Licitação milionária é suspensa e há risco de prefeitura ficar sem telefone

Uma licitação de mais de R$ 6 milhões da Prefeitura de Maringá foi suspensa esta semana, devido a impugnações feitas pelas empresas interessadas. Na última quinta-feira, alegando que as empresas poderiam ter prejuízo, a Secretaria de Administração suspendeu o pregão presencial, que tinha preço máximo previsto de R$ 6.251.851,80; a licitação deveria ter ocorrido às 14h da mesma quinta-feira, com o objetivo de contratar empresa para a prestação de serviços de gestão e manutenção dos recursos de telecomunicações e teleprocessamento.
Trocando em miúdos, a suspeita é de que a licitação estava direcionada para a empresa Siemens, que hoje presta serviços à prefeitura. A suspensão é por tempo indeterminado e como o contrato atual termina em abril/maio, e há um número máximo de prorrogações, a prefeitura corre o risco de ficar sem telefone em todos os prédios públicos.
PS – Oito dias antes da suspensão da licitação, estranhamente, a prefeitura alterou o edital, retirando das proibições o item “empresas consorciadas, através de outro consórcio participante desta licitação ou isoladamente”. Foi o suficiente para atiçar a concorrência.