seminário

Cidades

Seminário Regional da Educação

Será realizada na próxima quinta-feira a reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, na sede da entidade, vai começar às 14 horas. Na pauta, o item principal é começar a definir os detalhes da organização do seminário regional do setor.Continue lendo ›

Geral

Iphan e licenciamento

Na próxima quinta-feira acontece no Anfiteatro Professor Keshiyu Nakatani, do Nupelia, na UEM, o Seminário Iphan e Licenciamento. Será das 14 às 18h, com tema abordado pelo dr. Roberto Pontes Stanchi, coordenador nacional de Licenciamento, e pelo superintendente estadual do Iphan no Paraná, dr. José Luiz Desordi Lautert.Continue lendo ›

Geral

Saito em Porto Velho

Porto Velho

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Maringá, arquiteto Celso Saito, vai falar sobre a contribuição de arquitetos e urbanistas em funções públicas. Será hoje a partir das 20h45, no Auditório Porto da Fundação Getúlio Vargas, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho (RO).
Será durante seminário sobre urbanismo e a nova agenda urbana que vai até amanhã, Continue lendo ›

Geral

Claudio Duarte faz palestra

O pastor, humorista, cristão e palestrante Claudio Duarte será a atração do seminário “A Família Pede Socorro”, que acontece hoje a partir das 20h30 no pavilhão azul do parque de exposições. Fenômeno no YouTube e conhecido por suas mensagens dirigidas aos casais, ele aborda também assuntos ligados ao cotidiano familiar. Os preços dos ingressos para o seminário variam de R$ 35,00 a R$ 140,00. Saiba mais.

Geral

Moro em Portugal

Estoril

O juiz Sergio Moro está hoje em Estoril, cidade balneária em Portugal, onde participa do seminário ‘Eles estão a mudar o mundo saiba como no Estoril’. Madeleine Albright, ex-secretária de Estado americano; o ex-agente da CIA Edward Snowden,Continue lendo ›

Maringá

Inscrições abertas

Seminário

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Direito do Consumidor, que será realizado no próximo dia 14, no Teatro Calil Haddad. Os interessados devem se inscrever clicando aqui, sendo necessária apenas a entrega de 2 quilos de arroz ou 2 litros de leite no evento que serão repassados ao Provopar.
Continue lendo ›

Expoingá 2016

Seminário do CRMV-PR

Acontece amanhã na Expoingá o Seminário Básico de Responsabilidade Técnica, destinado a médicos veterinários, zootecnistas e estudantes de último ano dos respectivos cursos, que será promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
O evento ocorre entre as 8h30 e 16 horas, no Auditório Luiz Antônio Penha.Continue lendo ›

Política

Debate de bom nível

Seminário

Entre os participantes do seminário Maringá que Nós Queremos, que acontece no Auditório Hélio Moreira, estão o ex-deputado federal e ex-secretário estadual Ricardo Crachineski Gomyde (PCdoB) e o vereador Ulisses Maia (SD). O nível do debate está muito bom, confirma leitor que acompanha o debate.

Política

Mundo redondo

Leitor lembra que o encontro que se realiza nesta manhã no paço municipal, reunindo PCdoB, PV, PSol, PPL e PDT, é mediado pelo jornalista Domingos Trevizan, da CNT. Ex-presidente do PTB maringaense, Trevizan trabalhou com o ex-deputado federal José Carlos Martinez e em campanhas do médico Dr. Batista (PMN), deputado estadual recentemente hostilizado por membros da executiva do PCdoB ao deixar o Hospital Universitário de Maringá.

Política

Partidos oficializam pré-candidatos

Acontece nesta manhã no Auditório Hélio Moreira, no paço municipal, o Seminário Maringá que Nós Queremos, que reúne PCdoB, PV, PPL, PDT e PSol. É o início de uma série de atividades para debater propostas de governo e buscar o consenso para a atuação conjunta dos partidos de oposição.
Dos partidos convidados, pelo menos dois vão oficializar a apresentação de suas pré-candidaturas a prefeito durante o seminário: Homero Marchese pelo PV e Ana Lucia Rodrigues, Neusa Alté e Marcio Lorin, os três pelo PCdoB. O evento começou às 8h30 e vai até as 11h45.

Política

PCdoB anuncia pré-candidatos

PCdoB

O PCdoB de Maringá tem três pré-candidatos a prefeito, de acordo com nota divulgada há pouco. São eles a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles; a ex-reitora e ex-vice-reitora da UEM Neusa Altoé; e o arquiteto Marcio Lorin. A nota confirma que o partido participará do Seminário Maringá que Nós Queremos, no próximo sábado, no Auditório Hélio Moreira, junto com PV, PPL, e PSOL, “para discutir a formação de um bloco de partidos comprometidos com a mudança em Maringá”. As pré-candidaturas a prefeito serão apresentados no evento, assim como será anunciada formação da chapa própria de vereadores.
“Colocamos nossos pré-candidatos a disposição do Movimento e dos demais partidos convidados para o Seminário deste sábado, para continuarmos com o debate e com o firme propósito de constituirmos uma frente com um Projeto para Maringá”, encerra a nota do presidente municipal da executiva do PCdoB, Mario Henrique Alberton.

