Fake news: ex-assessor faz acordo na justiça
Ex-assessor legislativo do vereador Helton Maia, de Goioerê, Jerimoto Gaspar dos Santos fez acordo na justiça e por dois anos deverá cumprir proposta aceita perante o juízo criminal. Ele compartilhou a divulgação de fake news, envolvendo uma funcionária pública municipal, em aplicativo de mensagens.
No ano passado ele compartilhou no WhatsApp uma montagem com a foto da irmã do também vereador Márcio Lacerda, a servidora municipal Magda Lacerda de Jesus, técnica de enfermagem. A notícia falsa dizia que ela havia pego muitos atestados médicos nos últimos três anos para não trabalhar.
O assunto foi abordado inclusive pelo vereador irmão da servidora, durante sessão da Câmara de Goioerê no ano passado, que chamou o fato de política baixa e perseguição, porque faz oposição no Legislativo. “Na montagem, o autor insinua que minha irmã pegou os atestados para não trabalhar, colocando em xeque o trabalho e a competência dos médicos e ainda de forma desumana, desconsidera os problemas de saúde da servidora em questão”, disse o vereador Márcio Lacerda em rede social.
Magda Lacerda de Jesus ingressou com ação na justiça e, para que a ação penal fosse suspensa condicionalmente, o ex-assessor aceitou proposta feita pelo Ministério Público.
No início de maio Jerimoto assinou acordo com a justiça em autos de ação penal, que estabelece que durante dois anos ele deverá comparecer mensalmente em juízo, para justificar suas atividades, além da proibição de ausentar-se da comarca por mais de 15 dias sem prévia autorização judicial e do pagamento de valor equivalente a dois salários mínimos.
De acordo com o termo de deliberação em audiência, ele foi admoestado verbalmente pelo juiz Christian Palharini Martins, da Vara Criminal de Goioerê. Ele deixou de ser assessor legislativo em fevereiro deste ano, dois anos após ser nomeado.
Foto: Redes sociais