zona 5
‘Antena da Telepar’ foi desmontada

Hoje, trabalhadores desmontavam a torre de comunicação instalada em um terreno localizado no alto da Zona 5. O terreno fica entre as avenidas Dom Manoel da Silveira D´Elboux e Euclides da Cunha e a rua José do Patrocínio. De acordo com um dos trabalhadores, as antenas parabólicas instaladas na torre estavam inoperantes havia três anos.
A antena foi instalada pela Telepar – Telecomunicações do Paraná S/A, empresa criada pelo governador Ney Braga em 11 de novembro de 1963. Depois, em 1972, passou a integrar o grupo Telebrás até a privatização do setor em 1998. A empresa então foi absorvida pela Tele Centro-Sul e a Brasil Telecom, que hoje pertence à Oi.
A Telepar foi a primeira empresa estadual do Brasil a instalar um rede de micro-ondas de alta capacidade ligando o Paraná ao país e ao mundo e disponibilizou telefonia em Discagem Direta à Distância – DDD, e Discagem Direta Internacional – DDI.
Em Maringá, o sistema de DDD foi oficialmente inaugurado no em 16 de março de 1972. Naquele dia, às 20h, o então ministro das Comunicações do Brasil Hygino Caetano Corsetti ligou de um telefone instalado no Bandeirantes Hotel para o então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.
Marco Antonio Deprá
Tocos de Maringá
Cena maringaense
Em andamento

As obras da nova Igreja Cristo Ressuscitado, na Zona 5, começam a entrar na fase final. Foto de Marco Antonio Deprá.
Últimas semanas

Oito anos depois, o Badulaque Estúdio Bar, localizado na avenida Rio Branco, Zona 5, em Maringá, anuncia que está fechando e convida para a despedida.Continue lendo ›
Latrocínio na Zona 5

A polícia de Maringá trabalha nesta tarde para localizar o autor de um homicídio ocorrido hoje na Zona 5. Continue lendo ›
O mesmo de sempre

