’A batalha continua ‘

Sismmar divulga nota sobre 30 horas
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá comentou em rede social sobre o projeto das 30 horas para trabalhadores da enfermagem e defende que todas as categorias da área da saúde sejam atendidas. Eis a nota:
Esta segunda-feira (17) é um dia de conquista, mas também de atenção para os servidores públicos de Maringá, especialmente os da Saúde. Após dias de intensa mobilização convocada pelo Sismmar e atendida por grande parte da categoria, a força coletiva trouxe avanços importantes. Mais cedo, anunciamos a suspensão, por tempo indeterminado, da escala 12×36, que traria prejuízos financeiros e de saúde para os(as) servidores(as). Ao mesmo tempo, também houve a apresentação oficial do projeto de regulamentação das 30h, construído nos últimos meses pela gestão Somos Todos Sismmar e a Comissão das 30h, com servidores das mais variadas funções e locais de trabalho. O documento feito de maneira democrática e participativa foi recebido por inúmeros membros da administração municipal e demonstra, mais uma vez, que a partir da união dos servidores nós temos força para avançar.
No entanto, a batalha continua. Durante reunião com a prefeita em exercício, Sandra Jacovós, a administração municipal também anunciou um outro projeto sobre as 30h. Segundo Sandra, a minuta de lei foi encaminhada para a Procuradoria Geral do Município (Proge). É preciso ressaltar que essa movimentação da Prefeitura ocorreu de maneira muito mais rápida devido à mobilização da categoria, fazendo que a administração, sob pressão, acelerasse o processo.
Mas é preciso atenção: o projeto da Prefeitura trata exclusivamente da Enfermagem, enquanto a proposta construída pelo Sismmar e pela Comissão das 30h é mais ampla, incluindo todas as categorias da Saúde. O sindicato defende que ninguém fique para trás. Além disso, operacionais e administrativos também precisam ser contemplados, por uma legislação separada, garantindo segurança jurídica. Diante disso, a gestão Somos Todos Sismmar chama os servidores para manter as mobilizações permanentes. É preciso construir um cronograma de regulamentação da nova jornada para todos! Vamos cobrar que a Prefeitura analise o projeto entregue pelo sindicato e comissão e leve em consideração as propostas e os estudos realizados.
A regulamentação da jornada de 30h é uma luta histórica da categoria e prioridade da gestão Somos Todos Sismmar. A mobilização já trouxe avanços concretos, mas a luta precisa continuar. A categoria deve seguir unida, fortalecendo o diálogo nas unidades e ampliando a pressão para que a administração municipal reconheça e valorize TODOS os trabalhadores da Saúde