Política

Evento reúne frente de 5 partidos

Cathedral of Maringa, Parana, Brazil

No próximo sábado, às 8h30, acontece o Seminário Maringá que nós Queremos, primeiro passo do que seria uma frentinha de oposição para a disputa municipal de 2016. Messias Mendes já havia se referido ao evento. PCdoB, PV, PPL, PDT e PSol podem estar juntos em 2016. “Vamos somar, considerando que o momento é de grave crise de credibilidade da representação política, mas também de oportunidade na busca do consenso entre os partidos comprometidos com a mudança em Maringá”, diz release assinado pelo jornalista Domingos Trevizan, coordenador do evento. Continue lendo ›

Maringá

Seminário marca início de avaliação do PMAQ-CEO no Paraná

UEM
Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal, fala na UEM durante o seminário de implantação da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidade Odontológicas, quando foram apresentadas as linhas gerais da avaliação e promovidos debates, que sanaram dúvidas dos presentes e forneceram mais informações sobre o programa. Leia mais.

Saúde

Ministério da Saúde avaliará CEOs

Acontece hoje, a partir das 14h, no Auditório F67 da UEM, em Maringá, o seminário de implantação da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Estará presente o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, representantes do Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Conselho Regional de Odontologia do Paraná e Associação Brasileira de Odontologia, entre outros. Os CEOs bem avaliados poderão ter até 100% de aumento dos recursos e caso sejam mal avaliados, poderão ser descredenciados. Até o final de 2014 há previsão de investir R$ 2,2 milhões a mais nos Centros de Especialidades Odontológicas do Paraná.Continue lendo ›

Saúde

Centros de Especialidades Odontológicas terão avaliação; MS anuncia aumento de R$ 2,2 mi

Gilberto Pucca
O Ministério da Saúde realiza na próxima segunda-feira o seminário de implantação da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas, na UEM, a partir das 14h. O evento marcará o início das avaliações externas dos Centros de Especialidades Odontológicas no Paraná e tem como objetivo apresentar as linhas gerais da avaliação externa do PMAQ-CEO bem como, promover uma mesa de debates para tirar dúvidas e dar informações mais detalhadas sobre o programa. O evento contará com a participação do coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca (foto), representantes do Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Associação Brasileira de Odontologia, da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Cascavel e da Universidade Estadual de Maringá, que coordenará a avaliação externa no Paraná.Continue lendo ›

Maringá

‘Mordaça’ no evento sobre mulheres negras

O Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques promoveu na última sexta-feira seu nono seminário, com o tema Juventude Negra em Movimento, que contou com mais de 200 participantes de Maringá e outros municípios. A palestrante Eliane Barbosa da Conceição, jovem negra, foi brilhante em sua fala onde abordou preconceitos e os vários tipos de discriminação racial. O IMNEAM tem como parceira a Secretaria da Mulher, no entanto a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Maringá de excluiu no seu texto de cobertura do evento o nome do Instituto de Mulheres Negras e de sua presidente Aracy Adorno Reis e bem como os demais participantes da sociedade civil, presentes no evento, reclama Marcelo AMbrosni. “Foi terrível presenciar no cerimonial a mordaça colocada nos jovens negros(as), ciganos, indígenas, sindicalistas e até nas promotoras do evento, as mulheres negras do instituto. Participei de quase todos os eventos desde o primeiro em 2005 e até então foi sempre uma parceria respeitosa. Fico pensando se foi de propósito (discriminação) ou incompetência mesmo”

Política

O decênio que mudou o Brasil

Curitiba vai sediar na próxima semana o seminário “O Decênio que Mudou o Brasil”, com a presença da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. O evento, organizado em parceria entre o Partido dos Trabalhadores, Fundação Perseu Abramo e Instituto Lula em comemoração aos 10 anos de governo petista no Brasil, será realizado na próxima quinta-feira a partir das 18h30 no Expotrade, em Pinhais. O seminário terá a temática Ciência e Tecnologia e Indústria. Durante o encontro, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e demais convidados vão apresentar os avanços do governo do PT os desafios estratégicos para os próximos anos nas duas áreas. Leia mais.