Não é só nos bairros mais distantes que a população descarta lixo nos canteiros das avenidas de Maringá, aponta leitor.Continue lendo ›
Descarte de toco
O maringaense não está mais descartando apenas sofás, pias e armários de cozinha no passeio público. Continue lendo ›
Cachorrinho encontrado
A Meta de mudança
Começou a mudança na Meta Propaganda, que durante os últimos dez anos serviu às administrações municipais de Maringá e as campanhas eleitorais do grupo político da família Barros, derrotada no segundo turno das eleições deste ano.Continue lendo ›
A mudança continua
Rua interditada
Sábado de rua Vitório Balani interditada, no trecho entre a avenida Euclides da Cunha e rua José do Patrocínio, na Zona 5, para atividades dos alunos da escola de propriedade do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da vice-governadora Cida Borghetti e da deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros (todos do PP).
Vai fazer aniversário
A propósito do desleixo da administração do PP com as coisas de Maringá, o Bosque das Grevíleas está sem portal desde janeiro, quando o bonito pórtico feito de madeiras despencou.
O blog repete o que escreveu à época: ah se fosse o Parque do Ingá (onde gastaram R$ 273 mil só com um portal de madeira) – e, claro, tivesse verba federal no meio…
A família imperial pode tudo
Desta vez a escola bilingue do ministro da Saúde interino e da vice-governadora do Paraná, na esquina da avenida Euclides da Cunha com rua Vitório Balani, na Zona 5, não usou servidores públicos municipais. Na quarta-feira (acima) o passeio público foi furado colocadas as barreiras contra avanços de automóveis.
Tal procedimento é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois a calçada deve ser livre para a circulação de pedestres, mas a família imperial pode tudo, como se vê no avanço da marquise/toldo, que também contraria a lei.
Retrato de Maringá
Maringá sintetizada em duas imagens do Google View. Acima, o imóvel da esquina da avenida Carlos Gomes com rua Vitorio Balani, na Zona 5, em 2011, onde funcionou durante muito tempo a TV Maringá (Band). Abaixo, o mesmo local em 2015, sem as árvores e com as salas ainda para alugar.
A administração nunca se preocupou em replantar as árvores derrubadas na cidade, como se vê.
Irmãos flagrados na pichação
A Guarda Municipal de Maringá flagrou dois irmãos pichando na noite do último domingo, pichando monumento do Bosque das Grevíleas, na Zona 5. Um deles é menor de idade. Os dois foram encaminhados à 9ª Subdivisão Policial de Maringá juntamente com os materiais usados e devem responder por dano ao patrimônio público. (Via Massa News)
A afronta continua
Há mais de 15 dias o blog publicou a irregularidade gritante na colocação de um toldo na Escola Saint Helena Bilingual Education, na Zona 5, que, assim como a cidade, pertence ao deputado federal Ricardo Barros e de sua mulher, a vice-governadora Cida Borghetti (PP).
Até agora a Prefeitura de Maringá não viu nada.Continue lendo ›
Homem tenta roubar idosa de 82 anos na Zona 5
Uma senhora de 82 anos foi vítima de tentativa de roubo, na última sexta-feira, ao caminhar na calçada na rua Vitório Balani, esquina com a avenida dos Andradas, na Zona 5, em Maringá.
Uma câmera de segurança registrou a tentativa de roubo, que não deu certo porque um homem saiu correndo atrás do marginal. A Polícia Civil está investigando o caso. Abaixo, a imagem do suspeito:Continue lendo ›
Arquivo do blog
Vista aérea de Maringá, nos anos 80, a partir da Zona 5/Fim da Picada. Percebe-se que o Bosque das Grevíleas está maciço; hoje, está ralinho.
A lei não vale para todos
Em cidade que tem dono é assim: a lei não vale para todos. A Escola Saint Helena Bilingual Education, na Zona 5, colocou recentemente um toldo que não segue a legislação que regula sobre o projeto, a execução e as características das edificações em Maringá.
Ele deveria ficar no máximo a 1 metro do meio-fio, mas como se vê na foto a distância não é respeitada. Qual o fiscal tem coragem para multar a escola da vice-governadora Cida Borghetti e do deputado federal Ricardo Barros (PP)?Continue lendo ›
É proibido jogar lixo
Placa na avenida Rio Branco, Zona 5, próximo à praça Papa Pio XII (via Lauro Barbosa).
A respeito do mesmo tema: o Dnit, também preocupado com a quantidade de lixo jogada no Contorno Norte, pediu que a Prefeitura de Maringá coloque placas proibindo a prática com a devida sanção, mas o trem emperrou na Setrans.
Deferência especial
