TRT justifica ‘poda técnica e corretiva’ no Fórum Trabalhista de Maringá

Poda radical ocorreu na sexta-feira e provocou surpresa e reação em muita gente; Tribunal Regional do Trabalho emitiu nota justificando o serviço

A poda radical de 26 árvores no estacionamento do Fórum Trabalhista de Maringá, na sexta-feira, provocou reações na vizinhança, servidores e em quem frequenta o local. Em pleno auge do calor, o serviço realizado chegou a afastar quem utilizava do estacionamento. Mas há uma explicação para o corte dias antes de Maringá receber pela terceira vez seguida o título de ‘cidade árvore do mundo’.

Ontem, o Tribunal Regional Trabalho da 9ª Região informou que foi realizada uma “poda técnica e corretiva” de galhos de 26 árvores da espécie oiti. “O serviço era necessário por questões de segurança. Havia árvores com rachaduras e, por conta disso, houve queda de galhos sobre o calçamento com dano ao pavimento. O problema era agravado em dias de vendaval e chuva forte”.

Ainda segundo o TRT, que recebeu questionamento diante do ocorrido, as galhadas espessas também prejudicavam o monitoramento por vídeo e a iluminação noturna no local. “Optou-se pela poda no fim do verão para facilitar a recuperação das árvores nos próximos meses com incidência de luz solar e chuvas propícias. A partir dessa poda técnica e corretiva, será possível direcionar o crescimento das árvores para promover a segurança das pessoas e de bens materiais no entorno”, explica a nota.

Ás árvores no estacionamento, antes da poda realizada na sexta-feira

Foto: Google Earth