AGU diz que escolas cívico-militares no Paraná são inconstitucionais

Site de notícias mostra por que a AGU questiona as escolas cívico-militares no Paraná, revelando possíveis inconstitucionalidades. Aprenda mais sobre este modelo educacional.

De O Antagonista:

A Advocacia-Geral da União posicionou-se definitivamente contra o modelo de escolas cívico-militares promovido no estado do Paraná. A manifestação, enviada ao Supremo Tribunal Federal, aponta uma possível inconstitucionalidade no programa executado na gestão de Ratinho Júnior (PSD) desde 2020.

Segundo Jorge Messias, advogado-geral da União, há um desalinhamento das práticas adotadas nas escolas cívico-militares com fundamentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este modelo, que inclui a administração compartilhada entre civis e militares da reserva, foi interpretado como incongruente com as diretrizes educacionais estipuladas pela Constituição Federal.

O que são as escolas cívico-militares? – As escolas cívico-militares são instituições de ensino onde a gestão é executada tanto por profissionais da educação civil quanto por militares da reserva. Esta modalidade visa incorporar valores militares como disciplina e respeito na formação dos estudantes, além de uma proposta pedagógica diferenciada. No Paraná, este modelo foi implementado como parte de uma iniciativa para reformular a abordagem educacional.

Por que a AGU considera o programa inconstitucional? – O principal argumento da AGU é que, conforme a Constituição, cabe à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. A existência de um programa que diverge das diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelo Plano Nacional de Educação representa uma infração a essa competência.

Qual o futuro das escolas cívico-militares segundo a AGU? – Jorge Messias defende que o programa das escolas cívico-militares seja descontinuado gradativamente. Essa transição deve ocorrer por meio de estratégias de gestão educacional que garantam a adaptação a novos modelos de aprendizagem, sem prejuízos para as atividades escolares já em curso. A ação legal, iniciada por partidos de oposição como PT, PSol e PCdoB, destaca a limitação involuntária à liberdade dos estudantes como um dos pontos críticos do modelo paranaense.
O debate sobre a constitucionalidade das escolas cívico-militares no Paraná traz à tona discussões fundamentais sobre o papel do Estado na educação e a implementação de modelos que afetam diretamente a liberdade de ensino e aprendizagem. À medida que a discussão avança no STF, a sociedade acompanha atentamente os desdobramentos que podem redefinir os contornos da educação pública brasileira.

O governo do Paraná ainda não se manifestou sobre a posição da AGU. A expectativa é que haja uma resposta oficial em breve, considerando as implicações significativas dessa controvérsia para o modelo educacional do estado.