Para não perder o costume, e a gente se lembrar de quem manda em quase toda a cidade: hoje pela manhã trechos da avenida Euclides da Cunha e da rua Vitório Balani voltaram a ser interrompidos para que a administração municipal pintasse a inscrição “Devagar escola” em quatro lugares, no cruzamento das duas vias.
A Escola Saint Helena Bilingual Education pertence ao casal Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP e vice-líder da presidente Dilma Rousseff, e Cida Borghetti (Prods), vice-governadora de Beto Richa (PSDB).Continue lendo ›
Uns mais iguais que os outros
O batalhão de veículos e operários de duas secretarias municipais de Maringá, mobilizado hoje à tarde para proceder a sinalização na esquina da avenida Euclides da Cunha com rua Vitório Balani, na Zona 5 (com direito a faixa de pedestres em quatro pistas), defronte a nova sede da Escola Saint Helena Bilingual Education, de propriedade de Ricardo Barros (PP) e Cida Borghetti (Pros), mais que demonstração de que eles mandam na administração, remete ao clássico de George Orwell, A Revolução dos Bichos.
Em Maringá, alguns são mais iguais que os outros.Continue lendo ›
Se bobear, até semáforo
Um dos leitores indignados com a colocação da máquina pública em favor do casal Ricardo Barros-Cida Borghetti envia foto da avenida Euclides da Cunha, defronte a Escola Saint Helena Bilingual Education, e escreve:
– A agilidade da prefeitura na Av. Euclides da Cunha pra deixar tudo pronto para o início das aulas impressiona. Faixa de pedestre, placas… E, se bobear, até semáforo.
Ah se fosse no portal do Parque do Ingá…
Desde domingo retrasado o portal do Bosque das Grevíleas 5 caiu e ate hoje não tiraram nem os troncos do chão., reclama morador daquela região, na Zona 5, em Maringá.
“Ah se fosse no Parque do Ingá…”, acrescentou.Continue lendo ›
Seremos todos tolos?
A Prefeitura de Maringá acredita que o contribuinte é trouxa, só pode ser. A administração, passados cinco dias do primeiro flagrante de que estava disponibilizando a máquina pública para a Escola Saint Helena Bilingual Education, insiste em que realizava “uma série de melhorias e limpeza geral no aspecto visual de várias ruas e avenidas” na Zona 5 e adjacências.
Fora as centenas de cargos comissionados, quem mais acreditará nesta história?Continue lendo ›
Semusp termina o serviço na escola do casal de políticos
No último sábado o blog mostrou que a Secretaria de Serviços Públicos ficou à disposição da Escola Saint Helena Bilingual Education (que a deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros vendeu para os pais, Ricardo Barros e Cida Borghetti), limpando a fachada, podando árvores.
Mesmo depois da postagem, veículos, equipamentos (um bobcat) e servidores públicos pagos com o IPTU do maringaense continuaram sendo usados por ali. Chegaram a lavar a calçada com água do caminhão pipa da prefeitura, apesar da crise hídrica que a cidade vive.Continue lendo ›
Uma cidade cada vez melhor
Enquanto muitos maringaenses tomavam sol na cabeça enfrentando filas para pegar água para tomar banho, funcionários da Prefeitura de Maringá trabalhavam para deixar nos trinques a esquina da avenida Euclides da Cunha com rua Vitório Balani, para liberar a fachada da Escola Saint Helena Bilingue Education, que em breve estará funcionando no local, como o blog havia noticiado pela manhã.
Máquinas, veículos e pessoal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos foram mobilizados neste sábado para a tarefa.Continue lendo ›
Prefeitura licita projeto para um novo centro esportivo na Zona 5
A Prefeitura de Maringá abriu licitação para contratar empresa para elaboração de projetos complementares e demais elementos para composição dos projetos básico, legal e executivo para a construção de um novo centro esportivo na Zona 5.
O prédio está cheio de deficiências, apontadas há alguns anos numa vistoria feita por vereadores . Localizado na rua Agnel Canno, o atual centro esportivo será demolido, mas não há previsão de quando a nova construção terá início, já que não há previsão orçamentária.Continue lendo ›
Pela quinta vez, casa do Promotor Cruz é alvo de marginais
A residência do procurador de justiça José Aparecido da Cruz foi novamente alvo de marginais. Foi a quinta vez que a casa, localizada na Zona 5, sofreu tentativa de furto. A polícia esteve no local.
A onda de arrombamentos naquele bairro levou o Promotor Cruz e um grupo de moradores a pedirem mais segurança. O grupo foi a Curitiba pedir ao governador Beto Richa (PSDB), que chegou a anunciar mudanças na área de segurança pública à época, mas, depois, recuou. A insegurança, como se percebe, continua como antes.Continue lendo ›
‘Falta de respeito’
Incêndio na Zona 5
Vereadores constatam o abandono do centro esportivo da Zona 5

