Os servidores municipais de Maringá definiram, em assembleia geral realizada ontem à noite na câmara municipal, as reivindicações que serão apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá ao prefeito Ulisses Maia (PDT).
Entre as deliberações está o reajuste de 11,08% – percentual que no ano passado representou a reposição da inflação de 12 meses.
Desta vez, o percentual representa 5,95% de ganho real, já que a inflação na data-base da categoria (em 1º de março) será de 5,13%, segundo prévia do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A proposta de 11,08% recebeu a maioria dos votos da assembleia, superando outra proposta apresentada, de 10% de reajuste.
Além do ganho real, estas são as demais reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2017:
Vale-alimentação: definição de prazo para pagamento, concessão do benefício a servidores em férias, com atestado médico, em licença-prêmio e outras licenças (como maternidade e paternidade, entre outras); aprovação da Lei Contra o Assédio Moral; criação de comissão para discutir a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) Geral; alteração da jornada de trabalho de todos os servidores da saúde para 30 horas semanais; implantação do regime contratual único, equiparando os cerca de 900 celetistas aos mais de 11 mil estatutários; aprovação do Estatuto da Guarda Municipal, que já está em estudo; limar a ficha funcional, negociando a reposição dos cinco dias da greve de 2016 com devolução dos descontos em folha; pagamento do retroativo das perdas geradas pelo parcelamento da inflação em 2016.
A presidenta do Sismmar, Iraídes Baptistoni, atualizou os servidores sobre pautas já em andamento, como as comissões criadas para discutir o Estatuto da Guarda Municipal e a implantação da jornada de 30h da Saúde.
A próxima assembleia geral da Campanha Salarial 2017 foi agendada para o próximo dia 23, também na Câmara. A expectativa do Sismmar é de que, até lá, o prefeito Ulisses Maia já tenha apresentado sua contraproposta para ser apreciada pela categoria em assembleia.
Cinco dos 15 vereadores compareceram à assembleia: Jean Marques (PV) e William Gentil (PTB), que são servidores de carreira, Alex Chaves (PHS), Homero Marchese (PV) e Onivaldo Barris (PHS).
Veja mais fotos da assembleia aqui. (Foto: Valter Baptistoni)