turismo

Matéria

Uruguai recebe mais de 3 milhões de turistas e quase 2 bilhões de dólares em 2019

A ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian e o vice-ministro de Turismo, Benjamin Liberoff; apresentaram os números oficiais de entrada e gastos de turistas no país em 2019. O vizinho recebeu 3.220.602 visitantes, representando 13,2% a menos do que no mesmo período de 2018 que recebeu 3.711.948 visitantes.

A receita de câmbio para despesas de serviços turísticos em 2019 foi de US$ 1.753. 781.316, queda de 18,6% em relação ao mesmo período de 2018, com US$ 2.154: 770.925. O saldo positivo da balança se destaca entre as despesas efetuadas por turistas uruguaios no exterior e a contribuição de turistas não residentes no país, que representa mais de 553 milhões de dólares.

Os itens que se destacam são: acomodação com US$ 534.148.770, 30,5% do total da despesa; alimentos com US$ 471.953.729 ou 26,9% e compras com US$ 243.277.422, com 13,9% do total da despesa.

Visitantes por nacionalidade

84.399 americanos estiveram no Uruguai em 2019, aumento de 0,8% em relação a 2018 (83.712). Também houve aumento de 1,3% de turistas europeus, em 2019 foram 152.128, contra 150.146 em 2018. A chegada dos brasileiros também cresceu, 489.701, 4,9% superior ao mesmo período de 2018 (466.673). Os paraguaios foram 40.776 em comparação com 38.685 em 2018.

Cresceu em 11,7% a quantidade de visitantes uruguaios ao país. Em 2019, 513.799 uruguaios entraram, em comparação com 459.851 em 2018.Os visitantes argentinos admitidos em 2019 foram de 1.744.643, 24,8% inferior aos registrados em 2018, quando eram 2.319.640 e chilenos foi de 53.889, em comparação com 61.369 em 2018.

Principais destinos e gastos

Montevidéu continua sendo o destino preferido para visitantes que chegam ao Uruguai, com 1.003.379 visitantes. Os ganhos na região foram de US$ 574.986.163. Já Punta del Este foi a segunda em preferência dos turistas, recebendo 584.251. Com ganhos de US$ 672.115.467 de dólares; ocupando o primeiro lugar em relação à gastos em serviços turísticos.

Em terceiro lugar, foi a Costa Termal, onde foram recebidos 565.825 visitantes em 2019. Ele recebeu uma receita de US$ 134.427.307. O quarto destino mais visitado foi Colônia, que recebeu 285.988 visitantes em 2019. A despesa foi de US$ 66.971.465.

Piriápolis seguiu com 174.514 visitantes e uma despesa de US$ 112.745.566; costa de Rocha com 165.832 visitantes e uma despesa de US$ 95.030.097; Costa de Oro, com 143.268 visitantes e ganho de US$ 54.364.610. Em trânsito, 140.179 pessoas e outras pessoas (sem dados) 157.365 foram registradas.

Os números analisados ​​pelo Departamento de Pesquisa e Estatística do Ministério do Turismo, com base nos dados fornecidos pela Diretoria Nacional de Migração, não incluem os visitantes de cruzeiros ou aqueles que entraram na fronteira seca com o Brasil que não realizaram o trâmite migratório.

(Foto: Ministério de Turismo do Uruguai/Aguaclar)

Maringá

Expert em nomeação

Nesta quinta-feira aconteceu o primeiro evento reunindo os oito candidatos a prefeito de Maringá, para discutir sobre turismo. Tinha mais assessor de candidato que empresário interessado.
O ex-prefeito Silvio Barros II (PP) praticamente foi poupado, apesar de ter nomeado para o cargo de diretor de Turismo alguém que nunca teve nada a ver com a área: seu ex-motorista, Mário Alexandre, que por sinal chegou a ser seu chefe de Gabinete.

Akino

Reaberta a licitação…

… para consumir R$ 75.841,50 em serviços de áudio, vídeo e fato, de recursos do Ministério do Turismo de um total de R$ 500 mil, para divulgação de Maringá como cidade turistíca. O dinheiro está na conta desde o final do ano passado.
Vejam aqui o edital completo:

Seriam bom os vereadores sérios acompanharem (os 15?), e o o Observatório Social também. Este negócio de publicidade é um prato cheio para esquemas. Se bem que em Maringá isto não ecxiste, como diria Padre Quevedo. Vamos acompanhar. Sabe-se lá!
Akino Maringa, colaborador

Akino

Dois anos? Não, em 6 meses

Destacamos, mais uma vez postagem de 23 de fevereiro deste ano:

A Prefeitura de Maringá recebeu em 29/12/2015, para gastar, até 7 de junho de 2016, R$ 500.000,00 do falido cofre do Governo Federal, para divulgar Maringá como cidade turística.
Faz sentido? Seria momento de se gastar uma grana dessas com campanhas publicitária? Em ano eleitoral, dá para imaginar de forma este dinheiro será gasto e como foi liberado no último dia útil do ano passado. Continue lendo ›

Maringá

Licitação do turismo

Sobrou para o vice-prefeito Claudio Ferdinandi (PMDB) assinar a licitação para contratação de empresa para gastar os R$ 500 mil que Maringá recebeu do Ministério do Turismo para divulgar o potencial turístico da cidade “ao mercado nacional e internacional”.
Daquele ministério só vem moleza (e o MPF nem aí), como um portal de R$ 273 mil e um inócuo Centro de Apoio ao Turista de quase R$ 1 milhão. A nova licitação será realizada no próximo dia 11.

