‘Sistema ‘avitário’?

No passado fui contra a PPP ou privatizações de serviços públicos, mas mudei de opinião

Nas discussões sobre a terceirização, com manifestações unânimes dos integrantes da bancada do RCC News, chamou-me a atenção a  afirmação de que o  ‘sistema é avitário’, por um experiente jornalista. Confesso que fiquei em dúvida se tinha ouvido corretamente e se a palavra avitário existe isoladamente, pois só conhecia superavitário, no sentido excesso de receitas sobre as despesas, cuja etimologia  é superavit + ário e não  super + avitário, como deve ter entendido nosso amigo Tupan. Voltei o áudio e ouvi novamente ‘sistema avitário’, e por mais que procurasse não encontrei o significado da palavra.

Sem qualquer intenção de ‘pegação no pé’, mas apenas para esclarecimento e aprendizado, inclusive próprio, quero deixar minha opinião favorável à terceirização dos serviços, pois embora seja superavitário, no momento, a longo prazo, considerando o custo do pessoal, especialmente da previdência, o sistema ficará inviável, a não ser com aumento cada vez mais de impostos e taxas.

No passado fui contra a PPP ou privatizações de serviços públicos, mas mudei de opinião. O que precisa é um controle rigoroso para que não haja ‘superfaturamentos’, propinas para agentes públicos e todos os tipos de ‘ mal feitos’. Com preços justos, margem de lucro compatível, entendo que  quase todos os serviços terão que ser privatizados, a médio e longo prazo,  talvez, inclusive saúde e educação, até que a grande maioria dos servidores seja de aposentados, sem reposição por novos e falecimentos de aposentados e pensionistas.