Saúde

Seminário discute rede de atenção psicossocial

Será realizado no próximo dia 19, sexta-feira, no anfiteatro do Bloco I-12, na UEM, o seminário “A constituição da rede de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde”, que vai discutir a rede de atenção psicossocial, sua implementação na atenção à saúde mental e o cuidado à pessoa em sofrimento psíquico. Haverá palestra de Marcelo Kimati Dias, diretor de Redes Assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e professor doutor do curso de Medicina da PUC-PR, que vai abordar os dilemas e desafios na implementação da Rede de Atenção Psicossocial no SUS, seguido de debate.
O evento servirá para a promoção do ensino, pesquisa e extensão universitária, bem como um local de apoio aos gestores municipais ligados a saúde mental. Ações em parceria com a Universidade já estão sendo desenvolvidas em várias esferas, como no caso do Caps em Paiçandu, que recentemente contou com a presença da professora Márcia Campos Andrade, do Departamento de Psicologia (DPI), na realização de uma palestra sobre o papel das mulheres usuárias da Rede de Atenção a Saúde Mental na Economia Solidária. As ações de aproximação entre universidade e municípios pode ser verificada pelos inúmeros projetos que visam o desenvolvimento territorial. Informações e inscrições pelo telefone (44) 3011-3871, site e-mail (sec-ppi@uem.br).

Blog

Prazo prorrogado

A organização do seminário “Participação, Política e Democracia” prorrogou o prazo para envio de resumos para o dia 10 de abril. Os interessados devem enviar para o e-mail ppdemocracia@gmail.com os resumos com até 15 linhas. Os grupos de trabalhos são Comportamento Político e Eleitoral, Teoria Política e Associativismo e Ação Coletiva e Instituições Participativas. O seminário, promovido pelo Nuppol (Núcleo de Pesquisas em Participação Política) e o PGC (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais), da Universidade Estadual de Maringá, acontecerá entre 20 e 22 de maio. O evento reunirá pesquisadores para discutir o panorama atual da participação política na democracia contemporânea, focalizando o cenário nacional e internacional. Mais informações aqui.

Geral

Seminário reunirá vereadores em Maringá

Está programado para acontecer em Maringá, de 28 de fevereiro a 1º de março, um seminário voltado para vereadores, assessores e gestores públicos municipais, com o tema “Sou vereador, e agora? – Vencendo os desafios do início do mandato, com conhecimento. Uma visão global sobre a Câmara e o papel do vereador”. Durante o evento o presidente da Câmara de Maringá, Ulisses Maia, fará o lançamento do Parlamento Regional. O seminário conta com o apoio da OAB Maringá, União dos Vereadores do Brasil (UVB), Amusep, Sociedade Rural de Maringá, entre outros, e ocorrerá no auditório da SRM, no paque de exposições. Entre os temas a serem debatidos estão: Continue lendo ›

Educação

Participação política e democracia

O Nuppol (Núcleo de Pesquisas em Participação Política) e o PGC (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), da Universidade Estadual de Maringá, promovem entre os dias 20 e 22 de maio o Seminário “Participação Política e Democracia: teorias e práticas”. O evento reunirá pesquisadores para discutir o panorama atual da participação política na democracia contemporânea, focalizando os cenários nacional e internacional. O prazo para submissão de resumos já iniciou e termina dia 22 de março. Maiores informações no site do evento.

Midia

Responsabilidade social e legal

Seminário Viapar
O juiz federal Cleber Sanfelici Otero e a jornalista Cibelo Abdo proferiram palestras hoje pela manhã, no 1º Seminário Sobre Responsabilidade Social e Legal realizado pela Viapar. Foi muito interessante e proveitoso. O juiz falou sobre o direito a imagem e a jornalista sobre ética no jornalismo.
Seminário Viapar

Maringá

Viapar faz seminário nesta quarta-feira

Amanhã a Viapar promove o 1º Seminário Sobre Responsabilidade Social e Legal. Será a partir das 9h na sede da empresa, em Maringá. Duas palestras estão previstas para o dia. Uma às 9h15, com o juiz da Vara Federal Criminal de Maringá , doutor em direto e professor Cleber Sanfelici Otero. Ele vai discorrer sobre o direito a imagem e seu alcance frente as notícias veiculadas pela mídia. A outra será com a jornalista, mestre em comunicação na Universidade Estadual de Maringá, Cibele Abdo, prevista para começar às 10h30. “Inclusive será abordada a ética no jornalismo, uma temática de extrema importância para toda a sociedade”, destacou o assessor de comunicação da empresa Marcelo Bulgarelli. “A Viapar tem realizado seminários com certa frequência, uma forma de informar o público interno e externo, além de aproximar a concessionária da comunidade”.

Brasil

Superendividamento das famílias preocupa

O crescimento da classe média, com a expansão da renda e o acesso mais fácil ao crédito, tem proporcionado a muitas pessoas alcançar produtos e serviços antes distantes de sua realidade. O problema é que muitos brasileiros têm gastado mais do que poderiam ou deveriam. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, o percentual de famílias com dívidas no País chegou a quase 60% em agosto deste ano. O levantamento foi feito em todas as capitais e no Distrito Federal e ouviu cerca de 18 mil consumidores. As medidas de estímulo ao consumo e as suas consequências para a economia do Brasil foram tema de seminário recente na Câmara Federal. O deputado Edmar Arruda (PSC) é um dos que se mostram preocupados com a oferta desenfreada de crédito. “Precisamos conceder um crédito de qualidade, porque aumentar o consumo nas costas do endividamento das pessoas é um risco muito grande para a nação”,declara. Leia mais.