Esqueceram de mim

Fechado para homenagear o Dia do comerciante

Hoje é o Dia do Comerciante, resultado da lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior, ensina a internet, que traz até a “Homenagem ao Dia do Comerciante:

“Coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação são algumas das qualidades que formam o profissional que enfrenta uma das classes mais competitivas, enfrentando as inúmeras exigências do consumidor cotidianamente. Parabéns pelo seu dia!”

“Quando vendemos nossa mercadoria, fazemos mais do que trocar ideias ou diminuir barreiras… Nós criamos desenvolvimento e buscamos novas amizades! O comércio é um grande impulsionador da sociedade, sem dúvida! Feliz dia do comerciante!”.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá, talvez mais preocupada em evitar o feriado da consciência negra, fotos com políticos a quem criticava, em colocar outdoor para ajudar na exposição dos (antigamente) vereadores aliados e de tentar baixar, felizmente sem sucesso, o número de representantes populares na Câmara Municipal, dormiu no ponto. A entidade, que á foi presidida por grandes comerciantes, não citou a passagem da data em seu site oficial e, se o fez em rede social, não está visível ao público.

Em Curitiba, a comemoração aconteceu no início da semana, informa a Fecomércio.

Foto: Tim Mossholder