Juiz cita ministro Barroso ao autorizar prisão de Beto Richa pela terceira vez

Ao autorizar a prisão preventiva do ex-governador Beto Richa, Ezequias Moreira Rodrigues e Jorge Theodócio Atherino, além de busca e apreensão, o juiz Fernando Bardelli Silva Fischer (foto), da 9ª Vara Criminal de Curitiba, citou trecho de voto do ministro Luís Roberto Barroso em que trata da corrupção.

As prisões ocorreram na manhã de hoje, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os três são acusados da prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e obstrução de investigações, no âmbito da Operação Quadro Negro.
Diz o trecho citado pelo juiz: “É um equívoco supor que a corrupção não seja um crime violento. Corrupção mata. Mata na fila do SUS, na falta de leitos, na falta de medicamentos. Mata nas estradas que não têm manutenção adequada. A corrupção destrói vidas que não são educadas adequadamente, em razão da ausência de escolas, deficiências de estruturas e equipamentos. O fato de o corrupto não ver nos olhos as vítimas que provoca não o torna menos perigoso. (…) Nos últimos tempos, houve uma expressiva reação da sociedade brasileira, que deixou de aceitar o inaceitável. Onde se vai no Brasil hoje se vê uma imensa demanda por integridade, por idealismo e por patriotismo. E essa é a energia que muda paradigmas e empurra a história. (…) Claro que ninguém diz que é a favor da corrupção. Todo mundo é contra. Mas, em seguida, encontra um fundamento formal para liberar a farra. O mal geralmente vem travestido de bem. Mas quem tem olhos de ver e coração de sentir, sabe quem é quem. E cada um escolhe o lado da história em que deseja estar. Só não dá para querer estar dos dois lados ao mesmo tempo: dizer que é contra a corrupção e ficar do lado dos corruptos”.
Confira aqui.

(Foto: Escola da Magistratura)
Advertisement
Advertisement