Amyris terá unidade em Maringá
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança deu parecer técnico favorável à Amyris Biotecnologia do Brasil Ltda. para extensão de Certificado de Qualidade em Biossegurança para unidade operativa em Maringá.
A decisão da CTNBio foi tomada em sua 228ª reunião, realizada dia 5. O certificado é para atividades com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) da classe de risco 1.
A expansão é voltada às de Ultrafiltração, Nanofiltração e Osmose do Laboratório de Química Analítica 2 “para execução das atividades de pesquisa em regime de contenção, uso comercial, transporte, avaliação de produto, detecção e identificação de OGM, descarte, ensino, armazenamento, produção industrial, importação, exportação e manipulação de derivado de organismo geneticamente modificado da classe de risco 1 em instalações com nível de biossegurança NB-1”.
A unidade operativa de purificação é a Steviafarma Industrial S/A . Os organismos a serem manipulados nesse projeto são derivados de S. cerevisiae geneticamente modificada (levedura) para a produção de sesquiterpenos da classe de risco 1.
A Amyris atua em várias frentes na área de biotecnologia e iniciou no ano passado a produção de biodiesel a partir da cana-de-açúcar.
CONCORRÊNCIA – Será realizada dia 23 de janeiro, em Curitiba. a concorrência para a construção de uma nova unidade do Sesc de Maringá.