

Maringá

Grupo de mães faz manifestação na Seduc

Um grupo de mães da Escola Municipal Milton Santos, localizada no Parque Avenida, chegou há pouco à sede da Secretaria de Educação de Maringá, para reafirmar seu descontentamento com o remanejamento de oito professores daquele estabelecimento em pleno andamento do ano escolar. As mudanças devem ser efetivadas pela administração a partir da próixima segunda-feira. A Seduc até agora não abriu espaço para negociar com a comunidade escolar; na semana passada, uma assessora da secretária Solange Lopes informou aos pais que a secretaria não tem que dar satisfação a nenhum deles. O Conselho Tutelar Zona Sul encaminhou à secretaria documento em que pede informações sobre o atendimento desta e outras solicitações dos pais (que querem também a cessão do espaço da escola para reunião de assuntos comuns), e o prazo para resposta termina amanhã. Esta não é a primeira vez que a Seduc vira alvo de manifestação. Professores e outro grupo de pais, do Itaipu, já protestaram contra ações daquela secretaria.

Midia

Reportagem ouve mães e vereadores

Gilmar Ferreira
O radialista Gilmar Ferreira, que acompanhou todo o caso envolvendo a ocupação da Secretaria de Educação de Maringá por mães de alunos da Escola Oscar Pereira dos Santos, leva ao ar na manhã deste sábado, pela Rede de Rádios, um resumo do ocorrido. A reportagem trará a opinião dos vereadores que estiveram no prédio e se comprometeram a ajudá-las.

Blog

Vereadores querem “solução imediata”

seduc8
Há pouco, os vereadores Ulisses Maia (PP), Belino Bravin (PP), Márcia Socreppa (PSDB) e Chico Caiana (PTB) estiveram na sede da Seduc conversando com as mães que querem o cumprimento de acordo feito com a administração. “Queremos a solução imediata, que é o retorno do ônibus para os alunos do Parque Itaipu”, resumiu Ulisses. Também há pouco surgiu a informação de que forças policiais iriam até a Secretaria de Educação para retirar os manifestantes à força.
PS – Com a intervenção dos vereadores (as bancadas do PSB e PMN também se mostraram solidárias ao movimento), as mães encerraram o protesto por volta das 20h30.

Blog

Mães de alunos acampam na Seduc à espera de uma solução

seduc
As sete mães do Parque Itaipu que procuraram a Secretaria Municipal de Educação na tarde desta sexta-feira decidiram permanecer de vigília até que a situação se resolva. Elas querem que a Prefeitura de Maringá volte a liberar o ônibus que fazia, por vários anos, o transporte escolar de seus filhos. Com o grupo, neste momento, está uma criança de 7 anos. Todos estão no corredor da Seduc, defronte o gabinete da secretária de Educação, Solange Lopes, que não as recebeu, por causa de compromissos pessoais; coube ao diretor Paulo André receber as mães. Com o fim do expediente (a sede da secretaria fica na esquianda avenida Duque de Caxias com rua Joubert de Carvalho), dois guardas municipais acompanham as mães, que prometeram um protesto pacífico até que se encontre uma solução. Elas pedem a presença do ex-deputado Ricardo Barros (PP), que no final de fevereiro havia mediado o acordo com o prefeito Carlos Roberto Pupin. O vereador Belino Bravin (PP) passou por lá e disse que tentará resolver o problema; ele disse que iria procurar Ricardo Barros, que já tinha conhecimento do ocorrido. Fotos Agnaldo Vieira.

Educação

Mais uma categoria insatisfeita


Esta é uma carta que está circulando entre os auxiliares administrativos da Secretaria de Educação de Maringá e que exercem a função de secretário nas escolas municipais. Como a secretária Solange Lopes faz questão de dizer que não lê este modesto blog, seria interessante alguém alertá-la sobre as queixas, inclusive aquelas que se referem à falta de perspectiva de crescimento profissional e desvalorização dos servidores.

Blog

Mães podem invadir gabinete de Pupin

Um grupo de mais de uma dezena de mães cogita invadir o gabinete do prefeito Carlos Roberto Pupin se não forem atendidas. Há cerca de 45 minutos elas aguardam numa sala do segundo andar do paço municipal de Maringá serem recebidas por alguém da administração. O grupo reivindica a volta de um ônibus escolar que há mais de dez anos atendia alunos do Parque Itaipu. O Conselho Tutelar de Maringá encaminhou ofício à Seduc no último dia 25, mas não recebeu resposta. Pais e responsáveis por alunos das escolas municipais atingidas com a suspensão do ônibus se reuniram defronte o Fórum desde as 14h e se dirigiram ao paço, onde foram alojados numa sala.
O prefeito Pupin está reunido numa sala anexa ao seu gabinete com o chefe da cidade, Ricardo Barros, que também é secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa.
PS – Chegou-se a uma solução provisória: aqui.