Sete vereadores estiveram na manhã desta quarta-feira no Centro Esportivo Otávio Cesário Pereira, na Zona 5, e no Centro Esportivo Dr. Luiz Moreira de Carvalho, na Vila Operária. Eles foram verificar a situação dos centros porque têm recebido muitas reclamações da população. A fiscalização será feita em todos os centros esportivos. Amanhã eles irão ao centro esportivo do Jardim Alvorada, às 9 horas, e ao CSU da avenida Guaiapó, às 10 horas.
Continue lendo ›
Cena maringaense
No final de semana, mais uma casa foi arrombada na Zona 5, proximidades da residência do procurador de justiça José Aparecido da Cruz, em Maringá. Foi na rua João Ribeiro, e os marginais levaram materiais de trabalho de uma cabeleireira. Na opinião de gente da área, o sistema de segurança pública utilizado em Maringá tem se mostrado ineficiente – e não há perspectivas de mudança, que o diga o governador do estado.
Combate a incêndio na Zona 5

Os bombeiros do Posto Maringá Velho realizaram por volta das 2h25 deste domingo combate a incêndio na rua Carçlos Chagas 48, na Zona 5, defronte ao Sesi. Não houve vítimas; o local era usado como depósito. O leitor Daniel Duarte, que observou o atendimento, disse se sentir honrado em saber que ele e a população estão servidos por homens e mulheres como os que viu em ação. “Minha profunda admiração a estes homens que considero anjos na terra mas que conhecemos como bombeiros que muitas vezes colocam a sua própria vida em risco para garantir o salvamento e resgate do próximo”, acrescentou.
Secretaria nega licença para funeral home
A Associação Comunitária do Bairro Zona 5, de Maringá, realiza abaixo-assinado em que recolhe assinatura contra a instalação de um funeral home na praça Papa Pio XII. A mansão, que pertencia ao engenheiro agrônomo Annibal Bianchini da Rocha, o conhecido jardineiro de Maringá, que trabalhou na Companhia Melhoramentes Norte do Paraná, ao lado de Luiz Teixeira Mendes, foi alugada pelo Sistema Prever para ser o terceiro funeral home do país. As outras ficam em Belo Horizonte (MG), inaugurado em 2011, e São Paulo. Bianchini morreu em 2007, aos 78 anos de idade. Além do abaixo-assinado, foram feitas reclamações ao Ministério Público. O movimento contra a instalação teria partido de dois vizinhos (um médico e uma empresária). Embora não haja restrição no Plano Diretor, a pressão fez efeito: ontem a Secretaria de Planejamento negou o alvará.
Sistema é novo no Brasil; Prever pede reconsideração

Sistema comum nos Estados Unidos, o funeral home nada mais é do que um local de alto luxo para velar entes queridos, dispondo de comodidade para parentes e amigos e, claro, espaço. É uma tendência mundial velar longe dos cemitério; no caso, o local fica entre os dois principais da cidade. O casarão de Bianchini tem cerca de 900 metros de construção, num terreno de 5 mil metros, que abrigaria também amplo estacionamento; o projeto mantém as condições arquitetônicas originais. O de Maringá está programado para ser maior que o primeiro do país, localizado em São Paulo (veja reportagem), inaugurado em 2008. O Prever ingressará com pedido de reconsideração junto à Secretaria de Planejamento. Reginaldo Czezacki, diretor da empresa, diz que houve manipulação de informações junto aos moradores e que tudo foi e será feito regularmente, como determina a legislação, que exige um relatório de impacto de vizinhança.
Cena do trânsito maringaense

Um Space Fox de Maringá e uma caminhonete de Lobato colidaram ontem à noite no cruzamento das ruas Vitor Meirelles com Nelson Abraão, na Zona 5, em Maringá. Das cinco pessoas que estavam nos dois carros, duas eram crianças (9 e 5 anos), que saíram ilesas. Via Radar Maringá.
Dubai Imóveis

Maringá está ganhando a Dubai Imóveis, localizada na praça dos Expedicionários, 58, Zona 5, em Maringá, que tem entre seus sócios Fernando Guerlles. A inauguração acontecerá nesta quarta-feira.
*/ ?>



























