Investigado por desvios, vice-prefeito no PR comprou cinco apartamentos no mesmo dia

Segundo a Polícia Federal, Alcione Luiz Giaretton (dir.), na foto com o prefeito Helder Lazarotto (esq.), é investigado por lavagem de dinheiro obtido ilicitamente

De Rodrigo Castro, na coluna de Lauro Jardim em O Globo:

Investigado por desvio de recursos, o vice-prefeito de Colombo (PR), Alcione Luiz Giaretton, comprou cinco apartamentos de cerca de R$ 200 mil no mesmo dia para supostamente lavar o dinheiro obtido ilicitamente, segundo a Polícia Federal. As suspeitas se referem ao período em que ele conciliou o cargo com o de secretário de Educação.

Os imóveis, localizados no mesmo residencial, foram pagos à vista e registrados em nome de seu filho e de uma empresa (Editora Educador) da qual é sócio, de acordo com a investigação.

Documento sigiloso ao qual a coluna teve acesso aponta que foram constatados indícios de lavagem uma vez que foram pagos R$ 100 mil por unidade, embora os apartamentos valessem o dobro. Segundo a PF, foi feito lançamento menor da quantia desembolsada para ocultar parte do montante investido e permitir margem de lucro aparentemente lícita com a venda futura.

Os investigadores também citam indícios de que a Editora Educador seja uma empresa de fachada, sem rendimentos próprios e condições que justifiquem a aquisição dos bens identificados.

Ainda conforme a PF, Alcione não teria, antes dos fatos apurados, bens que justificassem as compras em nome de sua editora.

Diz o documento: “Sem falar que seu salário de secretário de Educação, de aproximadamente 10 mil reais líquido, mesmo se economizasse tudo, não seria possível, em dois anos, adquirir os bens encontrados nesta investigação que beiram mais de 1 milhão de reais”. Leia mais.