Em ofício encaminhado à Secretaria de Obras Públicas de Maringá, a Sial Engenharia, que construiu o terminal urbano de passageiros, confirmou que vai realizar os reparos no piso do local, diante dos transtornos provocados até agora. O mesmo documento, de oito páginas, também cobra a quitação de pendências financeiras por parte da prefeitura. As pendências superariam R$ 40,9 mil em valores do início do ano passado, sem contar mais de R$ 13 mil relativos a colocação de equipamentos nunca pagos. O custo para os reparos é similar ao valor das pendências da prefeitura com a empresa.
O terminal, entregue em fevereiro do ano passado, sofre desgaste diante da circulação de mais de 30 mil pessoas diariamente, e a empresa considera que diante disso é natural que com o tempo algumas peças se soltem, “sendo necessária a manutenção preventiva por parte do proprietário do terminal. Por ser um local aberto, talvez a opção por um revestimento no piso não tenha sido a mais adequada, na qual o mesmo dificulta a limpeza e manutenção”.
A Sial informa que em maio foi informada de que alguns ladrilhos tinham se soltado, retornou ao terminal e fez a devida correção. “Agora, novamente a prefeitura entrou em contato comunicando que outros pontos também descolaram, solicitando nossa presença novamente para reparos nesse revestimento”. Acrescenta que após mais de 1 ano e meio de conclusão da obra, a Prefeitura de Maringá ainda não realizou o pagamento das divisórias de banheiro e dos equipamentos de automação, além de não cumprir com cláusula contratual que prevê a concessão de reajuste anual. “Assim entendemos que não é devido a prestação de manutenção com o contratante em mora com a contratada. Porém, como trata se de apenas reparos no revestimento de pisos, e a população esta cobrando bastante, para evitar mais transtornos para todos os envolvidos, iremos realizar os reparos dentro de 5 dias, e posteriormente aguardamos a quitação das pendências financeiras por parte da prefeitura”, diz mensagem da empresa.
PS – Com a informação de que serão feitos os reparos até o dia 28, a notificação da aplicação de multa feita anteriormente pela prefeitura não foi suspensa.