A lei não chega à avenida das Palmeiras

O canteiro central da avenida das Palmeiras tomado por infrações

A avenida das Palmeiras, constata morador do bairro do mesmo nome, parece o Saara, principalmente nos finais de semana. Espaços públicos são tomados sem o menor pudor. O Saara é considerado o maior shopping a céu aberto do Rio de Janeiro.

Há tempos se denuncia aqui que o canteiro central da avenida é ocupado por vendedores ambulantes, inclusive e principalmente os do Vale Sorte, que chegam a levar barracas infláveis. A empresa ou o vendedor dessa marca se apossou de uma parte do canteiro de segunda a domingo, e nos finais de semana tem até exibição dos prêmios, com direito a carro sobre o passeio público.

O leitor acrescenta algo que também já foi publicado aqui e não resolvido: o estacionamento irregular no canteiro central. A ‘permissão’ deu-se por iniciativa inconstitucional do município, na gestão Carlos Roberto Pupin. Politicamente não interessou às últimas administrações fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro, que em seu artigo 181, inciso VIII, proíbe estacionar ao lado ou sobre canteiro central ou divisores de pista de rolamento, uma infração grave, que pode gerar uma multa, pontos na carteira do motorista, além da possível remoção do veículo pela autoridade de trânsito – tema ainda de competência da União.

Apesar de as placas permitindo o estacionamento terem sido retiradas há tempos, ficou o “uso e costume”. O motivo de muitos motoristas cometerem a irregularidade é a existência de um grande supermercado naquela avenida, e que não dispõe de estacionamento para clientes. Como o estabelecimento pertence a um empresário que possui muita influência sobre políticos, inclusive estaduais, as ruas laterais ao mercado e as duas faixas da avenida continuarão fazendo parte de um estado paralelo.

Advertisement
Advertisement