Ivana Veraldo

A Seduc é eclética

Já denunciei a incompatibilidade entre os dois sistemas que serão licitados pela prefeitura em janeiro (Educação Financeira e Sistema Pedagógico baseado na Pedagogia Histórico Crítica). Não me surpreende saber que a rede de ensino municipal é eclética a ponto de misturar propostas educativas tão diferentes. Demerval Saviani, o formulador da Pedagogia Histórico Crítica no Brasil, ficaria bem incomodado caso soubesse que a mesma rede de ensino que afirma ter incorporado a sua proposta aderiu ao modismo da Educação Financeira. Não custa reforçar a minha tese de que é mais provável que a Seduc tenha aderido superficialmente a esse modelo pedagógico, não conhecendo de fato seus pressupostos teóricos. A educação de Maringá à deriva.
Ivana Veraldo

Ivana Veraldo

A Seduc não é empresa privada

Estamos finalizando o ano de 2012 e preocupa-me a notícia da indicação da professora Solange Lopes (do Cesumar) para o cargo de secretária da educação de Maringá. Como afirmei no post anterior, seu currículo demonstra experiência curta no magistério na área da saúde e atuação na gestão e avaliação apenas no ensino superior privado. Essa experiência não a qualifica para comandar a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) que lida com outros níveis de ensino e comporta uma rede pública, com sistemática muito diferenciada de uma empresa privada de ensino. A escolha da professora, tendo como base o critério político, revela que o discurso de que a educação é prioridade é uma falácia. Dá para ter uma ideia do que teremos pela frente na gestão que se inicia em 2013.
Ivana Veraldo

Ivana Veraldo

A Seduc nas mãos de uma ignara

A escolha de Pupin para comandar a Secretaria de Educação foi apenas de cunho político. Ele optou pela professora Solange Munhoz Arroyo Lopes (PSDB), do Cesumar. Segundo ela informa no Currículo Lattes possui graduação em Fisioterapia, mestrado em Educação com dissertação sobre a formação do professor da área da saúde e está realizando doutorado na Unicamp. Já exerceu a função de diretora de Ensino do Cesumar e atualmente exerce a função de diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atua na área da Educação Superior, na Gestão, Avaliação Institucional e Capacitação Docente. Não tem experiência e estudos sobre a educação infantil e ensino fundamental. Seu currículo revela total ignorância sobre os problemas da educação municipal.
Ivana Veraldo

Ivana Veraldo

Seduc descumpre legislação nacional

A Seduc está descumprindo a legislação nacional ao ofertar a educação infantil em espaço inadequado. É, evidentemente, o que está ocorrendo no caso do CMEI José Gerardo Braga, como denunciou duas vezes este Blog. A Nova LDB de 1996 indica as questões mais gerais da educação infantil e um Parecer do Conselho Nacional de Educação, o nº 4/2000 da Câmara de Educação Básica, que trata das “Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil”. O item 4 dessa normatização estabelece o que segue sobre os Espaços Físicos e Recursos Materiais para a Educação Infantil: Continue lendo ›

Blog

Por livre e espontânea coação

Denúncias é o que não falta nesta época (e o blog aproveita para pedir paciência para publicar algumas delas, pois a fila é grande). Uma das mais recentes, mas que não é assim uma novidade, é o uso da Secretaria de Educação de Maringá em favor da candidatura de Carlos Roberto Pupin (PP) e de dois candidatos a vereador (Márcia Socreppa e Ulisses Maia). O blog souve que a coisa chegou a tal ponto que em recente reunião com a secretária Edith Dias de Carvalho, as diretores foram proibidas de entrar com bolsas no gabinete – vai que alguém resolve imitar o Gaeco e gravar…Continue lendo ›

Akino

Seria repetição?

Vejam a postagem abaixo [de 23 de novembro de 2009]: Foi o início de uma batalha em defesa da economia para os cofres públicos e no final conseguimos evitar este prejuízo. Passados quase 3 anos fato semelhante acontece. Desta vez o prejuízo será, ou seria, dependendo do prefeito, de R$ 1 milhão.
Acervo educacional TV Cultura? – Gostaria que fosse explicado pela Secretaria de Educação de Maringá a compra, assim descrita, de 6 coleções com 427 unidades aproximadamente cada (clique aqui).
Akino Maringá, colaborador

Blog

Seduc: audiência marcada

O juízo da 5ª Vara Cível de Maringá negou as preliminares da vereadora Márcia Socreppa (PSDB) e considerou saneado o letígio, marcando para o dia 14 de abril a audiência de instrução da ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual contra a ex-secretária de Educação do prefeito Silvio Barros II (PP), por improbidade administrativa. Trata-se de duas aquisições feitas pela Seduc – uma, sem realização de licitação -, que totalizam mais de R$ 1,3 milhão; da Mind Lab do Brasil Comércio de Livros Ltda., a prefeitura adquiriu adquiriu R$ 816.5686 em kits educacionais e treinamentos, baseado em ato de inexigibilidade de licitação, e da MSV Participações e Serviços Ltda., que em agosto de 2009 venceu processo licitatório e fornecer kits educacionais a R$ 501.000,00 para 2 mil alunos de cinco escolas municipais.

Blog

Briga de gigantes

A oito meses da eleição municipal, Mário Alexandre, ex-motorista e ex-gerente de Turismo do prefeito Silvio Barros II (e quase policial civil), trava uma queda de braço com a vereadora Márcia Socreppa (PSDB). A disputa é pelo controle da Secretaria Municipal de Educação, onde a ex-vereadora Edith Dias de Carvalho (PP) faz figuração. Socreppa é ex-secretária, mas ainda manda e desmanda na Seduc. A disputa também envolve nomeações de cargos comissionados.

Educação

“A África entre nós”

A Prefeitura de Maringá vai adquirir, com dispensa de licitação, a coleção “A África Entre Nós – História e Cultura Afro-Brasileira”, da Editora Grafset, de João Pessoa (PB), composta de cinco livros, destinada à Secretaria de Educação. O valor da compra é de R$ 387.972,00.