Akino

Dois anos? Não, em 6 meses

Vejam mais dados do convênio da Prefeitura com o Ministério do Turismo, a pretexto de se fazer uma campanha de divulgação do Turismo em Maringá. Os recursos foram liberados em 29/12/2015 e validade do convênio é para 7 de junho de 2016. Quer dizer que em seis meses a prefeitura deverá gastar R$ 500 mil promovendo o turismo aqui. Ano eleitoral, dá para imaginar de forma este dinheiro será gasto e como foi liberado no último dia útil do ano passado. Mais um esquema que vereadores como Ulisses Maia e Humberto Henrique deveriam tentar impedir, se pensarem um pouco em si e no contribuinte de Maringá.
Akino Maringá, colaborador

Geral

Licitações em Maringá

Entre as novas licitações da Prefeitura de Maringá está uma que prevê a compra de mobiliário (cozinha e armário planejados e instalados, mesas, cadeiras, e
outros), para atendimento de necessidades das secretarias e órgãos vinculados, por solicitação da Semat – aquela, visitada pelo Gaeco na Operação Cupim. Será no primeiro dia de março, às 8h30. Todos de olho.Continue lendo ›

Geral

Convênio prorrogado

A Secretaria Nacional de Políticas de Turismo prorrogou hoje o convênio que fez com a Prefeitura de Maringá em 2014; o novo prazo de vigência vai até 7 de junho de 2016.
Com o dinheiro do convênio, R$ 62.190,00, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maringá contratou, através de tomada de preços, a MLG Comunicação e Eventos de Maringá Ltda., para os serviços de criação de arte, layout e roteiro para posterior produção de material de divulgação do município de Maringá, “ofertando-o como produto turístico ao mercado nacional e internacional”.Continue lendo ›

Maringá

Redução no turismo

No próximo dia 17, uma segunda-feira, vereadores apresentarão o orçamento municipal de 2015 para as áreas de cultura, esporte, lazer e turismo. Será às 19h30, no anfiteatro do BLoco C-34. O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau terá representantes na reunião.
Eles já devem saber que o turismo perderá em 2015 mais de 50% das verbas reservadas em 2014. Entre infra-estrutura e apoio à realização de eventos da área, o orçamento do setor descerá de R$ 5.536.340,00 para R$ 2.177.540,00.

Geral

TCU dá prazo para tomadas de contas especial

Os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão de 2ª Câmara, solicitaram do Ministério do Turismo providências em relação a eventos promovidos no Paraná há alguns anos. Um dos pareceres é para que o ministério instaure e envie, para julgamento, no prazo de seis meses, tomada de contas especial relativas a vários convênios, entre eles um firmado em 2009 com o Instituto Maringá de Turismo e Eventos (razão social do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau) para a realização do Miss Itália Brasil. Continue lendo ›

Boa notícia

Vem aí o Recanto Ilael Camargo

Leoese Furunchi
Leoese Furunchi, o Peninha (foto), vai comandar o Recanto Ilael Camargo – o antigo Recanto Marista, em Doutor Camargo, que está passando por reformas e reabrirá após ficar fechado por um ano e meio. O local foi adquirido recentemente pelo Instituto Latino Americano para Estudos Islâmicos. Peninha, cuja competência muita gente conhece, aliou-se a gente séria e decente que pretende transformar aquele centro turístico e de lazer uma das melhores opções recreativas do noroeste do estado. É aguardar para ver.

Akino

Ulisses não quer fazer turismo com dinheiro do contribuinte

Tenho informação que o Presidente Ulisses Maia não vai ao Japão, numa caravana que de dois em dois anos faz turismo com dinheiro do contribuinte maringaense.
A pretexto de intercâmbio que a cidade de Kakogawa, alguns privilegiados são escolhidos para a viagem, que na prática é de turismo. Este ano seriam três vereadores, mas Ulisses declinou. Se eu fosse Mariucci, abriria mão para o Jones Dark. Pupin, por enquanto, confirmou sua presença como prefeito, mas pode não ir, dependendo do resultado no TSE.
Akino Maringa, colaborador

Blog

O especialista

O multiprocessado ex-prefeito Silvio Barros II (PP), que tenta trazer de volta para o grupo político do irmão mais novo o ex-secretário Walter Guerlles, ainda é ouvido por parte da mídia maringaense como especialista em várias coisas – como turismo e transporte urbano. Brasileiro tem memória curta, mas alguns conseguem se lembrar que em seus oito anos de governo conseguiu fechar todas os pontos turísticos da cidade e ter gastado recursos públicos em viagens internacionais para cuidar da mobilidade urbana – caso de Bogotá, na Colômbia -, mas neste período a cidade regrediu na área do transporte público, e embora tenha conseguido recursos internacionais não mexeu num centímetro na avenida Brasil. E tem gente que ainda dá ouvidos…