A vacina e as reclamações

Sistema informatizado deu problema nas UBSs; ex-servidora reclama de atendimento na do CIdade Alta
O atendimento de vacinação nas unidades básicas de saúde de Maringá não atinge a todos, por causa de problemas no sistema informatizado (SGS – Sistema Gestor Saúde). Quem não tem carteira de vacinação não conseguiu ser imunizado.
Um aviso foi enviado aos responsáveis pelas salas de vacina informando do problema no registro de vacinas aplicadas, e que enquanto a situação não se resolva “somente serão atendidas as pessoas que estiverem com documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação em mãos, pois será necessário fazer as anotações a mão em formulário mínimo para posterior registro no sistema. Por este motivo, pedimos a compreensão da população pois os atendimentos estarão comprometidos demorando mais que o normal. A gestão já está trabalhando para resolver o problema”.
Reclamação – Uma maringaense que foi tomar a vacina contra a gripe nesta manhã reclamou que, sem nenhum pudor, de 6 a 19 pessoas que entraram na UBS depois dela (a maioria não idosa) passaram na sua frente e de outros idosos que já estavam aguardando para serem vacinados.
“Como sei que entraram e foram vacinados? Todos segurando o braço na altura da vacina. Fui reclamar da falta de respeito. A recepcionista pediu novamente minha carteira e disse que rapidamente eu seria chamada. E mais uma vez quem chegou depois de mim foi atendido”, conta a munícipe, que já foi servidora pública.
E acrescenta: “Em relação à vacina sempre fui muito bem atendida no posto do Iguaçu (longe da minha casa). Posto Cidade Alta (perto da minha casa): para nunca mais voltar. Fui observando que na minha frente, pessoas bem simples para vacinar, viam que algo estava errado, mas não se manifestaram para reclamar. Assim, lá fui eu reclamar, chocada com a total falta de respeito com quem chegou antes de mim. E para fechar, a senhora que chegou depois de mim, foi atendida na minha frente (após minha reclamação).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil