turismo

Cidades

Marialva ganhará portal

Além do enorme cacho de uva, a entrada de Marialva, cidade da micro-região de Maringá, ganhará um portal, que será construído em estrutura metálica com recursos do programa Turismo no Brasil. O aviso de licitação foi publicado ontem; o repasse dos recursos federais será feito pela Caixa Econômica Federal. No aviso assinado pelo prefeito Edgar Silvestre (PSB) não há referência a preço máximo a ser pago.

Cidades

Recursos para turismo

Emendas apresentadas ao governo federal pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC) para Bom Sucesso (Vale do Ivaí) e Munhoz de Mello (Amusep) foram aprovadas pelo Ministério do Turismo. Os recursos aprovados totalizam R$ 700 mil, sendo R$ 350 mil para cada cidade, e devem ser destinados para a implantação de um centro de eventos em Bom Sucesso e para a segunda etapa da construção do centro de eventos em Munhoz de Mello. Os empenhos aprovados em 2012 têm a liberação garantida do dinheiro em 2013.

Blog

Turismo regional

Alguns maringaenses descobriram uma saída para fugir das greves que pipocam por aí: vão a municípios da região pagar suas contas ou fazer saques. Em Cianorte, por exemplo, todas as agências bancárias estão abertas, inclusive a do Correio.

Akino

Turismo com dinheiro público

Vamos ser sinceros: esta viagem ao Japão, que autoridades municipais de Maringá, geralmente prefeito, presidente da Câmara e vereadores mais chegados realizam a cada dois anos, sob pretexto de intercâmbio com uma cidade coirmã, é turismo com dinheiro público. Talvez se justificasse nos primeiros anos, mas passado tanto tempo, não tem outro sentido. Uma vídeoconferência resolveria, para se atualizar sobre as novidades das duas cidades. Se é para continuar, por que não abrir a possibilidade de cidadãos, os contribuintes, serem os escolhidos? Isto pode ter começado, com o cidadão Silvio Barros II, que foi nesta última. Se ele, que hoje é um cidadão comum pode ir, todos os outros têm direito. Ou será que está pagando? É bom não esquecer que o prefeito de direito é Pupin. De fato, é outra história.
Akino Maringá, colaborador

Akino

Missão ou turismo?

Segundo levantamento feito pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso, o prefeito Sílvio Barros esteve em missão oficial no período 2/6 a 10/6/2007 visitando Berlim e Gescher (Alemanha) para conhecer a fábrica da Huesker, fabricante de geogrelhas utilizadas no rebaixamento da linha férrea, e acompanhar tratamento de aterro sanitário, efetuado pela Brasil Desk Bremen.
Sejamos honesto: Qual o interesse para o contribuinte, que o prefeito conhecesse a fábrica de geogrelhas (quem sabe o que é isso?). Que experiência trouxe do ‘acompanhamento de tratamento de aterro sanitário, efetuado pela Brasil Desk Bremen? Que saibamos, nenhum proveito teve esta missão, que na realidade foi turismo. Corrijam-me, por favor, se estiver errado.
Akino Maringá, colaborador

Cidades

Turismo social em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi assinou convênio com o Ministério do Turismo, no final de 2011, para construção de uma pista de caminhada, iluminação e paisagismo de parque, dentro do programa Turismo Social no Brasil. Serão R$ 413.450,00, dos quais R$ 380.250,00 vindos do governo federal, via Caixa Econômica.

Blog

Sem contestação

A saída de Rosangela Arrabal Danielides Gonçalves da Diretoria de Turismo da Prefeitura de Maringá, anunciada no blog na semana passada, não apenas fortalece o secretário de Desenvolvimento Econômico, o grande orador Valter Viana (PHS), como também a secretária de Cultura, Flor Duarte. Rosangela, informa servidor municipal, era a única da equipe de governo a “peitar” a política cultural da administração, voltada basicamente para a dança.

Turismo

Maringá turística

http://youtu.be/1pcqgn4ls1o
Matéria de Angelo Miloch, acadêmico de Jornalismo, sobre pontos turísticos de Maringá fechados para visitação. No vídeo, o secretário Valter Viana – que esta semana exonerou a diretora de Turismo – diz que os pontos turísticos não impedem que a cidade receba visitantes.

Blog

Diretoria de Turismo está acéfala

A primeira mudança na equipe do prefeito Silvio Barros II (PP) em 2012 foi a saída de Rosangela Arrabal Danielides Gonçalves, diretora de Turismo. Rosangela deixa o cargo por decisão única e exclusiva do secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana. Como se sabe, na administração dos Barros, pedido de Viana tem força de lei – pelo menos enquanto for presidente estadual do PHS.

Era voz corrente na Sede que, apesar dos pesares, Rosangela era a única que trabalhava; ela deixou o cargo na última segunda-feira e ainda não foi oficialmente substituída. Seu antecessor na Diretoria de Turismo era o ex-motorista do prefeito, o que dá o tamanho da importância que SB II dá ao setor, que, por sinal, ele havia prometido “bombar” em Maringá.