Infectados são 7,7 vezes mais que casos confirmados

Dos 247 testes realizados por instituições de ensino de Maringá entrequarta e sexta-feira passada, quatro deram positivos para coronavírus. Dados computados pelo chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM,  Denis Bertolini, indicam que número de infectados é 7,7 vezes maior que o de casos confirmados. Foram feitos nas três etapas 693 testres.

Dados apontam que 1,01% da comunidade apresenta anticorpos contra coronavírus. Até segunda etapa esse percentual era de 0,67%. Bertolini explica que percentual significa a prevalência da doença da população. É uma parcial de quantos já entraram em contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. O quadro mostra importância de medidas de proteção como isolamento social, uso de máscaras, higienização com álcool 70º, entre outros para evitar contágio. 

Questionário aplicado pelos pesquisadores aponta que 98,3% dos participantes da pesquisa usam máscara de proteção ao sair de casa. Que 53,4% tomaram vacina contra gripe. Dos pesquisados, 59,9% são mulheres e 40,1% são homens; que 25% tem acima de 65 anos e desses 19,2% têm mais de 80 anos, representando 4,8% do total dos entrevistados, entre outros números. O relatório com cruzamento de dados dos testes rápidos e de questionários tem dez páginas com detalhes sobre perfil, rotina e cuidados de moradores que participaram do teste e pesquisa. 

Na primeira etapa,em 20 de maio, dos 194 testes nenhum foi positivo. Dos 249 testes na segunda etapa, feitos entre 3 e 5 de junho, três deram positivo para o novo coronavírus. A terceira etapa na semana passada teve quatro positivos. Já foram 693 testes até agora; 950 testes serão aplicados em diferentes ruas e bairros da cidade. Resultado da pesquisa será usado pela prefeitura de Maringá para elaborar medidas de prevenção à covid-19 na cidade. Quarta e última etapa será feita em 1º de julho. 

(Foto: Aldemir de Moraes)

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba as principais notícias do dia – Clique aqui